UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Didática Geral

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

- Promover a discussão crítica sobre os princípios e os pressupostos históricos, filosóficos, políticos e sociais que fundamentam a ação docente nas diferentes abordagens do processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista as concepções de sociedade, homem, educação que permeiam esse processo.

- Discutir diferentes perspectivas de organização didático-pedagógica do cotidiano escolar, identificando os seus efeitos sociais, políticos e culturais.

- Refletir sobre o papel sócio-político da educação escolar, da didática e do ensino nas suas múltiplas dimensões.

- Conhecer e analisar as categorias base e as fontes do conhecimento profissional docente.

- Discutir as diferentes concepções de planejamento e avaliação.

- Identificar as implicações da aula operatória no processo de ensino e aprendizagem.

 

Ementa

A didática e sua trajetória histórica. Teorias da educação e o contexto sócio-histórico da prática pedagógica. Conhecimento profissional docente. Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente. A aula operatória e aprendizagem significativa. Planejamento, avaliação e projetos de trabalho.

 

PROGRAMA

1. A DIDÁTICA E SUA TRAJETÓRIA HISTÓRICA

1.1. As diferentes concepções de ensino, educação e didática e suas implicações na formação e atuação docente.

 

2. TEORIAS PEDAGÓGICAS

2.1 Tendências pedagógicas.

2.2 As teorias não críticas, críticas e pós-críticas

 

3. COTIDIANO ESCOLAR E AS RELAÇÕES FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

3.1 O papel da escola na atualidade.

3.1. A ação docente no processo de ensino e aprendizagem.

3.2. A relação professor-aluno.

 

4. OS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DOCENTES

4.1 As categorias base do conhecimento profissional docente

4.2 As fontes do conhecimento

4.3 Raciocínio pedagógico

 

5. FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA ESCOLAR E OS DESAFIOS DA REALIDADE PARA ATUAÇÃO DOCENTE

5.1. A sala de aula como espaço de construção e mobilização de saberes.

5.2. A aula operatória e aprendizagem significativa

5.3. O planejamento: concepções e práticas

5.4. A avaliação numa perspectiva formativa

5.5. O trabalho com projetos

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FREITAS, Luiz Carlos Gomes de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

RONCA, Paulo Afonso Caruso,  TERZI, Cleide do Amaral. A aula operatória e a construção do conhecimento. 21. ed. São Paulo: Edesplan, 1996.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (coord.). Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1989.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de., OLIVEIRA, Maria Rita N. Sales. (orgs.). Alternativas no Ensino da Didática. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

CASTRO, Amélia Domingues de Castro, CARVALHO, Ana Maria C. de. Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 19ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

VEIGA, Ilma Passos de Alencastro (org.). Didática: o ensino e suas relações. 12. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

 

Hélio Carlos Miranda de Oliveira​
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretor do Instituto de Ciências Humanas - ICHPO
Portaria R.500/2018

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:41, conforme horário oficial de Brasília, com o emprego de certificado digital emitido no âmbito da ICP-Brasil, com fundamento no art. 6º, caput, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.
Nº de Série do Certificado: 1630240


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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0756386