UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

História da Educação II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Ementa

A disciplina tem como proposta a abordagem da história da educação no mundo ocidental moderno e contemporâneo, a partir da análise do processo da escolarização da sociedade brasileira. Em sua introdução, apresenta-se a cultura dos povos indígenas originários nas terras de Pindorama, passando em seguida para o foco central da disciplina que consiste nos estudos das características peculiares aos processos educativos mais expressivos da história do país, a partir do recorte político-administrativo baseado nos períodos colonial, imperial e republicano de nossa história.

PROGRAMA

Unidade I:  Povos Indígenas e a constituição da educação jesuíta no Brasil Colônia

Unidade II:   A organização do sistema educativo no Império (o surgimento da escola moderna)

Unidade III:   Legislação educacional e consolidação da profissão docente (Constituição de 1824, criação das escolas normais e a feminização do magistério)

Unidade IV:  Métodos e Práticas escolares: as escolas moderna e nova no Brasil Republicano (O Manifesto dos Pioneiros da Educação)

Unidade V:  Reformas e Legislação Educacionais na Nova República (Constituição de 1934, a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, as reformas do Regime Militar).

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Org.).  500 anos de educação no Brasil. São Paulo: Autêntica, 2000.

RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. Campinas: Autores Associados, 2001.

STEPHANOU, M; BASTOS, M. H. C. Histórias e memórias da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2005. 3 v.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARANHA, M. L. A. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 1996.

CARVALHO, M. M. C. A configuração da historiografia educacional brasileira. In: FREITAS, M.C. (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998.

CUNHA, L. A.; GÓES, M. O golpe na educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

PROUS, A. O Brasil antes dos brasileiros: a pré-história do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2001.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros

Coordenadora do Curso Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0728117