UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

Aos 11 dias do mês de dezembro do ano de 2017, às 10 horas, em sua Sede no Av. Amazonas, S/N - Bloco 2E, Sala 119, www.ppgmq.iciag.ufu.br - ppgmq@iciag.ufu.br - Bairro Umuarama, Uberlândia/MG, realizou-se a reunião ordinária do colegiado da pós graduação em qualidade ambiental na sala de reuniões do ICIAG (Instituto de Ciências Agrárias) da Universidade Federal de Uberlândia, sob a Presidência da professora Adriane de Andrade Silva e com o comparecimento dos conselheiros do PPGMQ Prof. Adão de Siqueira Ferreira, Prof.ª Dr.ª Sueli Moura Bertolino, Juliana da Silva Garcia Leal (Representante Discente),  o Prof. Dr. Lucas Carvalho Basilio de Azevedo justificou sua presença e  o Prof. Dr. Hudson de Paula Carvalho não compareceu. O prof. adão falou da necessidade de criação de uma norma para que os conselheiros faltantes sem justificativa sejam perguntados se querem continuar contribuindo com o processo e sugeriu o limite de 3 faltas não justificadas para sua troca no colegiado. Não houve votação sobre essa medida. O Presidente iniciou os trabalhos dispensando a leitura da Ata da reunião anterior, realizada em 13 (treze) de Novembro de 2017 [dois mil e dezessete], cuja cópia foi distribuída previamente para análise dos membros pelo sei, não tendo nenhuma alteração sugerida, a presidente solicitou que os conselheiros fossem a plataforma SEI para assinatura da mesma. Nessa ocasião a representante dos Discentes aproveitou para lembrar que apesar de já solicitado o seu acesso ao SEI ainda não está liberado. A Coordenadora do PPGMQ então se comprometeu a fazer novo pedido. Em discussão e votação, a Ata foi aprovada sem restrições. Durante a Reunião, foram tomadas as seguintes decisões: A Coordenadora informou que como o mês de janeiro devem ter muitos pedidos de formação de banca entre outras medidas necessárias, e como não há previsão de retorno da greve dos técnicos administrativos a mesma fará expediente do dia 8 de Janeiro até o dia 27 de janeiro, caso os técnicos não retornem até esse período à mesma reavaliará sua decisão de férias no período de 2018. Assim foi levantada a discussão da necessidade de um vice coordenador para os momentos de necessidade sejam por afastamentos por motivo de greve, sejam por motivos de saúde, ou outras necessidades urgentes. Nesse sentido já se votou na possibilidade da profa. Sueli Moura Bertolino ser a vice-coordenadora, pois já ocupou esse cargo na antiga gestão. sendo assim procedeu-se a aprovação do Nome da Docente que foi aceito. Então vai se providenciar a portaria de nomeação. Sem  mais comunicados, seguiu-se os assuntos pela ordem do dia: No item 3.1 Em que foi discutida a necessidade de discussão de áreas prioritárias para o PPGMQ, foi deliberado que nesse primeiro momento não será nomeada uma comissão, mas será realizado uma consulta e busca por indicação de pesquisadores de interesse para o ppgmq, e após essa primeira sondagem de nomes se retomará o processo de credenciamento de novos docentes para o programa. A coordenadora solicitou a retirada do item de pauta 3.2 avaliação dos relatórios trimestrais para a próxima reunião, por não ter conseguido inserir no SEI os relatórios para avaliação do Colegiado e por não ter finalizado a avaliação de entrega por todos os discentes. Mas solicitou que se após essa avaliação a mesma já pode enviar e-mail cobrando possiveis não cumprimentos dessa etapa. O colegiado aceitou a proposta de cobrança aos discentes que não entregaram e julgamento dos relatórios na proxima reunião. Seguiu-se ao item de Pauta 3.3 sobre a homologação do resultado final do processo seletivo do ppgmq 2018/1 A coordenadora informou que o resultado Final das etapas 1 e 2 foram publicados no site do PPGMQ, e que foram classificados 13 candidatos da linha de pesquisa de processos ambientais e 5 candidatos da linha de pesquisa gestão Ambiental. Nesse sentido, após a matrícula serão definidos os futuros orientadores e  haverá a necessidade de fazer uma consulta aos classificados em processos do 11 ao 13 lugar se poderiam optar por um orientador na linha de pesquisa em gestão ambiental. Todos foram favoráveis em homologar a lista de classificação e informou-se que tiveram 3 recursos da nota da prova escrita, dois foram acatados e 1 negado.  Não havendo mais recursos à serem julgados o processo encontra-se finalizado. Seguiu-se ao item de pauta 3.4 sobre encaminhamentos  sobre processo seletivo e discussão de necessidade  de abertura de processo seletivo para vagas ociosas. Foi colocada a discussão que inicialmente se ofereceram 20 vagas mas  só foram classificados 18 discentes e que poderá haver desistencia ainda por parte dos classificados. Ponderou-se se já deveriamos abrir um processo seletivo para gerar uma lista de espera para o programa. O grupo ponderou que somente de  acordo com o edital 19 docentes haviam solicitado orientação e que  posteriormente 2 docentes solicitaram para não receber orientados nesse processo, alegando incapacidade de geração de projetos de pesquisa nesse momento.  sendo então uma lista de 17 docentes para 18 candidatos, assim nesse momento não encontra-se em desarmonia a distribuição de docentes/discentes no programa. Ficando a decisão de ocupação dessas vagas ociosas para uma outra oportunidade, caso não ocorram muitas matrículas.  levou-se a votação e foi aprovada a não abertura de edital para vagas ociosas. Passou-se para a discussão do item 3.5 sobre a renovação de bolsa PNPD. A Bolsista Simone Cristina Braga Bertini, encaminhou juntamente com seu relatório de atividades de janeiro de 2017 a novembro de 2017 uma proposta de plano de trabalho para fevereiro de 2018 à janeiro de 2019. A coordenadora ponderou que a bolsista PNPD, cumpriu o plano de trabalho proposto, tem atuado em disciplinas do PPGMQ, entre elas a de seminários, tem fornecido atendimento aos alunos em análises multivariadas, participou ativamente da organização do 2 simposio da pós graduação em qualidade ambiental, e em nada teve seu rendimento questionado, por seu supervisor e pelos demais integrantes do PPGMQ, sendo assim, votou-se na aprovação de renovação da bolsa de PNPD da discente Dra. Simone Cristina Braga Bertini, e todos foram favoráveis em sua continuida e concordaram com a grande contribuição dada até então. Siguiu-se para o item 3.6 definição de metas para 2018, o qual não foi possível discutir mas que definiu-se que a reunião ordinária de 2018 será no dia 19 de fevereiro de 2018, às 10 horas. No item 3.7 outros foi colocado a necessidade de indicação de nome para compor a coordenação de área da ciencias ambientais da CAPES e o Prof. Adão gostaria de ter seu  nome indicado.  Seu nome foi colocado e votação e a coordenadora irá enviar seu nome para a CAPES. sendo todos favoráveis a sua indicação. também recebeu-se um pedido da discente Roberta Franco Pereira Queiroz em aproveitamento do artigo publicado no períodico Boletim do museu Paraense Emílio Goeldi, Ciências Naturais, atualmente classificada como B3, O A aluna pondera que a revista foi uma edição especial com temas ligados ao Pantanal, seu objeto de estudo e que tratou-se de uma boa parte de sua dissertação e que por ter dedicado para a publicação desse material, ficaria dificil para ela nesse momento enviar um material com qualidade para outra revista, a mesma também pondera que como seu orientador está em missão para a Antartica, o mesmo não poderá auxilia-la nesse momento, pois a comunicação naquele território é difícil. O colegiado achou o conteúdo do trabalho bastante relevante, com dados apresentados consistentes e acatou o pedido da discente, inclusive elogiando sua atitude, por ter dados a serem publicados, mesmo antes da defesa. Sendo assim todos foram favoráveis na substituição da submissão de artigo para defesa pelo artigo publicado. Por fim aprovou-se a banca encaminhado pelo docente Enio Tarso de Souza Costa para a banca da Discente camila Silva Borges à ocorrer no dia 8/02/2018 cujos membros serão Prof. Dr. Enio Tarso de Souza Costa (orientador), Hamiltos Seron Pereira (membro interno UFU), Luiz Roberto Guimarães Guilherme (membro externo - UFLA) e Bruno Teixeira Ribeiro (membro externo Ufla) como membro suplente fica instituido o Dr. Bruno Nery Fernandes Vacconcelos.. Nada mais havendo a tratar, a Senhora Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, para constar, eu, Adriane de Andrade Silva, lavrei a presente Ata, que, lida e aprovada, vai por todos assinada eletronicamente.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 11/12/2017, às 16:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sueli Moura Bertolino, Conselheiro(a), em 09/04/2018, às 10:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adão de Siqueira Ferreira, Conselheiro(a), em 15/04/2018, às 20:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.029898/2017-42 SEI nº 0202543