UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Pedagogia: Identidade, Teoria e Prática

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60 

 

OBJETIVOS

Ementa

O estatuto de cientificidade da Pedagogia. A Pedagogia como ciência da educação. A pedagogia como teoria e prática da educação: constituição e identidade, saberes e práticas do pedagogo nos espaços escolares e não escolares. A Pedagogia como locus de formação do educador e o debate atual.

 

PROGRAMA

Unidade I: A pedagogia como ciência da educação

1.1 O estatuto de cientificidade da Pedagogia

Unidade II: Pedagogia: identidade, saberes e práticas

2.1 A construção e história do curso de Pedagogia

2.2 A pedagogia como teoria e prática da educação: constituição e identidade

2.3 Saberes e práticas do pedagogo nos espaços escolares e não escolares

Unidade III: A pedagogia como locus de formação

3.1 Diretrizes Nacionais para o curso de Pedagogia

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas, SP: Papirus, 1996.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia, pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2004.

VEIGA, I. P. A.; AMARAL, A. L. (Org.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas, SP: Papirus, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: papirus, 2001.

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999.

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2001.

MIZUKAMI, M. G. N. et al.  Escola e aprendizagem da docência: processo de investigação e formação. São Carlos: Ed. da UFSCar, 2002.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0727126 e o código CRC DD6D57D0.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0727126