UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Psicologia da Educação I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Objetivos Específicos:

Ementa

Introdução sobre as relações entre a Psicologia e a Educação. Concepções epistemológicas de base para as teorias psicológicas. Contribuições da Psicologia para compreensão dos processos de constituição do sujeito.

 

PROGRAMA

Unidade I:  A PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA

1.1 A Psicologia Científica: breve histórico da ciência psicológica

1.2 As principais teorias da Psicologia do Século 20

Unidade II: A INTERFACE ENTRE A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO

2.1 As relações entre a Psicologia e a Educação

2.2 Objetivos da disciplina Psicologia da Educação

2.3 A Psicologia do Desenvolvimento e suas contribuições

2.4 A Psicologia da Aprendizagem e suas abordagens

Unidade III: CORRENTES TEÓRICAS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR

3.1 As diferentes concepções de desenvolvimento: Inatismo, Ambientalismo, Interacionismo.

3.2 Abordagem Comportamentalista: Skinner

3.3 Abordagens Interacionistas: Piaget, Vygotsky e Wallon

3.4 Abordagem Psicanalítica: Freud

3.5 Abordagem Humanista: Rogers

Unidade IV: O INDIVÍDUO ENQUANTO SER EM TRANSFORMAÇÃO

4.1 Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais da criança

4.2 Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adolescente

4.3 Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adulto

4.4 Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do idoso

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARROS, C. S. G. Pontos de psicologia escolar. 5. ed. São Paulo: Ática, 2007. 

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

CÓRIA-SABINI, M. A. Psicologia do desenvolvimento. 2. ed. São Paulo: Ática, 2001. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARRARA, K. (Org.) Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.

COLL, C. et al. Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FONTANA, R. A. C.; CRUZ, M. N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2006.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. 25. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12. ed. São Paulo: Ícone, 2012.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0732685 e o código CRC 3848CC28.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0732685