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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Didática II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Reconhecer o cotidiano da escola como um espaço/tempo fundamental para a reflexão/ação.
Discutir diferentes perspectivas de organização didático-pedagógica do cotidiano escolar, identificando os seus efeitos sociais, políticos, culturais e educacionais.
Compreender a sala de aula como espaço dialógico de construção e mobilização de saberes.
Refletir sobre o ensino e a aprendizagem a partir de uma perspectiva política, histórica e cultural da Educação e do Conhecimento.
Reconhecer o cotidiano escolar como espaço de construção de alternativas pedagógicas.
Compreender as possibilidades e formas de organização do espaço e do tempo da sala de aula como lugar de criação e desenvolvimento de aprendizagens significativas.
Distinguir a relação entre formas de processos avaliativos e sucesso/fracasso escolar, em um contexto de políticas inclusivas sociais e de educação.
Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos estudantes.
Articular o conteúdo à temática do Ciclo 1: Sujeitos Fazedores de História
Ementa
O cotidiano escolar. Práticas interculturais no cotidiano da escola. A sala de aula e suas relações com o cotidiano. A organização do trabalho docente: planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Os processos de avaliação como componentes da base de conhecimento para o ensino e a aprendizagem. Aprendizagem significativa e a aula operatória. Relação dialógica professor-aluno-conhecimento. Casos de ensino.
PROGRAMA
Unidade I: Cotidiano escolar e sala de aula: um diálogo histórico, político, cultural e educacional
1.1 Conceituando
1.2 Cenas do cotidiano
1.3 Práticas interculturais no cotidiano da escola
1.4 A sala de aula e suas relações com o cotidiano: tempo, espaço, construção e mobilização de saberes
Unidade II: Ensino e aprendizagens significativas
2.1 A construção de aprendizagens significativas
2.2 A aula operatória
Unidade III: Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente
2.1 Planejamento: concepções e práticas
2.2 O trabalho com projetos
2.3 A avaliação da aprendizagem e suas bases teóricas e práticas
2.4 Os processos avaliativos e o sucesso/fracasso escolar em um contexto de políticas inclusivas
Unidade IV: Relação dialógica: professor-aluno-conhecimento
Unidade V: Casos de ensino
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
RONCA, P. A. C.; TERZI, C. A. A aula operatória e a construção do conhecimento. 19. ed. São Paulo: Edesplan, 2001.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 17. ed. São Paulo: Libertad, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CANDAU, V. M. F. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, [S.l.], v. 46, n. 161, p. 802-820, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/198053143455>. Acesso em 03 abr. 2018.
HERNÁNDEZ, F.; MONTSERRAT, V. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. 18. ed. São Paulo: Libertad, 2009.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Lições de didática. Campinas, SP: Papirus, 2007.
ZIBETTI, M. L. T.; SOUZA, M. P. R. Apropriação e mobilização de saberes na prática pedagógica: contribuição para a formação de professores. Educ. Pesqui. [S.l.], v. 33, n. 2, p. 247-262, 2007. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022007000200005>. Acesso em: 03 abr. 2018.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018
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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0727440 |