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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Projeto Interdisciplinar I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 15 |
CH TOTAL: 45 |
OBJETIVOS
Reconhecer a reflexão como elemento importante para o desenvolvimento pessoal e profissional docente dentro dos contextos da prática e da formação.
Pensar a construção da identidade profissional como um movimento do sujeito historicamente situado, considerando o caráter dinâmico da profissão docente como prática social.
Refletir sobre os desafios da profissão docente no contexto atual.
Compreender a importância do processo de escolarização vivido para a ressignificação da docência.
Criar condições para os alunos analisarem/articularem os conhecimentos que constroem o perfil do profissional da educação: os saberes, o saber-fazer, as competências e as habilidades que servem de base para o trabalho docente no espaço escolar.
Desenvolver habilidades de estudos, de pesquisa e de produção de conhecimentos.
Articular o conteúdo desta disciplina à temática do Ciclo 1: Sujeitos Fazedores de História
Ementa
A construção da identidade do profissional da educação: implicações na realidade. A reflexão como elemento importante para o desenvolvimento pessoal e profissional docente dentro dos contextos da prática e da formação. Introdução à pesquisa educacional: fontes e procedimentos. O memorial como instrumento de pesquisa e de formação do professor. Ateliês biográficos. A narrativa oral e escrita e a ressignificação da docência. Docência e contemporaneidade.
PROGRAMA
Unidade I: A construção da identidade do profissional da educação
1.1 Ateliês biográficos
1.2 Histórias de vida de professores – narrativas orais e escritas
1.3 O memorial de formação: ressignificação da docência a partir da experiência de escolarização.
Unidade II: Introdução à pesquisa educacional
2.1 A produção científica na área da educação: fontes e procedimentos
2.2 Narrativas orais e escritas
Unidade III: Desenvolvimento profissional docente
2.1 Desenvolvimento profissional: produzir a profissão docente.
2.2 Desenvolvimento pessoal e profissional docente: os contextos da prática e da formação.
2.3 Exigências para a docência na contemporaneidade: desafios a enfrentar.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRÉ, M. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 8. ed. Campinas. SP: Papirus, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MARCONI, M. A. M.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica: ciência e conhecimentos científico; métodos científicos; teoria, hipóteses e variáveis; metodologia jurídica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVES, N. Formação de professores: pensar e fazer. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
ARROYO, M. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. São Paulo: Vozes, 2005.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2002.
NÓVOA, A. Profissão professor. Portugal: Ed. Porto, 1999.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0727251 |