UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Currículo e o Trabalho Pedagógico

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

OBJETIVOS

Ementa

Concepções e histórico do currículo. Caracterização e fundamentos dos processos de organização e implementação curricular. As conexões existentes ente currículo e cultura escola nas dimensões de organização do trabalho pedagógico. O currículo como construção do conhecimento. Planejamento e avaliação do currículo. Relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho pedagógico Reformas educacionais e a organização currículo.

 

PROGRAMA

Unidade I: Teorias e histórico do Currículo

1.1 As origens do campo do Currículo no Brasil

1.2 As teorias sobre Currículo

1.3 Origem e desenvolvimento do conceito de Currículo

1.4  Características e fundamentos do Currículo escolar

Unidade II: Processos metodológicos da organização curricular

2.1 O Currículo e sua práxis: tarefas escolares, conteúdo e prática

2.2 O plano a ser realizado pelos professores

2.3 O Currículo prescrito como instrumento da política curricular

2.4 Funções das prescrições e regulações  curriculares

2.5 Currículo e a organização do trabalho pedagógico

Unidade III: Currículo e cultura escolar

3.1 O Currículo e o cotidiano escolar

3.2 Significados, dilemas e práxis

3.3 Estrutura social do trabalho e seu poder de mediação no Currículo.

Unidade IV: O Currículo e a construção do conhecimento

4.1 Características da aprendizagem pedagógica motivada pelo currículo;

4.2 A complexidade da aprendizagem escolar e o Currículo.

Unidade V:  Avaliação do Currículo

5.1 A avaliação: uma ênfase no Currículo

5.2 A avaliação como expressão das decisões dos professores

Unidade VI: Políticas educacionais e seus impactos no currículo:

6.1 Reformas educacionais e mudanças no currículo da escola

6.2 A BNCC: perspectivas e retrocessos organização curricular

6.3 A organização curricular a partir da Reforma do Ensino Médio

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MOREIRA, A. F. B. Currículos e programas no Brasil. 13. ed. Campinas: Papirus, 2006.

SACRISTÁN, J. G. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

_______. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

APPLE, M. W. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000.  

GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2001.

______. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis: Vozes, 2008.

MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2000.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0733862 e o código CRC 951830A5.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0733862