|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: História da Educação II |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
|
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Compreender os princípios norteadores da educação brasileira por meio reflexão histórica sobre o desenvolvimento dos processos educacionais no Brasil, visando interpretação das funções socioculturais das instituições escolares e seus sujeitos (docentes e discentes).
Reconhecer a diversidade histórico-educativa dos diferentes contextos regionais.
Ementa
A disciplina tem como proposta a abordagem da história da educação no mundo ocidental moderno e contemporâneo, a partir da análise do processo da escolarização da sociedade brasileira. Em sua introdução, apresenta-se a cultura dos povos indígenas originários nas terras de Pindorama, passando em seguida para o foco central da disciplina que consiste nos estudos das características peculiares aos processos educativos mais expressivos da história do país, a partir do recorte político-administrativo baseado nos períodos colonial, imperial e republicano de nossa história.
PROGRAMA
Unidade I: Povos Indígenas e a constituição da educação jesuíta no Brasil Colônia
Unidade II: A organização do sistema educativo no Império (o surgimento da escola moderna)
Unidade III: Legislação educacional e consolidação da profissão docente (Constituição de 1824, criação das escolas normais e a feminização do magistério)
Unidade IV: Métodos e Práticas escolares: as escolas moderna e nova no Brasil Republicano (O Manifesto dos Pioneiros da Educação)
Unidade V: Reformas e Legislação Educacionais na Nova República (Constituição de 1934, a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, as reformas do Regime Militar).
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. São Paulo: Autêntica, 2000.
RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. Campinas: Autores Associados, 2001.
STEPHANOU, M; BASTOS, M. H. C. Histórias e memórias da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2005. 3 v.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARANHA, M. L. A. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 1996.
CARVALHO, M. M. C. A configuração da historiografia educacional brasileira. In: FREITAS, M.C. (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998.
CUNHA, L. A.; GÓES, M. O golpe na educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
PROUS, A. O Brasil antes dos brasileiros: a pré-história do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2001.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Coordenadora do Curso Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0728117 e o código CRC 7A67DC97. |
Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0728117 |