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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA EXPERIMENTAL III |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal |
SIGLA: ICENP |
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CH TOTAL TEÓRICA: 0 |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 |
CH TOTAL: 30 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral: Analisar os fenômenos naturais relativos ao eletromagnetismo. Determinar o domínio de validade destes modelos. Manipular aparelhos e montagens necessários à realização de experimentos.
Objetivos Específicos: Os objetivos desta disciplina são permitir que o estudante: (1) Tome contato com as técnicas e instrumentos que atualmente são usados na análise dos fenômenos físicos estudados na Física Experimental III (eletricidade e magnetismo). (2) vivencie a atividade experimental como uns dos eixos fundamentais de sua formação profissional, dando-lhe a oportunidade de desenvolver sua criatividade e senso crítico. (3) Integre a experiência prática com o desenvolvimento da teoria e a construção de modelos em Física. (4) Aprenda a obter e interpretar os resultados de suas experiências no laboratório e a se comunicar com a comunidade científica em geral. (5) Adquira competências e habilidades para enfrentar as exigências do mundo de trabalho.
Ementa
Eletrostática. Eletrodinâmica. Eletromagnetismo.
PROGRAMA
1. INSTRUMENTAÇAO:
1.1 Utilização de multímetro e protoboard, fontes de corrente e voltagem.
1.2 Instrumentação no laboratório de eletromagnetismo, sensores de carga, de tensão e corrente, e o sensor de campo.
2. EXPERIMENTOS:
2.1 Instrumentação e construção de circuitos básicos na protoboard
2.2. Experimento(s) relacionados à Corrente e diferença de potencial.
2.3. Experimento(s) relacionados à Lei de Ohm.
2.4. Experimento(s) relacionados à Leis de Kirchhoff.
2.5. Experimento(s) relacionados à Capacitores, Resistores e Indutores.
2.6. Experimento(s) relacionados à Campo magnético.
2.7. Experimento(s) relacionados à Lei de Biot Savart.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
[1] HALLIDAY, D., RESNICK, R., KRANE, K. S. Física 3, 5ª ed., Rio de Janeiro: LTC Editora, 2004.
[2] SEARS, F., ZEMANSKY, M. W., Física – Eletromagnetismo, vol. 3, 10ª ed., Ed. Addison Wesley BRA., 2003.
[3] NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física – Eletromagnetismo, vol. 3, 4ª ed., São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
[1] CHAVES, A. S., Física 2 – Eletromagnetismo. Reichmann e Affonso Editores, 2001.
[2] HALLIDAY, D., RESNICK, R., WALKER, J. Fundamentos de Física, vol. 3, 6ª ed., Rio de Janeiro: LTC Ed., 2006.
[3] TIPLER, P. A., MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros, vol. 3, 5ª ed., Rio de Janeiro: LTC Ed., 2006.
[4] FINN, E. J., ALONSO, M. Física: um curso universitário, vol. 2, 2ª ed., São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2002.
[5] MARTINS, N. Introdução à Teoria da Eletricidade e do Magnetismo, São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 1975.
[6] KELLER, F. J., GETTYS, W. EDWARD e SKOVE, M. J. Física, vol. 2, São Paulo: Makron Books, 1999.
An Introduction to Error Analysis, John R. Taylor, University Science Book, 2 Edic.
aprovação
Hugo de Souza Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
Rosana M. N. de Assunção |
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 | SEI nº 0756810 |