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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, 1600, Bloco 1C, 1º andar - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Aprendizagem e Tecnologia na sala de aula |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 30 |
OBJETIVOS
Objetivos gerais
Compreender e refletir sobre o papel da tecnologia para a aprendizagem dos/as estudantes na educação infantil e no ensino fundamental.
Proporcionar o contato com um aporte teórico-metodológico relacionado às tecnologias da educação, a partir de uma contextualização ampla sobre a sociedade da informação e sobre o desenvolvimento científico e tecnológico.
Objetivos específicos
Identificar a informática, assim como outras mídias, como meios de comunicação e de expressão pedagógicas.
Compreender o papel da mediação das tecnologias no processo de ensino e a aprendizagem.
Reafirmar o potencial pedagógico de diferentes recursos tecnológicos: o software educativo, a internet como meio de pesquisa, de informação e de comunicação, as comunidades de aprendizagem em rede virtual, a multimídia e a hipermídia.
Articular os conteúdos da disciplina com o ciclo de formação “Sujeitos fazedores de história” e com o Prointer I: Identidade.
Ementa
A tecnologia na educação. Marcos históricos relacionados às tecnologias de informação e comunicação educacionais no Brasil. O uso das TIC no contexto escolar e seu papel na construção do conhecimento. Os fundamentos teórico-metodológicos presentes nos diferentes ambientes de aprendizagem, apoiados por computador e em outras mídias. O profissional docente na sociedade informatizada.
PROGRAMA
Unidade I: Histórico da tecnologia educacional no Brasil
1.1 Conceitos de tecnologia educacional
1.2 Marcos históricos
Unidade II: A tecnologia como meio de informação e comunicação
2.1 Conceito de tecnologias de informação e comunicação – TICs
2.2 O papel das tecnologias na sociedade da informação e do conhecimento
Unidade III: As diferentes manifestações da tecnologia de informação e comunicação
3.1 Cenário atual das TICs
3.2 Linguagens, inovações e tipos de TICs educacionais
Unidade IV: O ensino e a aprendizagem mediados pela tecnologia de informação e comunicação
4.1 Concepções de ensino e aprendizagem frente às TICs
4.2 Ambientes e objetos de aprendizagem
Unidade V: O potencial pedagógico de diferentes recursos decorrentes do uso da TIC na educação
5.1 A formação do/a educador/a frente à tecnologia educacional
5.2 Desafios, propostas e perspectivas
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ENGUITA, M. F. Educar em tempos incertos. São Paulo: Artmed, 2004.
ESTEVE, J. M. A terceira revolução educacional: a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004.
OLIVEIRA, Ramon. Informática educativa: dos planos e discursos à sala de aula. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 5. ed. Campinas: Papirus, 2009.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 8. ed. Campinas: Papirus, 2010.
LÉVY, P. As Tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.
LÉVY, P. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.
LLANO, J. G.; ADRIÁN, M. A informática educativa na escola. Rio de Janeiro: Fé e Alegria; São Paulo: Loyola, 2006.
Oliveira, M. A. M.; Costa, J. W. (Org.). Novas linguagens e novas tecnologias: educação e sociabilidade. São Paulo: VOZES, 2004.
SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. 5. ed. São Paulo: Vozes, 2000.
VILLARDI, R; OLIVEIRA, E. G. Tecnologia a educação: uma perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Qualitymark, 2005.
aprovação
Profa. Dra. Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0711742 |