UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Didática II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60 

 

OBJETIVOS

 

Ementa

O cotidiano escolar. Práticas interculturais no cotidiano da escola. A sala de aula e suas relações com o cotidiano. A organização do trabalho docente: planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Os processos de avaliação como componentes da base de conhecimento para o ensino e a aprendizagem. Aprendizagem significativa e a aula operatória.  Relação dialógica professor-aluno-conhecimento. Casos de ensino.

PROGRAMA

Unidade I: Cotidiano escolar e sala de aula: um diálogo histórico, político, cultural e educacional

1.1 Conceituando

1.2 Cenas do cotidiano

1.3 Práticas interculturais no cotidiano da escola

1.4 A sala de aula e suas relações com o cotidiano: tempo, espaço, construção e mobilização de saberes

Unidade II: Ensino e aprendizagens significativas

2.1 A construção de aprendizagens significativas

2.2 A aula operatória

Unidade III: Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente

2.1 Planejamento: concepções e práticas

2.2 O trabalho com projetos

2.3 A avaliação da aprendizagem e suas bases teóricas e práticas

2.4 Os processos avaliativos e o sucesso/fracasso escolar em um contexto de políticas inclusivas

Unidade IV: Relação dialógica: professor-aluno-conhecimento

Unidade V: Casos de ensino

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

RONCA, P. A. C.; TERZI, C. A. A aula operatória e a construção do conhecimento. 19. ed. São Paulo: Edesplan, 2001.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 17. ed.  São Paulo: Libertad, 2007.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CANDAU, V. M. F. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, [S.l.], v. 46, n. 161, p. 802-820, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/198053143455>. Acesso em 03 abr. 2018.

HERNÁNDEZ, F.; MONTSERRAT, V. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. 18. ed. São Paulo: Libertad, 2009.

VEIGA, I. P. A. (Org.). Lições de didática. Campinas, SP: Papirus, 2007.

ZIBETTI, M. L. T.; SOUZA, M. P. R. Apropriação e mobilização de saberes na prática pedagógica: contribuição para a formação de professores. Educ. Pesqui. [S.l.], v. 33, n. 2, p. 247-262, 2007. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022007000200005>. Acesso em: 03 abr. 2018.

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0727440 e o código CRC B47844BC.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0727440