|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: Ensino de Química Inorgânica |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal |
SIGLA: ICENP |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 30 |
OBJETIVOS
Geral:Fornecer subsídios ao estudando para o conhecimento e entendimento de tendências, processos e estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Inorgânica
Específicos: Utilizar atividades experimentais como um recurso didático importante para a construção de conhecimentos. Elaborar, adaptar e avaliar materiais instrucionais capazes de atender as necessidades do ensino da Química Inorgânica na escola básica.
Ementa
Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Inorgânica. Os modelos e analogias em Química. Jogos didáticos no ensino de Química. Análise de livros didáticos de Química da Educação básica. Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Química Inorgânica no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico.
PROGRAMA
Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Inorgânica: Buscar em livros e periódicos, propostas pedagógicas relacionadas aos conteúdos da Química Inorgânica
Os modelos em Química: A importância dos modelos e analogias na construção do conhecimento científico e sua influência no ensino e na aprendizagem de Química na Educação Básica
Jogos Didáticos no ensino de Química: trabalhar os pressupostos teórico metodológicos das relações de ensino e aprendizagem mediante o lúdico.
Análise de livros didáticos de Química da Educação básica: analisar nos livros didáticos da educação básica como os conteúdos relativos à Química Inorgânica estão organizados e quais são as principais perspectivas apresentadas nestes materiais.
Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Química Inorgânica no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico: Socialização e avaliação dos planejamentos e/ou materiais didáticos produzidos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SHRIVER, D.F.; ATKINS, P. W. Química Inorgânica. 4a ed. São Paulo: Ed. Bookman, 2008.
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3ª edição. Porto Alegre: Editora Bookman, 2006.
SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MACHADO, A. H. Aula de Química – discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003
MÓL, G. S. (coord.) Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2012. 166 p.
SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. e atual. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 159 p.,
CHASSOT, Á. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2006. 438 p.
FRANCISCO JÚNIOR, W. E. Analogias e situações problematizadoras em aulas de ciências. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010
CUNHA JUNIOR, H. Tecnologia Africana na Formação Brasileira. RJ: CEAP, 2010
aprovação
Hugo de Souza Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
Rosana M. N. de Assunção |
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0757047 e o código CRC 53622A23. |
Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 | SEI nº 0757047 |