UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Projeto Interdisciplinar I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30 

CH TOTAL PRÁTICA:

15

CH TOTAL:

45 

 

OBJETIVOS

 

Ementa

A construção da identidade do profissional da educação: implicações na realidade. A reflexão como elemento importante para o desenvolvimento pessoal e profissional docente dentro dos contextos da prática e da formação. Introdução à pesquisa educacional: fontes e procedimentos. O memorial como instrumento de pesquisa e de formação do professor. Ateliês biográficos. A narrativa oral e escrita e a ressignificação da docência. Docência e contemporaneidade.

 

PROGRAMA

Unidade I: A construção da identidade do profissional da educação

1.1 Ateliês biográficos

1.2 Histórias de vida de professores – narrativas orais e escritas

1.3 O memorial de formação: ressignificação da docência a partir da experiência de escolarização.

Unidade II: Introdução à pesquisa educacional

2.1 A produção científica na área da educação: fontes e procedimentos

2.2 Narrativas orais e escritas

Unidade III: Desenvolvimento profissional docente

2.1 Desenvolvimento profissional: produzir a profissão docente.

2.2 Desenvolvimento pessoal e profissional docente: os contextos da prática e da formação.

2.3 Exigências para a docência na contemporaneidade: desafios a enfrentar.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDRÉ, M. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 8. ed. Campinas. SP: Papirus, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MARCONI, M. A. M.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica: ciência e conhecimentos científico; métodos científicos; teoria, hipóteses e variáveis; metodologia jurídica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVES, N. Formação de professores: pensar e fazer. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993.

ARROYO, M. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. São Paulo: Vozes, 2005.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2002.

NÓVOA, A. Profissão professor. Portugal: Ed. Porto, 1999.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0727251 e o código CRC E01062E2.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0727251