UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica

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Ata de Reunião

ATA DA SÉTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO ANO DE 2021 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOQUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos doze dias do mês de agosto de dois mil e vinte e um, às nove horas e quinze minutos, teve início a Sétima Reunião Ordinária do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Genética e Bioquímica (PPGGB), que foi realizada via videoconferência através do recurso Cisco Webex Meetings, nesta cidade, sob a presidência da Coordenadora Profª. Drª. Vivian Alonso Goulart, estando presentes os seguintes membros: Profª. Drª. Ana Maria Bonetti, Profª. Drª. Kelly Aparecida Geraldo Yoneyama Tudini, Profª. Drª. Sandra Morelli e o representante titular dos discentes, Thiago Neves Vieira, que assinam ao final desta Ata. 1) Comunicados.  Sem comunicados. 2) Apreciação da carta de co-orientação protocolada pela discente Júlia Silveira Queiroz (orientador Prof. Dr. Robson José de Oliveira Júnior). A Srª. Presidente do Colegiado, Profª. Drª. Vivian Alonso Goulart realizou a leitura da carta de co-orientação protocolada pela discente acima citada aos membros do Colegiado. Após leitura e apreciação, a solicitação foi DEFERIDA pelos membros por unanimidade, formalizando assim o Dr. Allisson Benatti Justino (Faculdade Presidente Antônio Carlos) como co-orientador da discente Júlia Silveira Queiroz. 3) Apreciação da carta de co-orientação protocolada pela discente Michelle Ribeiro Sales (orientadora Profª. Drª. Ana Maria Bonetti). A Srª. Presidente do Colegiado, Profª. Drª. Vivian Alonso Goulart realizou a leitura da carta de co-orientação protocolada pela discente acima citada aos membros do Colegiado. Após leitura e apreciação, a solicitação foi DEFERIDA pelos membros por unanimidade, formalizando assim a Drª. Tamiris Sabrina Rodrigues (Instituto de Biotecnologia-UFU) como co-orientadora da discente Michelle Ribeiro Sales. 4) Apreciação da carta de co-orientação protocolada pelo discente Rodrigo Rodrigues Franco (orientador Prof. Dr. Foued Salmen Espindola). A Srª. Presidente do Colegiado, Profª. Drª. Vivian Alonso Goulart realizou a leitura da carta de co-orientação protocolada pelo discente acima citada aos membros do Colegiado. Após leitura e apreciação, a solicitação foi DEFERIDA pelos membros por unanimidade, formalizando assim a Profª. Drª. Cássia Regina da Silva (Instituto de Biotecnologia-UFU) como co-orientadora do discente Rodrigo Rodrigues Franco. 5) Apreciação da carta de co-orientação protocolada pela discente Iara Pereira Soares (orientador Prof. Dr. Luiz Ricardo Goulart Filho). A Srª. Presidente do Colegiado, Profª. Drª. Vivian Alonso Goulart realizou a leitura da carta de co-orientação protocolada pela discente acima citada aos membros do Colegiado. Após leitura e apreciação, a solicitação foi DEFERIDA pelos membros por unanimidade, formalizando assim a Drª. Ana Flávia Oliveira Notário (Pós-doutoranda do Instituto de Biotecnologia-UFU) como co-orientadora da discente Iara Pereira Soares. 6) Apreciação de artigo publicado para homologação da Qualificação do Curso de Doutorado protocolado pelo discente Pedro Henrique Gonçalves Guedes (orientadora Profª. Drª. Ana Graci Brito Madurro). O discente Pedro Henrique Gonçalves Guedes (orientadora Profª. Drª. Ana Graci Brito Madurro) enviou ao e-mail da coordenação arquivo contendo artigo científico publicado no periódico TALANTA (OXFORD – ISSN 0039-9140), classificado dentro da área de Ciências Biológicas 1 (CB1) com estratificação A2, de acordo com classificação Qualis da CAPES. Após análise do documento pelos membros do Colegiado e considerando que o discente cumpriu os requisitos exigidos pelo Programa, sua Qualificação do curso de Doutorado foi HOMOLOGADA por unanimidade. 7) Apreciação de documentação de patente apresentada para Qualificação do Curso de Doutorado protocolada pela discente Paula Marynella Alves Pereira Lima (orientadora Profª. Drª. Thaíse Gonçalves de Araujo). A discente Paula Marynella Alves Pereira Lima (orientadora Profª. Drª. Thaíse Gonçalves de Araújo) enviou, pelo e-mail da coordenação, arquivo contendo patente registrada sob número de processo: BR 10 2021 004367 9 e tendo como autores: Paula Marynella Alves Pereira Lima, Thaíse Gonçalves de Araújo, Luiz Ricardo Goulart Filho, Wendell Guerra, Robson José de Oliveira Júnior, Fernanda Van Petten de Vasconcelos Azevedo, Janaína do Couto Almeida, Lucas Ian Veloso Correia, Roberta Torres de Melo, Tássia Rafaella Costa, Veridiana de Melo Rodrigues Avila e Lorena Polloni. Após análise do documento pelos membros do Colegiado e considerando que a discente cumpriu os requisitos exigidos pelo Programa, sua Qualificação de Doutorado foi HOMOLOGADA por unanimidade. 8) Apreciação de documentação de patente apresentada para Qualificação do Curso de Doutorado protocolada pela discente Dayane Dotto de Moraes (orientadora Profª. Drª. Ana Graci Brito Madurro). A discente Dayane Dotto de Moraes (orientadora Profª. Drª. Ana Graci Brito Madurro) enviou, pelo e-mail da coordenação, arquivo contendo patente registrada sob número de processo: BR 10 2021 007300 4 (O pedido de patente encontra-se em sigilo, conforme dispõe a Lei de Propriedade Industrial, Lei 9279/96 em seu artigo Art. 30 - O pedido de patente será mantido em sigilo durante 18 (dezoito) meses contados da data de depósito ou da prioridade mais antiga, quando houver, após o que será publicado, à exceção do caso previsto no art. 75). Após análise do documento pelos membros do Colegiado e considerando que a discente cumpriu os requisitos exigidos pelo Programa, sua Qualificação foi HOMOLOGADA por unanimidade. 9) Solicitação de prorrogação de prazo para defesa de qualificação protocolada pela discente Lays Oliveira Rocha (orientador Prof. Dr. Carlos Ueira Vieira). A Srª. Presidente do Colegiado, Profª. Drª. Vivian Alonso Goulart realizou a leitura da solicitação de prorrogação de prazo para defesa de qualificação, enviada pela discente acima citada. Após leitura da documentação enviada e análise dos motivos apresentados pela discente, a solicitação foi DEFERIDA pelos membros do Colegiado. A defesa deverá ser realizada até o último dia útil do mês de novembro de 2021, com protocolo de agendamento em tempo hábil, conforme regras do Programa. 10) Solicitação de prorrogação de prazo para defesa de qualificação referente protocolada pela discente Manuela Ortega Marques Rodrigues (orientador Prof. Dr. Nilson Penha Silva). A Srª. Presidente do Colegiado, Profª. Drª. Vivian Alonso Goulart realizou a leitura da solicitação de prorrogação de prazo para defesa de qualificação, enviada pela discente acima citada. Após leitura da documentação enviada e análise dos motivos apresentados pela discente, a solicitação foi DEFERIDA pelos membros do Colegiado. A defesa deverá ser realizada até o último dia útil do mês de novembro de 2021, com protocolo de agendamento em tempo hábil, conforme regras do Programa. 11) Solicitação de prorrogação de prazo para defesa de Dissertação de Mestrado protocolada pela discente Suelen Oliveira Arantes (orientadora Profª. Drª. Ana Paula Oliveira Nogueira). A Srª. Presidente do Colegiado, Profª. Drª. Vivian Alonso Goulart realizou a leitura da solicitação de prorrogação de prazo para defesa de Dissertação de Mestrado enviada pela discente acima citada. Após leitura da documentação enviada e análise dos motivos apresentados pela discente, a solicitação foi DEFERIDA pelos membros do Colegiado. A defesa deverá ser realizada até o último dia útil do mês de janeiro de 2022, com protocolo de agendamento em tempo hábil, conforme regras do Programa. 12) Solicitação de trancamento do curso de Doutorado protocolado pelo discente Victor Augusto Alves Costa (orientadora Profª. Drª. Fernanda de Assis Araújo). A Srª. Presidente do Colegiado, Profª. Drª. Vivian Alonso Goulart realizou a leitura da solicitação de trancamento do Curso de Doutorado enviada pelo discente Victor Augusto Alves Costa (orientadora Profª. Drª. Fernanda de Assis Araújo), pelo período de 6 meses. Após leitura da documentação enviada e análise dos motivos apresentados, a solicitação foi DEFERIDA pelos membros do Colegiado por unanimidade. O discente permanecerá em situação de trancamento pelo prazo de 6 meses, ou seja, até o final do mês de fevereiro de 2022. 13) III Workshop PPGGB. A Srª. Presidente do Colegiado, Profª. Drª. Vivian Alonso Goulart informou aos membros do Colegiado sobre a importância da realização do III Workshop do Programa de Pós-graduação em Genética e Bioquímica no ano de 2021 e solicitou aos membros que apresentassem sugestões sobre o formato do evento. Após discussões sobre qual formato deveria ser realizado o evento, foi sugerido pelos membros que durante os dias de realização do mesmo sejam apresentados os resultados de pesquisas dos professores por discentes escolhidos por eles, com duração máxima de 30 minutos e ao final da tarde fossem realizadas apresentações de trabalhos no formato de vídeo posters. As sugestões foram ACATADAS por unanimidade. 14) Edital Processo Seletivo Curso Doutorado PPGGB. A Srª. Presidente do Colegiado, Profª. Drª. Vivian Alonso Goulart apresentou aos membros do Colegiado algumas sugestões enviadas pela Comissão de Bolsas do PPGGB para a Seleção de discentes do Curso de Doutorado do PPGGB. A Comissão enviou algumas sugestões referentes à Tabela de Pontuação, bem como outras sugestões referentes ao edital de Seleção. O processo seletivo para o curso de Doutorado acontecerá no início do ano de 2022. As sugestões foram enviadas ao e-mail da Secretaria do PPGGB pelo Prof. Dr. Robson José de Oliveira Júnior, presidente da Comissão, conforme seguem: A) não exigir aceite de orientador, uma vez que o termo de ajuste de conduta assinado pela UFU juntamente ao MPU não permite tal exigência. B) Especificar que as atividades desenvolvidas devem ser em área relacionada ao PPGGB. C) Especificar no edital que a inscrição apenas será efetivada após recebimento de e-mail de confirmação emitido pela secretaria do PPGGB e caso o candidato envie a documentação e não receba a confirmação, deverá contatar a secretaria em no máximo 1 dia após o término do prazo para inscrição. Após leitura e discussões entre os membros, as sugestões foram ACATADAS. A minuta do Edital será redigida e encaminhada aos membros para leitura via e-mail e será apreciada posteriormente em reunião extraordinária do Colegiado. 15) Outros assuntos. A Profª. Drª. Vivian Alonso Goulart solicitou permissão aos membros do Colegiado para inclusão de dois itens de pauta: Distribuição de valores do PROAP/2021 para o PPGGB e sugestões de nomes para composição de Comissões no PPGGB. A inclusão dos itens foi ACEITA por unanimidade. A) Distribuição de valores do PROAP/2021 para o PPGGB. A Profª. Drª. Vivian Alonso Goulart informou aos membros que o valor a ser recebido referente ao PROAP do ano de 2021 pelo PPGGB será de R$ 48.218,00 (Quarenta e oito mil e duzentos e dezoito reais). A PROPP solicitou, via e-mail, que os Programas realizem a distribuição do valor em cada elemento de despesa, conforme planilha enviada. Informou ainda que o período de compras da UFU para 2021 já foi encerrado. Sendo assim, o que poderá ser executado será: pagamento de publicações e inscrições em eventos internacionais; auxilio financeiro para alunos; passagens; material em almoxarifado (papel, caneta, toner, etc.); manutenção em equipamentos (dentro dos contratos que já estão em vigor); frota; pagamento de publicação de artigos nacionais e pagamento de reembolsos. Após discussões entre os membros, foi decidido que o valor a ser recebido pelo PPGGB será distribuído nas rubricas de “pagamento de publicações e inscrições em eventos internacionais e manutenção em equipamentos” (dentro dos contratos que já estão em vigor), na proporção de 50% para cada uma, ou seja, cada uma no valor de R$ 24.109,00 (Vinte e quatro mil e cento e nove reais). A distribuição foi DEFERIDA pelos membros do Colegiado por unanimidade. B) Composição de Comissões no PPGGB. A Profª. Drª. Vivian Alonso Goulart apresentou aos membros do Colegiado sugestões de nomes para a composição de Comissões que serão necessárias para “Autoavaliação e Planejamento estratégico no PPGGB”, e para “Acompanhamento de Egressos no Programa”. Ela informou também que o PPGGB deverá nomear a “ Comissão Permanente interna para acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas nos processos seletivos”. Dessa forma, ela sugeriu os seguintes nomes para a composição de cada Comissão: B1) Comissão da Autoavaliação e Planejamento estratégico: Profª. Drª. Ana Graci Brito Madurro, Prof. Dr. José Eduardo Ferreira Lopes, Profª. Drª. Sandra Morelli e o discente Thiago Neves Vieira do Curso de Mestrado do PPGGB; Apoio: Prof. Dr. Flávio Henrique da Silva; B2) Comissão de acompanhamento de egressos: Prof. Dr. João Marcos Madurro, Profª. Drª. Fernanda de Assis Araújo, Profª. Drª. Ana Maria Bonetti e a egressa do Curso de Doutorado, Tamiris Sabrina Rodrigues. Membro Suplente: Prof. Dr. Maurício Machaim Franco. B3) Comissão Permanente interna para acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas: Profª. Drª. Enyara Rezende Morais, Prof. Dr. Foued Salmen Espindola e a Drª. Renata Roland Teixeira. Membro Suplente: Profª. Drª. Thaíse Gonçalves de Araújo. As sugestões de nomes foram ACATADAS pelos membros do Colegiado por unanimidade. A Coordenação do Programa entrará em contato com os nomes sugeridos e realizará o convite para a composição das Comissões. Às onze horas e vinte e cinco minutos foi encerrada esta reunião. Para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Profª. Drª. Vivian Alonso Goulart, na qualidade de Presidente e pelos Membros do Colegiado, presentes e citados acima.  Uberlândia, 12 de agosto de 2021.


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Documento assinado eletronicamente por Thiago Neves Vieira, Usuário Externo, em 16/08/2021, às 09:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Kelly Aparecida Geraldo Yoneyama Tudini, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/08/2021, às 10:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ana Maria Bonetti, Membro de Colegiado, em 16/08/2021, às 10:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vivian Alonso Goulart, Presidente, em 16/08/2021, às 18:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sandra Morelli, Membro de Comissão, em 17/08/2021, às 09:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.052592/2021-76 SEI nº 2977274