UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Estágio Supervisionado no Ensino de Química I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal 

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

75

CH TOTAL:

135

 

OBJETIVOS

Propiciar ao futuro professor de Química a inserção e a vivência de situações reais envolvendo os processos de ensino e aprendizagem em escolas de Ensino Médio, compreendendo a escola como um lugar de formação docente, nas quais ele possa, com base nos conhecimentos desenvolvidos nas diferentes disciplinas do curso Química: Licenciatura, buscar a unidade teoria e prática na realidade escolar, reconhecendo seu papel enquanto educador e agente de transformação social.

Objetivos específicos: Investigar as características de uma escola pública; analisar a proposta pedagógica desenvolvida na escola, vivenciando as ações pedagógicas, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos nas disciplinas relacionadas ao ensino de Química; compreender que cada classe, cada aluno, cada situação de ensino reflete características únicas e singulares; criar condições para uma interrelação mais efetiva entre a teoria e a prática no processo formativo do futuro professor de Química; sistematizar e estimular a reflexão sobre o contexto escolar a partir da elaboração do relatório das atividades observadas e desenvolvidas.

 

Ementa

Durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Química I, o futuro professor de Química participará da análise e problematização da escola, caracterização e reflexão sobre o perfil do professor de Química e da reflexão sobre as interações professor-aluno. Compreender como ocorrem os processos de ensino de Química na escola. Compreender como ocorrem os processos avaliativos em Química. Elaboração e apresentação de aula de Química e, proposição de atividade de intervenção na escola.

 

PROGRAMA

  1. Análise e problematização da escola: observação da parte física e organizacional da escola; conhecer os documentos norteadores das ações escolares (projeto político pedagógico, regimentos, dentre outros), identificando as influências destes para o funcionamento da escola; conhecer a comunidade escolar, suas funções e sua atuação.

  2. Caracterização e reflexão sobre o perfil do professor de Química: analisar a formação inicial (e continuada) do professor de Química. Condições de trabalho, dos recursos didáticos utilizados nas aulas de Química. Construção de conhecimento sobre a docência, numa perspectiva de professor investigador de sua própria prática.

  3. Reflexão sobre as interações professor-aluno: analisar o papel do professor de Química ao discutir os conteúdos em sala de aula, sua interação com os estudantes, os processos de aprendizagem e a participação dos estudantes neste contexto. Compreender a atividade de ensinar Química como prática social e de operação intencional, traduzindo-se em práxis.

  4. O ensino de Química na escola: identificar nas aulas observadas e nas questões propostas pelo professor de Química, aspectos que evidenciem conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Observar as metodologias (livro didático, ferramentas tecnológicas, experimentos e outros) e se essas alteram o modelo de aula ou provocam mudanças no comportamento dos estudantes. Compreender as aulas de Química na escola como campo de aprendizagem e conhecimento para a formação docente.

  5. Conhecimento e interação nos processos avaliativos em Química: conhecer o sistema de avaliação adotado pela escola e pelo professor de Química, analisar os instrumentos utilizados nas avaliações, verificar a participação dos estudantes nesta etapa e compreender as estratégias de recuperação dos conteúdos utilizadas pelo professor de Química.

  6. Elaboração e apresentação de aula: planejamento de aula de Química a partir do que foi observado na escola, fundamentada nas abordagens discutidas em Metodologia do Ensino de Química. Regência de aula enquanto reprodução da práxis, visando a inovação educacional. Produção de material didático para as aulas de Química.

  7. Intervenção na escola: elaboração de um projeto de intervenção pedagógica a partir da compreensão da complexidade escolar, execução na escola e reflexões teóricas a partir da experiência, visando a formação pela pesquisa. Planejamento e execução de atividades didáticas como: seminários, acompanhamento de alunos, orientação a grupos de alunos em visitas, pesquisas e outras modalidades relacionadas ao trabalho escolar.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARREIRO, I. M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 126 p.

BURIOLLA, M. A. F. O estágio supervisionado. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. 182 p. 

PIMENTA, S. G. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 296 p.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução á pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008. 135 p.

MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. 4. ed. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2013. 419 p

MÓL, G. S. (coord.) Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2012. 166 p.

SÁ, L. P. Estudo de casos no ensino de química. 2. ed. rev. Campinas: Átomo, 2010. 93 p.

SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs). Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 365 p.

 

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


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Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0757819