UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Construção do Conhecimento de Ciências

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Ementa

Visão de Ciência e o Fazer do Cientista: vida e obra de Marie Curie. Terra e Universo: origem do universo, composição química do nosso sistema solar e movimentos planetários; luz e sombras; eclipses; estações do ano; marés; fases da lua; o conceito de tempo e o desenvolvimento dos calendários. Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações; flutuação em líquidos. Ser humano e saúde: evolução da vida, doenças transmissíveis, doenças evitáveis, noções de nutrição. Recursos Tecnológicos: transformações e conservações e engenharia reversa de dispositivos do cotidiano.

 

PROGRAMA

Unidade I: Visão de Ciência e o Fazer do Cientista: vida e obra de Marie Curie.

1.1 Ciência moderna e o papel do cientista;

1.2 Ciência e gênero no passado e no presente;

1.3 Os prêmios Nobel conferidos à Marie Curie e sua obra científica.

1.4 Recursos tecnológicos: radioatividade: o conceito, diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer.

Unidade II: Terra e Universo: origem do universo, composição do nosso sistema solar e movimentos planetários.

2.1 O Sol e os astros do nosso sistema solar: origem e composição;

2.2 Movimentos de translação, rotação e precessão; eclipses;

2.3 O conceito de tempo: duração, sucessão e simultaneidade.

2.4 Calendário juliano, gregoriano e o ano bissexto.

2.5 Recursos tecnológicos: o relógio de quartzo, o relógio atômico e a base sexagesimal.

Unidade III: Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações. Flutuação.

3.1 O conceito de densidade;

3.2 Flutuação em líquidos e medida de volume;

3.3 Concentração e densidade na perspectiva microscópica.

3.4 Recursos tecnológicos: a utilização da água e do ar para a produção de energia elétrica.

Unidade IV: Ser humano e saúde: evolução da vida, doenças transmissíveis, doenças evitáveis, noções de nutrição.

4.1 A teoria da evolução de Darwin: diversidade e seleção natural;

4.2 A teoria da evolução aplicada a populações: epidemiologia e infectologia – doenças transmissíveis.

4.3 Os sentidos humanos e a percepção do mundo externo: tato, olfato, visão, audição e paladar;

4.4 Os sentidos humanos e as doenças evitáveis;

4.5 Nutrição heterotrófica e alimentação humana: alimentação saudável.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, [1998].

CHEVANNES, I. Aulas de Marie Curie: anotadas por Isabelle Chavannes em 1907. São Paulo: EDUSP, 2007.   

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2017. 

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.     

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997.

SCHIEL, D.; ORLANDI, A. S. (Org.). Ensino de ciências por investigação: projeto mão na massa. 2009. Disponível em: <http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livros_ensinodeciencias.html>. Acesso em: 02 abr. 2018.

CIÊNCIA hoje na escola 5: ver e ouvir. 4. ed. Rio de Janeiro: Ciência Hoje, 2006.

NOGUEIRA, S; CANALLE, J. B. G. Astronomia: ensino fundamental e médio. Brasília: MEC/SEB; MCT; AEB, 2009. 

PIAGET, J. A noção de tempo na criança. Rio de Janeiro: Record, 1946.  HEWITT, P. G. Física conceitual. São Paulo: Artmed, 2004.         

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0753903