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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Pedagogia: Identidade, Teoria e Prática |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Formar pedagogos competentes do ponto de vista científico e humano.
Possibilitar a atuação de profissionais responsáveis, atuantes e comprometidos com uma educação de qualidade, colocando-os em contato com as mais recentes pesquisas na área da educação.
Formar pedagogos capazes de atuar frente as novas possibilidades de atuação que a sociedade oferece.
Formar pedagogos autônomos, capazes de serem agentes de sua formação continuada, contribuindo para a valorização do profissional da educação.
Articular o conteúdo à temática do Ciclo 1: Sujeitos fazedores de história
Ementa
O estatuto de cientificidade da Pedagogia. A Pedagogia como ciência da educação. A pedagogia como teoria e prática da educação: constituição e identidade, saberes e práticas do pedagogo nos espaços escolares e não escolares. A Pedagogia como locus de formação do educador e o debate atual.
PROGRAMA
Unidade I: A pedagogia como ciência da educação
1.1 O estatuto de cientificidade da Pedagogia
Unidade II: Pedagogia: identidade, saberes e práticas
2.1 A construção e história do curso de Pedagogia
2.2 A pedagogia como teoria e prática da educação: constituição e identidade
2.3 Saberes e práticas do pedagogo nos espaços escolares e não escolares
Unidade III: A pedagogia como locus de formação
3.1 Diretrizes Nacionais para o curso de Pedagogia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas, SP: Papirus, 1996.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia, pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2004.
VEIGA, I. P. A.; AMARAL, A. L. (Org.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas, SP: Papirus, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: papirus, 2001.
CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999.
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2001.
MIZUKAMI, M. G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processo de investigação e formação. São Carlos: Ed. da UFSCar, 2002.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018
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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0727126 e o código CRC DD6D57D0. |
Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0727126 |