UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas
Diretoria do Instituto de Ciências Humanas
Coordenação do Curso de Graduação em Pedagogia - Pontal

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Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Aprendizagem e Tecnologia na sala de aula

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30 

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

30

 

OBJETIVOS

Objetivos gerais

Objetivos específicos

Ementa

A tecnologia na educação. Marcos históricos relacionados às tecnologias de informação e comunicação educacionais no Brasil. O uso das TIC no contexto escolar e seu papel na construção do conhecimento. Os fundamentos teórico-metodológicos presentes nos diferentes ambientes de aprendizagem, apoiados por computador e em outras mídias. O profissional docente na sociedade informatizada.

 

PROGRAMA

Unidade I: Histórico da tecnologia educacional no Brasil

1.1 Conceitos de tecnologia educacional

1.2 Marcos históricos 

Unidade  II: A tecnologia como meio de informação e comunicação

2.1 Conceito de tecnologias de informação e comunicação – TICs

2.2 O papel das tecnologias na sociedade da informação e do conhecimento

Unidade  III: As diferentes manifestações da tecnologia de informação e comunicação

3.1 Cenário atual das TICs

3.2 Linguagens, inovações e tipos de TICs educacionais

Unidade  IV:  O ensino e a aprendizagem mediados pela tecnologia de informação e comunicação

4.1 Concepções de ensino e aprendizagem frente às TICs

4.2 Ambientes e objetos de aprendizagem

Unidade V: O potencial pedagógico de diferentes recursos decorrentes do uso da TIC na educação

5.1 A formação do/a educador/a frente à tecnologia educacional

5.2 Desafios, propostas e perspectivas

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ENGUITA, M. F. Educar em tempos incertos. São Paulo: Artmed, 2004. 

ESTEVE, J. M. A terceira revolução educacional: a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004.

OLIVEIRA, Ramon. Informática educativa: dos planos e discursos à sala de aula. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 5. ed. Campinas: Papirus, 2009.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 8. ed. Campinas:  Papirus, 2010.

LÉVY, P. As Tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010. 

LÉVY, P. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2010. 

LLANO, J. G.; ADRIÁN, M. A informática educativa na escola. Rio de Janeiro: Fé e Alegria; São Paulo: Loyola, 2006. 

Oliveira, M. A. M.;  Costa, J. W. (Org.). Novas linguagens e novas tecnologias: educação e sociabilidade. São Paulo: VOZES, 2004.

SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. 5. ed. São Paulo: Vozes, 2000.

VILLARDI, R; OLIVEIRA, E. G. Tecnologia a educação: uma perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Qualitymark, 2005. 

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira 

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0711742