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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Natureza e História do Conhecimento Científico |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal |
SIGLA: ICENP |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Geral: Discutir sobre questões associadas aos processos históricos e sociais de produção e validação do conhecimento científico e do conhecimento químico e o debate de outros conhecimentos culturalmente presentes na sociedade.
Específicos:
-Propiciar compreensões e debates sobre a natureza e história da ciencia e da Química, bem como as relações entre sujeito e objeto do conhecimento.
- Entender e refletir sobre implicações de diferentes categorias epistemológicas, as diferentes visões de ciência associadas ao processo de ensino e de aprendizagem de Química.
Ementa
História e filosofia da Ciencia. Categorias epistemológicas e a relação com o ensino de Química. Especificidades entre conhecimento cotidiano, escolar e científico/Químico. História da ciência na produção do conhecimento Químico. Relações entre sociedade e conhecimento científico e tecnológico. Propostas de ensino de Ciências/Química com base em aspectos da história e filosofia da Ciência. Saberes localmente produzidos no contexto africano, afro-brasileiro e indígena que dialogam com a produção científica
PROGRAMA
História e filosofia da Ciência: a natureza e o papel do conhecimento científico. Algumas definições iniciais de Ciência e conhecimento científico.
Categorias epistemologicas e a relação com o ensino de Química: Introdução à epistemologia com base em filósofos da Ciencia (Popper, Bachelard, Kuhn). As relações entre sujeitos e objeto do conhecimento. As categorias epistemológicas (dogmatismo, relativismo, ceticismo, criticismo, empirismo, racionalismo, idealismo, realismo ingênuo e realismo crítico) e suas implicações na formação docente e no ensino de Química.
História da ciencia na produção do conhecimento Químico: Processos históricos de produção do conhecimento químico, a exemplo do modelo atômico.
Relações entre sociedade e conhecimento científico e tecnológico: Especificidades, relações e diferenças entre o conhecimento cotidiano, conhecimento escolar e conhecimento científico, levando em consideração implicações e relações entre sociedade e conhecimento científico e tecnológico
Propostas de ensino de Ciencias/Química com base em aspectos da história e filosofia da Ciencia: Apresentar propostas de como trabalhar as dimensões da história e filosofia da ciencia nas aulas de Química da educação básica.
Saberes localmente produzidos no contexto africano, afro-brasileiro e indígena que dialogam com a produção científica : discutir sobre outras formas de produção de conhecimento nos contextos africanos, afro-brasileiros e indígenas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
[1] CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
[2] FREIRE-MAIA, N. A ciência por dentro. Petrópolis: Vozes, 1991.
[3] CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M.; PRAIA, J,; VILCHES. (Org.). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
[1] KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978.
[2] LUFTI, M. Os ferrados e os cromados : produção social e apropriação privada do conhecimento químico. Livraria Unijuí. 2005
[3] CHASSOT, A. A Ciência através dos Tempos. São Paulo: Moderna (coleção Polêmica), 2004.
[4] MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, EPU, 1986.
[5] SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências, São Paulo: Cortez, 1999.
[6] KNELLER, G. F. A Ciência como atividade humana. Rio de Janeiro: Zahar Editores; São Paulo: Edusp, 1980.
[7] MUNANGA. K. Origens africanas do Brasil contemporâneo : histórias, línguas, culturas e civilizações. São Paulo : Global, 2009
aprovação
Hugo de Souza Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
Rosana M. N. de Assunção |
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 | SEI nº 0757460 |