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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Currículo e o Trabalho Pedagógico |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Compreender as concepções históricas de currículo, seus fundamentos e suas implicações no contexto escolar.
Identificar os diversos conceitos e concepções de Currículo;
Descrever os processos metodológicos da organização curricular;
Discutir a relação entre Currículo e cultura escolar;
Explicar a relação do Currículo com a construção do conhecimento;
Discutir no âmbito das políticas de currículo a Base Nacional Comum Curricular para a educação básica;
Proporcionar situações de experiências com a educação básica que oportunizem aos estudantes um maior aprofundamento do currículo vivido no âmbito do espaço educativo como espaço cultural gerador de conhecimentos.
Aprofundar as discussões da organização do trabalho pedagógico na escola a partir dos elementos: gestão, currículo, avaliação e planejamento e acompanhamento dos processos educativos;
Problematizar os impactos reformas educacionais na organização do currículo escolar;
Articular o conteúdo da disciplina com o ciclo de formação “Diálogos Interculturais” e com o Prointer IV – Educação Infantil.
Ementa
Concepções e histórico do currículo. Caracterização e fundamentos dos processos de organização e implementação curricular. As conexões existentes ente currículo e cultura escola nas dimensões de organização do trabalho pedagógico. O currículo como construção do conhecimento. Planejamento e avaliação do currículo. Relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho pedagógico Reformas educacionais e a organização currículo.
PROGRAMA
Unidade I: Teorias e histórico do Currículo
1.1 As origens do campo do Currículo no Brasil
1.2 As teorias sobre Currículo
1.3 Origem e desenvolvimento do conceito de Currículo
1.4 Características e fundamentos do Currículo escolar
Unidade II: Processos metodológicos da organização curricular
2.1 O Currículo e sua práxis: tarefas escolares, conteúdo e prática
2.2 O plano a ser realizado pelos professores
2.3 O Currículo prescrito como instrumento da política curricular
2.4 Funções das prescrições e regulações curriculares
2.5 Currículo e a organização do trabalho pedagógico
Unidade III: Currículo e cultura escolar
3.1 O Currículo e o cotidiano escolar
3.2 Significados, dilemas e práxis
3.3 Estrutura social do trabalho e seu poder de mediação no Currículo.
Unidade IV: O Currículo e a construção do conhecimento
4.1 Características da aprendizagem pedagógica motivada pelo currículo;
4.2 A complexidade da aprendizagem escolar e o Currículo.
Unidade V: Avaliação do Currículo
5.1 A avaliação: uma ênfase no Currículo
5.2 A avaliação como expressão das decisões dos professores
Unidade VI: Políticas educacionais e seus impactos no currículo:
6.1 Reformas educacionais e mudanças no currículo da escola
6.2 A BNCC: perspectivas e retrocessos organização curricular
6.3 A organização curricular a partir da Reforma do Ensino Médio
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MOREIRA, A. F. B. Currículos e programas no Brasil. 13. ed. Campinas: Papirus, 2006.
SACRISTÁN, J. G. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.
_______. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
APPLE, M. W. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000.
GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2001.
______. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis: Vozes, 2008.
MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2000.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0733862 |