UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 8ª REUNIÃO/2018 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUALIDADE AMBIENTAL

 

Ao décimo dia do mês de setembro do ano de dois mil e dezoito, reuniu-se às dez horas, na sala de reuniões do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) no Campus Glória, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (PPGMQ) para a reunião. Estiveram presentes à reunião os membros do Colegiado, os professores Adão de Siqueira Ferreira, Adriane de Andrade Silva, Hudson de Paula Carvalho, Lucas Carvalho Basilio de Azevedo e Sueli Moura Bertolino; bem como o representante discente Rudmir Rogerio de Camargo Faxina. A Professora Adriane iniciou a reunião dando boas-vindas a todos os membros do Colegiado. A seguir, passou-se à apreciação dos pontos de pauta, a saber: 1. Aprovação da Ata da 4ª, 5ª, 6ª e 7ª reunião de 2018: As atas da 4ª e 5ª reunião foram aprovadas após alterações feitas pelos membros presentes. Já as atas da 6ª e 7ª reunião foram aprovadas sem alterações. 2º item de pauta. Comunicações: 1) A professora Adriane informou que as inscrições do processo seletivo já estão abertas e se encerrarão no próximo mês. Seguindo em seus informes, tratou sobre a chegada do novo discente estrangeiro, cujo ingresso se deu nesse semestre de 2018-2. Ela informou que sua matrícula já havia sido realizada e no presente momento está orientando o mesmo. Informou também que o instruiu para procurar outros docentes do programa, a fim de definir o docente responsável por sua orientação, mas o mesmo demonstrou interesse em permanecer sob sua orientação. Nesse instante, os docentes presentes perguntaram qual é a área de pesquisa do discente em questão. A professora Adriane informou que a pesquisa do discente tem por temática a Educação Ambiental relacionada ao lixo. Diante do exposto, e considerando as áreas de atuação dos docentes do programa, os membros presentes recomendaram que o mesmo procurasse os professores Claudionor, Aracy e Bruna para que se cheguem a um acordo de qual será a melhor opção de orientador para sua pesquisa. Assim, a professora Adriane se comprometeu a marcar uma reunião com o discente e os docentes mencionados para resolverem essa demanda. 2) O professor Lucas lembrou que é importante o PPGMQ retomar as discussões sobre melhorias no programa baseadas no relatório de avaliação da CAPES. Após esse comentário, solicitou que entrasse como ponto de pauta a avaliação da documentação e indicação de banca do exame de qualificação da discente Neila (sua orientanda da Turma 4). Por fim, solicitou que conste em ata o auxílio dado, pela professora Vanessa (FACIP-UFU) à discente Neila. Relatou que esse auxílio tem sido essencial a pesquisa desenvolvida, mas que pelo motivo da referida docente ter apenas o título de mestre não formalizou a coorientação, nem a convidou para a banca de qualificação. Nesse instante, os membros do Colegiado entenderam que, devido a experiência profissional e o vasto conhecimento que possui na área de pesquisa, seria possível abrir essa exceção para que a professora Vanessa (FACIP-UFU) pudesse participar da banca do exame de qualificação, caracterizando assim como um dos casos omissos previstos na normativa vigente. Dessa forma, cabe ao Colegiado deliberar sobre casos pontuais como esse, tratado pelo professor Lucas. Após essa explanação do caso, o Colegiado ficou de avaliar a indicação de banca de qualificação, da discente Neila, no item “Outros”. 3. Ordem do dia: 3.1. Aprovação ad referendum da alteração da banca para qualificação do discente PEDRO CORSINO DURANT. Membros indicados: Prof. Dr. Hudson de Paula Carvalho (Orientador); Prof. Dr. Carlos Eugênio Pereira (UFU); e Prof.ª Dr.ª Bruna Fernanda Faria Oliveira (UFU). Aprovado por todos os membros presentes. 3.2. Aprovação ad referendum da indicação de banca para realização do Exame de Qualificação da discente MARIA LÚCIA FURTADO COELHO CAMPOS. Membros indicados: Prof. Dr. Guilherme Resende Corrêa (Orientador); Prof. Dr. Enio Tarso de Souza Costa (UFU); Prof. Dr. Bruno Nery Fernandes Vasconcelos (UFU); e Prof.ª Dr.ª Maria Beatriz Junqueira Bernardes (UFU – Suplente). Aprovado por todos os membros presentes. 3.3. Aprovação ad referendum da homologação da ata de defesa da discente ANDREIA SILVA VARGAS. Aprovado por todos os membros presentes. 3.4. Aprovação ad referendum da homologação das atas de exames de qualificação dos discentes: DENICI LAURA CARVALHO; EVELYN SIQUEIRA CAIXETA; FERNANDO JUSTINO NASCIMENTO MATIAS; GABRIEL SOUSA ALVES; JÉSSICA DOS SANTOS ANJO; LORRANE MARQUES DUARTE; MARCELO JOSÉ PEREIRA; NATHÁLIA FERREIRA ALVES; PEDRO CORSINO DURANT; WELINGTON ADOLFO DE BRITO. Aprovado por todos os membros presentes. 3.5. Aprovação ad referendum do Edital de Seleção de Estagiário (Estágio Não Obrigatório) para atuação na Secretaria do PPGMQ. A professora Adriane leu, aos membros presentes, os períodos descritos no edital. Foi proposto que o Colegiado ficasse responsável pela avaliação do processo seletivo. Assim, as questões elaboradas serão tratadas na próxima reunião do Colegiado. 3.6. Avaliação de aproveitamento de discentes bolsistas e não bolsistas (2018-1), mediante coeficiente de rendimento global (CRG), conforme determinado pelos artigos 29 e 30 do Regulamento do PPGMQ e Portaria SEI COLPPGMQ Nº 1/2017. Segundo o relato da professora Adriane, em sua avaliação prévia, todos os discentes estão aptos a continuar no curso, com exceção da discente Camila (Turma 5). A professora Adriane informou que procurou o professor Fábio (orientador da referida discente) para saber como estava se dando a orientação. O professor Fábio informou que houve apenas uma reunião dele com a discente e que após esse encontro, a discente não voltou a procurá-lo. O Colegiado resolveu desligar a discente, pois não cumpre os requisitos mínimos para se manter no programa, conforme as normas vigentes. Assim, o Colegiado determinou que fosse enviada uma comunicação formal do desligamento, com aviso de recebimento, a discente. Além disso, foi estipulado um prazo de 30 dias para que a discente envie sua resposta ao PPGMQ. 3.7. Avaliação dos Relatórios Trimestrais (período: março a maio e de junho a agosto de 2018) enviados ao PPGMQ – Turma 4. Foi relatado que não houve a entrega do Relatório (junho a agosto) da discente Giulia; e que o Relatório do discente Welington apresenta um período diferente do solicitado, pois apresenta as atividades realizadas de fevereiro a julho, não contemplando o mês de agosto de 2018. Nesses casos, o Colegiado determinou que as advertências fossem enviadas, por e-mail, com cópia para os orientadores. 3.8. Avaliação dos Relatórios Trimestrais (período: março a agosto de 2018) enviados ao PPGMQ – Turma 5. Foi relatado que faltam os relatórios da discente Camila e do discente Marco Túlio. A Secretária do PPGMQ relatou que o discente havia enviado o relatório, mas esse não continha a avaliação e assinatura do seu orientador. Assim, o Colegiado solicitou que fosse enviada a advertência, por e-mail com cópia para seu orientador. No caso da Camila, devido ao processo de desligamento, não havia necessidade do envio dessa advertência. A professora Adriane, ressaltou que nos relatórios dos bolsistas não continham os comprovantes de participação em eventos científicos. Nesse instante, o representante discente, Rudmir, informou que os bolsistas já possuem seus relatórios próprios das agências de fomento das bolsas, sendo que estes devem ser entregues no mesmo período de entrega dos Relatórios de Desempenho do PPGMQ. Diante do exposto, o Colegiado decidiu que os Relatórios de Desempenho dos bolsistas podem ser o mesmo enviado às agências de fomento das bolsas e não necessariamente ter que refazer o trabalho adequando as informações ao modelo de Relatório do PPGMQ, uma vez que os Relatórios das bolsas possuem maior detalhamento das atividades desenvolvidas. 3.9. Avaliação dos Planos de Ensino – Turma 5. Após a avaliação dos membros do Colegiado, os Planos de Ensino foram aprovados. A professora Adriane ressaltou que apenas os Planos dos discentes Lucas, Marco Túlio e Yara não possuem assinatura dos seus respectivos orientadores. Foi sugerido pelo professor Adão que esses Planos de Ensino sejam avaliados no segundo mês de curso, na reunião do Colegiado realizada em abril. Ressaltou que antecipar essa avaliação permite que o programa faça o planejamento de oferta de disciplina. A discussão sobre essa proposta, foi sugerida como item de pauta da próxima reunião do Colegiado. 3.10. Solicitação da discente JÉSSICA DOS SANTOS ANJO. Assunto: Solicitação de recurso para participação em evento. A professora Adriane informou que a solicitação se trata de auxílio financeiro para custeio de participação em evento científico. Informou também que o congresso já ocorreu em junho desse ano, mas que devido a quantidade de pontos de pauta a serem discutidos nas reuniões do Colegiado, esse item não pode ser contemplado no período da solicitação. Ela reforçou que já havia informado a discente que o programa não fornece esse tipo de auxílio, visto que recebe poucos recursos financeiros. Assim, o Colegiado solicitou que ficasse registrado em ata, seu pedido desculpa a discente por não ter dado um retorno formal antes da realização do evento. 3.11. Solicitação de aproveitamento do exame de Proficiência em Língua Inglesa dos discentes: MAIKO DE ÁVILA CASSIANO e RUDMIR ROGERIO DE CAMARGO FAXINA. Após a apresentação dos certificados (TOEFL), com suas respectivas notas obtidas, foi ressaltado que no atual regulamento não há normatização com relação ao aproveitamento desse tipo de certificado apresentado pelos discentes. Mas, que o novo Regulamento, que está em processo de aprovação junto ao CONPEP, já há a previsão desse aproveitamento. Foi ressaltado também que no Regulamento vigente não há proibição de aproveitamento do TOEFL. Assim, diante das notas obtidas pelos discentes, o Colegiado aprovou o aproveitamento desses exames de proficiência. 3.12. Solicitação de alteração do Art. 33 do Regulamento do PPGMQ, que trata do exame de suficiência em língua inglesa. Solicitante: NEILA CRISTINA FREITAS MAIA (discente da Turma 4). A solicitação da discente foi lida, pela professora Adriane. Diante do exposto, o Colegiado definiu que nesse momento o Regulamento não deve sofrer alteração para aproveitamento de proficiência em língua francesa, como proposto. Assim, será mantida a exigência de proficiência em língua inglesa, conforme consta no Regulamento vigente. 3.13. Revisão das Normas para Redação Final da Dissertação – PPGMQ. Devido a hora, a professora Adriane solicitou que os membros do Colegiado lessem as normas para a próxima reunião. Pois, necessita que seja alterada apenas a parte que trata das versões impressas, visto que são enviadas pelo Repositório (digital) do Setor de Bibliotecas da UFU. Assim, os itens de pauta, a partir desse (3.13), serão discutidos na reunião extraordinária que ocorrerá dia 24 de setembro de 2018. 3.14. Acordo de cooperação entre o PPGMQ-UFU e universidade espanhola. 3.15. Critérios para credenciamento de docentes no PPGMQ. 3.16. Solicitação de credenciamento ao PPGMQ feita pelo Prof. Dr. JOSÉ GERALDO MAGESTE. 3.17. Solicitação de credenciamento ao PPGMQ feita pelo Prof. Dr. JOÃO VITOR MEZA BRAVO. 3.18. Solicitação de credenciamento ao PPGMQ feita pelo Prof. Dr. MÁRCIO RICARDO SALLA. 3.19. Outros. Devido ao avançar da hora e considerando outros compromissos dos membros presentes, a reunião foi dada por encerrada e eu, Marília Christina Arantes Melo, secretária do PPGMQ, lavrei a presente ata que vai por mim assinada e depois de lida e aprovada, será assinada pelos demais Membros do Colegiado. Uberlândia, 10 de setembro de 2018.

 

Adão de Siqueira Ferreira

Adriane de Andrade Silva

Hudson de Paula Carvalho

Lucas Carvalho Basilio de Azevedo

Rudmir Rogerio de Camargo Faxina

Sueli Moura Bertolino

Marília Christina Arantes Melo


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Documento assinado eletronicamente por Marilia Christina Arantes Melo, Secretário(a), em 18/09/2018, às 14:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rudmir Rogerio de Camargo Faxina, Membro de Colegiado, em 14/11/2018, às 12:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 19/11/2018, às 09:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adão de Siqueira Ferreira, Membro de Colegiado, em 21/11/2018, às 19:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lucas Carvalho Basílio de Azevedo, Secretário(a), em 11/02/2019, às 10:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sueli Moura Bertolino, Membro de Colegiado, em 11/03/2019, às 10:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.061726/2018-44 SEI nº 0706879