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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Construção do Conhecimento de Ciências |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Compreender a essência e as particularidades do ensino de Ciências para crianças, a partir de uma visão ampla das várias propostas de ensino existentes.
Construir um ferramental básico para preparar-se para o efetivo exercício docente na área específica, tanto na Educação Infantil quanto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Compreender a relação entre a Ciência e a Sociedade.
Demonstrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a Ciência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Analisar e construir material didático-pedagógico para o ensino de Ciências.
Articular o conteúdo da disciplina à temática do Ciclo de formação “Diálogos interculturais” e com o Prointer V – Arte, Cultura e Educação.
Ementa
Visão de Ciência e o Fazer do Cientista: vida e obra de Marie Curie. Terra e Universo: origem do universo, composição química do nosso sistema solar e movimentos planetários; luz e sombras; eclipses; estações do ano; marés; fases da lua; o conceito de tempo e o desenvolvimento dos calendários. Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações; flutuação em líquidos. Ser humano e saúde: evolução da vida, doenças transmissíveis, doenças evitáveis, noções de nutrição. Recursos Tecnológicos: transformações e conservações e engenharia reversa de dispositivos do cotidiano.
PROGRAMA
Unidade I: Visão de Ciência e o Fazer do Cientista: vida e obra de Marie Curie.
1.1 Ciência moderna e o papel do cientista;
1.2 Ciência e gênero no passado e no presente;
1.3 Os prêmios Nobel conferidos à Marie Curie e sua obra científica.
1.4 Recursos tecnológicos: radioatividade: o conceito, diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer.
Unidade II: Terra e Universo: origem do universo, composição do nosso sistema solar e movimentos planetários.
2.1 O Sol e os astros do nosso sistema solar: origem e composição;
2.2 Movimentos de translação, rotação e precessão; eclipses;
2.3 O conceito de tempo: duração, sucessão e simultaneidade.
2.4 Calendário juliano, gregoriano e o ano bissexto.
2.5 Recursos tecnológicos: o relógio de quartzo, o relógio atômico e a base sexagesimal.
Unidade III: Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações. Flutuação.
3.1 O conceito de densidade;
3.2 Flutuação em líquidos e medida de volume;
3.3 Concentração e densidade na perspectiva microscópica.
3.4 Recursos tecnológicos: a utilização da água e do ar para a produção de energia elétrica.
Unidade IV: Ser humano e saúde: evolução da vida, doenças transmissíveis, doenças evitáveis, noções de nutrição.
4.1 A teoria da evolução de Darwin: diversidade e seleção natural;
4.2 A teoria da evolução aplicada a populações: epidemiologia e infectologia – doenças transmissíveis.
4.3 Os sentidos humanos e a percepção do mundo externo: tato, olfato, visão, audição e paladar;
4.4 Os sentidos humanos e as doenças evitáveis;
4.5 Nutrição heterotrófica e alimentação humana: alimentação saudável.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, [1998].
CHEVANNES, I. Aulas de Marie Curie: anotadas por Isabelle Chavannes em 1907. São Paulo: EDUSP, 2007.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2017.
KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997.
SCHIEL, D.; ORLANDI, A. S. (Org.). Ensino de ciências por investigação: projeto mão na massa. 2009. Disponível em: <http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livros_ensinodeciencias.html>. Acesso em: 02 abr. 2018.
CIÊNCIA hoje na escola 5: ver e ouvir. 4. ed. Rio de Janeiro: Ciência Hoje, 2006.
NOGUEIRA, S; CANALLE, J. B. G. Astronomia: ensino fundamental e médio. Brasília: MEC/SEB; MCT; AEB, 2009.
PIAGET, J. A noção de tempo na criança. Rio de Janeiro: Record, 1946. HEWITT, P. G. Física conceitual. São Paulo: Artmed, 2004.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0753903 |