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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Construção do Conhecimento em Geografia |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Compreender os processos de ensino-aprendizagem, bem como os conteúdos de Geografia para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Analisar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam o ensino da Geografia nos diferentes níveis de ensino.
Articular a pesquisa e a reflexão sobre métodos e experiências didáticas de diferentes níveis e as realidades educacionais.
Analisar as propostas curriculares de Geografia em ação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Refletir sobre a política de produção, os pressupostos teórico-metodológicos e os conteúdos dos livros didáticos de Geografia.
Debater e produzir propostas metodológicas e materiais pedagógicos que possam contribuir com o avanço das pesquisas e com a construção de práticas comprometidas com a formação de sujeitos conscientes do fazer e do saber geográfico.
Articular o conteúdo com a temática do Ciclo: diálogos interculturais.
Ementa
Concepções de Geografia recorrentes no ensino na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O papel dessa disciplina no currículo escolar. Diagnóstico e crítica da atual realidade do ensino e das pesquisas na área de Geografia. Experiências e propostas metodológicas em debate e implementação. Temas recorrentes na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Incorporação de diferentes fontes e linguagens no ensino de Geografia. Elaboração de materiais didáticos.
PROGRAMA
Unidade I: OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
1.1 O ensino da Geografia na história da educação brasileira
1.2 Noções básicas para a construção do conhecimento geográfico
1.3 Diferentes abordagens da Geografia: gênese, Geografia Tradicional, Geografia Crítica
Unidade II: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE CRÍTICA DA ATUAL REALIDADE DO ENSINO DE GEOGRAFIA
2.1 A nova LDB e os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais
2.2 Enfoques teórico-metodológicos dos livros didáticos e paradidáticos
2.3 Metodologias de ensino e problemas recorrentes na prática escolar
2.4 Planejamento, metodologias de ensino e avaliações na prática docente
Unidade III: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
3.1 A tematização dos conhecimentos prévios e das vivências dos alunos
3.2 O desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino de Geografia
3.3 O desenvolvimento dos conceitos de tempo, espaço, território e sociedade
3.4 A pesquisa e a produção do conhecimento pelas crianças
3.5 O Estudo do meio: trabalho de campo e excursões pedagógicas
3.6 Alfabetização cartográfica: construção de representações espaciais
3.7 Diferentes fontes e linguagens no ensino de Geografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA, R. D. (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
RECLUES, E. Da ação humana na geografia física: geografia comparada no espaço e no tempo. São Paulo: Imaginário; Expressão & Arte, 2010.
SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuições para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: UNESP, 2004.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARLOS, A. F. A. Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 2005.
CASTROGIOVANNI, A. C. et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: EdUFRGS, 1999.
LACOSTE, Y. L. A geografia-isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas, SP: Papirus, 2006.
PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (Org.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.
VITTE, A. C. (Org.). Contribuições à história e a epistemologia da geografia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0733381 |