UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Projeto Interdisciplinar VI

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

15

CH TOTAL:

45

 

OBJETIVOS

Objetivos gerais:

Objetivos específicos:           

Ementa

Arte, cultura e história articulações entre a teoria e a prática escolar. Abordagens estética e histórica na vivência da cultura e da arte. A arte-educação e a sua transversalidade na educação infantil, no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos.  Vivências de processos artístico-culturais. Apreciação estética, contextualização, criação e fruição da cultura e da arte. O local da cultura: museus, galerias, teatros, cinemas, feiras, festas, praças, etc.

 

PROGRAMA

Unidade I: Articulação entre teoria e prática do ensino de arte e de cultura

1.1 Pesquisa das metodologias da práxis pedagógica em trabalhos artístico-culturais

1.2 Reflexões sobre a articulação entre teoria e prática nos trabalhos artístico-culturais 

1.3 Análise das dificuldades dos desafios e perspectivas dos trabalhos artístico-culturais   

Unidade II: Socialização do conhecimento artístico-cultural

2.1 Sistematização das propostas da práxis e atividades a serem desenvolvidas

2.2 Socialização das pesquisas e práticas realização por meio de exposições, espetáculos, mostras, etc.

Unidade III: Análise dos desafios e das perspectivas de atividades artístico-culturais em espaços de aprendizagem

3.1 Avaliação da relação arte-cultura -escola-sociedade

3.2 Proposições e encaminhamentos para os Seminários posteriores

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AGAMBEN, G. O homem sem conteúdo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2007.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CUNHA, S. R. V. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

IAVELBERG, R. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. [2. ed.]. Porto Alegre: Zouk, 2008.

RICHTER, S. R. S. Criança e pintura: ação e paixão do conhecer. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.

SANTA ROSA, N. S. Arte-educação para professores: teorias e práticas na visitação escolar. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 2006.

SELIGMANN-SILVA, M. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Ed. 34, 2005.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0753992 e o código CRC A0B76C23.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0753992