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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Psicologia da Educação I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Possibilitar aos alunos o conhecimento da Psicologia enquanto ciência e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, de modo a facilitar-lhes a aplicação prática, reflexiva e crítica destes conhecimentos adquiridos na sua atividade educativa.
Objetivos Específicos:
Conceituar a Psicologia e seu objeto de estudo, discutindo sobre sua importância para o entendimento da dimensão psicológica e da subjetividade do homem;
Identificar os conhecimentos psicológicos que auxiliem os alunos a compreenderem a complexidade psíquica que caracteriza o comportamento e as relações humanas envolvidas no processo de ensino.
Conhecer e refletir sobre as correntes teóricas da Psicologia e seus representantes, ressaltando seus aspectos mais importantes para a educação;
Compreender a possibilidade de aplicação, na educação, dos conceitos teóricos e práticos resultantes do estudo das teorias psicológicas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.
Articular o conteúdo da disciplina com a temática do Ciclo I: Os sujeitos como fazedores de história e com o Prointer II.
Ementa
Introdução sobre as relações entre a Psicologia e a Educação. Concepções epistemológicas de base para as teorias psicológicas. Contribuições da Psicologia para compreensão dos processos de constituição do sujeito.
PROGRAMA
Unidade I: A PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA
1.1 A Psicologia Científica: breve histórico da ciência psicológica
1.2 As principais teorias da Psicologia do Século 20
Unidade II: A INTERFACE ENTRE A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO
2.1 As relações entre a Psicologia e a Educação
2.2 Objetivos da disciplina Psicologia da Educação
2.3 A Psicologia do Desenvolvimento e suas contribuições
2.4 A Psicologia da Aprendizagem e suas abordagens
Unidade III: CORRENTES TEÓRICAS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR
3.1 As diferentes concepções de desenvolvimento: Inatismo, Ambientalismo, Interacionismo.
3.2 Abordagem Comportamentalista: Skinner
3.3 Abordagens Interacionistas: Piaget, Vygotsky e Wallon
3.4 Abordagem Psicanalítica: Freud
3.5 Abordagem Humanista: Rogers
Unidade IV: O INDIVÍDUO ENQUANTO SER EM TRANSFORMAÇÃO
4.1 Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais da criança
4.2 Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adolescente
4.3 Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adulto
4.4 Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do idoso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARROS, C. S. G. Pontos de psicologia escolar. 5. ed. São Paulo: Ática, 2007.
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
CÓRIA-SABINI, M. A. Psicologia do desenvolvimento. 2. ed. São Paulo: Ática, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARRARA, K. (Org.) Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
COLL, C. et al. Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FONTANA, R. A. C.; CRUZ, M. N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2006.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. 25. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12. ed. São Paulo: Ícone, 2012.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0732685 |