UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Construção do Conhecimento em Geografia

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

OBJETIVOS

Ementa

Concepções de Geografia recorrentes no ensino na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O papel dessa disciplina no currículo escolar. Diagnóstico e crítica da atual realidade do ensino e das pesquisas na área de Geografia. Experiências e propostas metodológicas em debate e implementação. Temas recorrentes na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Incorporação de diferentes fontes e linguagens no ensino de Geografia. Elaboração de materiais didáticos.

PROGRAMA

Unidade I:  OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA

1.1 O ensino da Geografia na história da educação brasileira

1.2 Noções básicas para a construção do conhecimento geográfico

1.3 Diferentes abordagens da Geografia: gênese, Geografia Tradicional, Geografia Crítica

Unidade II: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE CRÍTICA DA ATUAL REALIDADE DO ENSINO DE GEOGRAFIA

2.1 A nova LDB e os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais

2.2 Enfoques teórico-metodológicos dos livros didáticos e paradidáticos

2.3 Metodologias de ensino e problemas recorrentes na prática escolar

2.4 Planejamento, metodologias de ensino e avaliações na prática docente

Unidade III: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

3.1 A tematização dos conhecimentos prévios e das vivências dos alunos

3.2 O desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino de Geografia

3.3 O desenvolvimento dos conceitos de tempo, espaço, território e sociedade

3.4 A pesquisa e a produção do conhecimento pelas crianças

3.5 O Estudo do meio: trabalho de campo e excursões pedagógicas

3.6 Alfabetização cartográfica: construção de representações espaciais

3.7 Diferentes fontes e linguagens no ensino de Geografia

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALMEIDA, R. D. (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.   

RECLUES, E. Da ação humana na geografia física: geografia comparada no espaço e no tempo. São Paulo: Imaginário; Expressão & Arte, 2010. 

SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuições para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: UNESP, 2004. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARLOS, A. F. A. Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 2005. 

CASTROGIOVANNI, A. C. et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: EdUFRGS, 1999.  

LACOSTE, Y. L. A geografia-isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas, SP: Papirus, 2006. 

PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (Org.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.  

VITTE, A. C. (Org.). Contribuições à história e a epistemologia da geografia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. 

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0733381 e o código CRC B49212E2.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0733381