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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Projeto Interdisciplinar VI |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 15 |
CH TOTAL: 45 |
OBJETIVOS
Objetivos gerais:
Compreender o sujeito como ser cultural inserido em um mundo social que se manifesta em produções elaboradas de forma intencional e dialogante com o vivido.
Refletir sobre a arte, a cultura e a história na educação e a necessidade da formação de professores para o ensino e pesquisa de atividades artístico-culturais na escola e nos espaços não escolares.
Pautar discussões em torno do fazer, pensar, contextualizar e veicular as temáticas relativas às culturas, aos artistas, às obras e aos sujeitos nos contextos escolares de forma crítica socializando as experiências e resultados na forma de manifestação destes conhecimentos, como exposições, espetáculos, mostras e demais formatos atinentes ao universo da arte e da cultura e o seu ensino.
Desenvolver habilidades de estudos, de pesquisa e de produção de conhecimentos relativa à cultura do jogo, do brinquedo e da brincadeira no ambiente escolar;
Realizar ações interdisciplinares junto a outros elementos da práxis educativa do curso de Pedagogia possíveis relações que se estabeleçam entre a universidade, a escola e a sociedade em geral, ponderando acerca dos trabalhos práticos e teóricos com ênfase na cultura e suas práticas lúdicas como tema da construção da identidade brasileira. na arte e na sociedade como tema da construção da identidade brasileira.
Objetivos específicos:
Promover atividades, discussões e reflexões que favoreçam o conhecimento do que está sendo produzido acerca da arte e da cultura no ambiente escolar, analisando-se os instrumentos de pesquisa, ensino e avaliação em suas diferentes metodologias da práxis pedagógica.
Diagnosticar e analisar as práticas educativas com o olhar de pesquisador sobre a ludicidade nas atividades de recreação, jogos, brinquedos e brincadeiras realizados em brinquedotecas e outros espaços escolares; - Construir, ao longo da organização e realização do PROINTER VI um diálogo proveitoso e constante com os estágios supervisionados por meio da socialização de atividades teórico-práticas relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão. - Compreender o sujeito como possuidor de múltiplos interesses, culturas, saberes e dimensões, considerando-se o conteúdo das temáticas dos 3 Ciclos do curso de Pedagogia, articuladores das disciplinas currículo: Ciclo I: Sujeitos Fazedores de História, Ciclo II: Diálogos Interculturais e Ciclo III: Práxis transformadora.
Ementa
Arte, cultura e história articulações entre a teoria e a prática escolar. Abordagens estética e histórica na vivência da cultura e da arte. A arte-educação e a sua transversalidade na educação infantil, no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Vivências de processos artístico-culturais. Apreciação estética, contextualização, criação e fruição da cultura e da arte. O local da cultura: museus, galerias, teatros, cinemas, feiras, festas, praças, etc.
PROGRAMA
Unidade I: Articulação entre teoria e prática do ensino de arte e de cultura
1.1 Pesquisa das metodologias da práxis pedagógica em trabalhos artístico-culturais
1.2 Reflexões sobre a articulação entre teoria e prática nos trabalhos artístico-culturais
1.3 Análise das dificuldades dos desafios e perspectivas dos trabalhos artístico-culturais
Unidade II: Socialização do conhecimento artístico-cultural
2.1 Sistematização das propostas da práxis e atividades a serem desenvolvidas
2.2 Socialização das pesquisas e práticas realização por meio de exposições, espetáculos, mostras, etc.
Unidade III: Análise dos desafios e das perspectivas de atividades artístico-culturais em espaços de aprendizagem
3.1 Avaliação da relação arte-cultura -escola-sociedade
3.2 Proposições e encaminhamentos para os Seminários posteriores
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AGAMBEN, G. O homem sem conteúdo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CUNHA, S. R. V. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
IAVELBERG, R. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. [2. ed.]. Porto Alegre: Zouk, 2008.
RICHTER, S. R. S. Criança e pintura: ação e paixão do conhecer. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.
SANTA ROSA, N. S. Arte-educação para professores: teorias e práticas na visitação escolar. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 2006.
SELIGMANN-SILVA, M. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Ed. 34, 2005.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0753992 |