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Ata de Reunião
ATA DA 3ª REUNIÃO [ORDINÁRIA] DE 2025 DO COLEGIADO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO DE BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Em 13 de junho de 2025, às 11 horas, teve início a terceira reunião ordinária do Colegiado da Coordenação de Extensão do Instituto de Biotecnologia do ano em curso, sob a Presidência da Profª Paula Cristina Batista de Faria Gontijo. Estiveram presentes a Prof.ª Raquel Cristina Cavalcanti Dantas (Membro, Docente IBTEC) , o Prof. Dr. Victor Alexandre Félix Bastos (Membro, Docente IBTEC) a Prof.ª Françoise Vasconcelos Botelho (Membro, Docente IBTEC), Prof.ª Terezinha Aparecida Teixeira (Membro, Docente IBTEC Patos de Minas), e a Dra. Natassia Caroline Resende Corrêa (Membro, Técnica Administrativa), por videoconferência. O representante discente Thiago Neves Vieira não esteve presente. 1. Informes: A presidente informou sobre a aprovação no CONIBTEC do pedido para espaço físico e apoio técnico administrativo para a Coordenação de Extensão. 2. Pauta:
2.1. Apreciação da ação: Biotecnologia em Destaque - Relatora: Profa. Dra. Françoise Botelho. A relatora leu parecer ao colegiado: '...III. CONCLUSÃO.
O programa "Biotecnologia em Destaque" tem como objetivo principal divulgar a Biotecnologia do campus Patos de Minas por meio de ações semestrais com a participação de alunos da Atividade Curricular de Extensão (ACE III) e demais interessados.
A RESOLUÇÃO Nº 25/2019, DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO, que estabelece a Política de Extensão da UFU, define em seu Art. 2° que: “São consideradas atividades de extensão as ações e intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas à UFU e que estejam vinculadas à formação do estudante”. A proposta contempla ações voltadas a alunos do ensino médio das escolas públicas de Patos de Minas, à comunidade em geral (por meio de eventos ambientais em pareceria com a Secretaria de Meio ambiente), além da realização de feiras, oficinas guiadas, plantio de mudas e produção de materiais digitais. Tais atividades estão, portanto, em conformidade com a exigência de interação com a comunidade externa.
Quanto às metas extensionistas, entendidas como objetivos mensuráveis, o projeto apresenta as várias metas e, em sua maioria quantificáveis, o que atende aos critérios dos projetos de extensão. Alguns dos objetivos quantificáveis da proposta são: -Elaborar 1 vídeo curto e duas postagens informativas semanais, além de 1 podcast mensal; - Realizar, semestralmente, 3 oficinas com duração de 2h cada, sobre temas como extração de DNA de frutas e produção de bioplásticos; - Realizar, semestralmente, 3 palestrasde 1h cada, com foco em biotecnologia aplicada à agropecuária e bioprocessos; - Realizar reuniões semanais com cronograma definido; - Atingir aproximadamente 600 estudantes do ensino médio por semestre nas atividades planejadas; -Implementar ações com três escolas estaduais específicas em Patos de Minas; - Aplicar questionários pré e pós-evento, coletar depoimentos para análise de engamento em redes sociais e elaboração de relatório final.
No Art. 13 da RESOLUÇÃO Nº 25/2019 diz que “As atividades de extensão devem ser cadastradas, antes de sua execução, tramitadas e deferidas somente no Sistema de Registro e Informação de Extensão (SIEX), disponibilizado pela PROEXC”. Assim, o proponente realizou o registro no SIEX anteriormente à realização da ação, estando em acordo com a Resolução.
Um dos princípios fundamentais da extensão é a interação dialógica, compreendida como a troca mútua e horizontal de saberes entre universidade e comunidade, e não apenas a universidade levando conhecimento. Embora o projeto evidencie uma preocupação com a aproximação da universidade com a sociedade, recomenda-se explicitar com mais clareza como será garantido esse diálogo efetivo e participativo com os públicos envolvidos, especialmente nas oficinas (adaptar às demandas e saberes prévios da comunidade escolar), palestras e ações nas escolas. Incluir a intenção de discutir os resultados com os participantes, promovendo um ciclo de trocas, deixar claro que as parcerias serão construídas em diálogo com as demandas locais e participação da comunidade. Tal aprimoramento pode potencializar o impacto formativo do projeto e reforçar seu caráter extensionista.
Outra consideração é quanto ao cronograma de execução apresentado no projeto; o mesmo não é compatível com o período proposto para o programa (01/07/2025 a 02/07/2027).
Diante do exposto, o projeto "Biotecnologia em Destaque" atende aos critérios estabelecidos pela política de extensão da UFU, possui o potencial de enriquecer a formação acadêmica dos estudantes e promover a disseminação do conhecimento científico junto à comunidade.
Portanto, sou de parecer FAVORÁVEL à aprovação e implementação do programa, com a sugestão de fortalecer, explicitar os mecanismos de interação dialógica e a alterar o cronograma para o período proposto para o programa.
2.2. Pauta: ACE 3 - Biotecnologia Patos de Minas 2025-1 - Relatora: Dra. Natássia Caroline Resende. A relatora leu parecer ao colegiado: '...III. CONCLUSÃO.
O presente processo trata-se do cadastro do Projeto de extensão: "Projeto ACE 3 - Biotecnologia Patos de Minas 2025-1".
O projeto se justifica pelo fato de que o Curso de Graduação em Biotecnologia é pouco conhecido entre os estudantes de Ensino Médio, devido à falta de divulgação e orientação vocacional, devido ao caráter interdisciplinar e devido ao nome do curso em si, aspectos estes que podem fazer o termo Biotecnologia parecer abstrato ou muito técnico, dificultando a compreensão do curso. O projeto também indica que há um número reduzido de ingressantes ao Curso de Graduação em Biotecnologia no Campus Patos de Minas. Desse modo, o projeto de extensão sugere uma série de atividades para alcançar os estudantes de Ensino Médio e divulgar o que é a Biotecnologia, especialmente nas áreas de “Agropecuária” e “Bioprocessos”.
A análise e a apreciação do projeto estão apresentadas a seguir.
1. No Art. 13 da RESOLUÇÃO Nº 25/2019 diz que “As atividades de extensão devem ser cadastradas, antes de sua execução, tramitadas e deferidas somente no Sistema de Registro e Informação de Extensão (SIEX), disponibilizado pela PROEXC.” Assim, o proponente realizou o registro no SIEX anteriormente à realização da ação, estando de acordo com a Resolução.
Além do exposto, alguns tópicos merecem a atenção e revisão da proponente:
2. Ainda considerando o que especifica a RESOLUÇÃO Nº 25/2019 DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO, que em seu artigo 4 fala que deve existir a interação dialógica configurada pelo diálogo e troca de conhecimento entre a comunidade acadêmica e a sociedade, o projeto não especifica em quais momentos e como haverá a troca de saberes com a comunidade externa, ou seja, em que momento os participantes poderão contribuir para a troca de saberes. Embora o projeto preveja a aplicação de questionários, rodas de conversa ou mesmo mapeamento de percepções na fase de “diagnóstico inicial”, isso não necessariamente configura troca dialógica, uma vez que não foi elucidado como essas ações serão executadas na fase de planejamento de ações, execução das ações e na seção de metas.
3. A Metodologia deve trazer informações detalhadas sobre as ações, especialmente enfatizando como se dará a troca de saberes UFU-comunidade e como contribuirá para a formação de discentes. A execução por exemplo só menciona “Envolver os(as) estudantes de forma prática e significativa”.
Orientações para metodologia:
a. A metodologia de uma ação de extensão deve ser descrita de forma clara e detalhada, garantindo que todas as etapas do projeto sejam compreendidas e passíveis de execução.
b. Explique como a metodologia escolhida está alinhada aos objetivos da ação de extensão.
c. Destaque o caráter participativo e a interação entre a universidade e a comunidade, conforme os princípios da extensão universitária.
d. Relacione os membros da equipe (docentes, discentes, técnicos administrativos, parceiros internos e externos) e seus papéis dentro da ação.
e. Descreva claramente o público-alvo da ação (ex.: estudantes, profissionais, grupos comunitários, ONGs, escolas, associações).
f. Explique a metodologia utilizada para cada atividade, como serão conduzidas e qual o papel dos participantes.
g. Se aplicável, detalhe os materiais e recursos necessários para a execução (materiais impressos, didáticos, tecnológicos etc.).
h. Indique os critérios e instrumentos que serão utilizados para avaliar os impactos da ação (formulários, entrevistas, observações diretas, depoimentos).
Alguns exemplos sugeridos para nortear a restruturação da Metodologia:
a. onde serão as oficinas, como será feito o contato com as escolas, de onde virão os materiais, quem participará, quem ministrará, quais oportunidades serão dadas para troca de saberes com a comunidade, como será registrado
b. feira de ciências: onde ocorrerá, quem serão os participantes, se serão utilizados materiais para montagem dos estandes e demonstrações (e se sim, deve-se incluir em orçamento), quais oportunidades serão dadas para troca de saberes com a comunidade, como será registrado
c. visita guiada – a quais laboratórios, quem irá acompanhar, o que se pretende, quais oportunidades serão dadas para troca de saberes com a comunidade, como será registrado
d. produção de conteúdo: quem irá participar, em quais plataformas, quem edita, quem escreve, quem revisa conteúdo, como vai ser o podcast.
e. Sobre a aplicação de questionário: será em todas as atividades? Qual planejamento para aplicação do questionário ao final da atividade, haverá oportunidade, será por amostragem?
f. Sobre coleta de depoimentos, como será registrado, o que será considerado, como garantirá cumprimento da LGPD
g. A Metodologia também pode explicar como as diferentes ações englobarão o foco do projeto que é “Agropecuária” e “Bioprocessos”. Por exemplo, as visitas em laboratório serão focadas em laboratórios dessa área? As palestras serão focadas nessa área?
4. Na etapa de Metas/Ações, sugere-se que em cada uma das ações se especifique:
a. Sobre a forma de participação do discente na ação, como a ação contribui para sua formação e como será a troca de saberes com os participantes da sociedade
b. Sobre a forma de participação do coordenador e dos professores associados
c. Sobre a forma de participação do técnico (se houver)
d. Sobre a forma de participação dos participantes da sociedade e como será a troca de saberes com os participantes da Universidade
5. Na etapa Metas/Ações é mencionado que haverá divulgação em plataformas digitais. Sugere-se especificar quais ou se será somente na página do Curso de Biotecnologia do Campus Patos de Minas.
6. Sugere-se incluir as ações de avaliação em Metas/Ações.
7. As Metas/Ações incluem a possibilidade de envolvimento de técnicos, mas não é relacionado um técnico específico. Sugere-se incluir, se aplicável, especialmente se a visita aos Laboratórios da UFU envolver um técnico.
8. Metas e ações devem ser quantificáveis/mensuráveis. Ao definir a Metodologia e todas as ações será possível delimitar os tempos de atividade, quantidade mínima e máxima de participantes, quantidade de palestras, quantidade de horas da feira de ciências, etc.
EXEMPLO: Promover educação e divulgação científica em âmbito acadêmico por meio de, PELO MENOS, XX palestras expositivas das áreas;
Integrar PELO MENOS XX estudantes de graduação da Universidade Federal de Uberlândia; Realizar 01 evento que possa garantir vivência científica para os alunos que irão participar e para a equipe organizadora – PELO MENOS XX ALUNOS; etc.
9. Na etapa de avaliação sugere-se especificar como será feita a coleta de depoimentos, como será registrada e avaliada.
10. Na etapa de avaliação do Projeto sugere-se especificar como será avaliado o engajamento nas plataformas (quais métricas) e quais serão os indicadores de sucesso da ação extensionista.
11. Na etapa de avaliação, o item Formação de bolsistas ou voluntários para dar continuidade às ações não é explicado. Sugere-se colocar este item na seção de Objetivos.
12. O público participante tem 500 participantes, porém é mencionado em Metas/Ações apenas 100. Sugere-se especificar a quantidade de participantes conforme cada atividade e considerar sobreposições ao calcular o público almejado.
13. O público almejado fala em alunos do ensino médio de escolas públicas e seguidores da página do curso de graduação em Biotecnologia no Instagram. Porém, ao longo do texto os seguintes públicos são mencionados:
a. Estudantes de Ensino Médio de escolas públicas
b. Estudantes de Ensino Médio de escola privadas
c. Estudantes das escolas “Escola Estadual Professor Antônio Dias”, “Escola Estadual Professor Modesto” e Escola Estadual Marcolino De Barros”
d. Toda sociedade de Patos de Minas
e. Estudantes de ensino médio que irão realizar Enem e Vestibular
f. Pessoas de outro ambiente de convivência social do município de Patos de Minas
g. Estudantes (sem especificar de que nível) e profissionais da área (Sem especificar quais ou o local onde estão)
h. Pessoas que participarão das oficinas e palestras.
i. Pessoas que irão em uma feira de ciências (sem dizer onde e qual público)
j. Pessoas que visitarão os laboratórios do curso (sem dizer o público)
k. Público que escutará o podcast
l. Membros voluntários da comunidade diretamente envolvidos nas ações.
Desse modo sugere-se que o público-alvo seja mais definido em cada ação.
14. O Local de Realização está especificado como “Campus Patos de Minas, prédio de Laboratórios”. Porém, o projeto menciona algumas atividades que dependerão da delimitação de uma região/localidade para intervenção extensionista:
· Envolvimento das escolas “Escola Estadual Professor Antônio Dias”, “Escola Estadual Professor Modesto” e Escola Estadual Marcolino De Barros”
· Oficinas interativas incluindo uma oficina que haverá extração de DNA
· Palestras
· Feira de ciências
· Visitas aos Laboratórios do curso no campus UFU-Patos de Minas
· Rodas de conversa em escolas públicas e privadas
· Rodas de conversa em outro ambiente de convivência social do município de Patos de Minas
· Divulgação em redes sociais
· Divulgação em podcast
Desse modo sugere-se e que, após atender as alterações nas partes de Objetivos, Metodologia, Metas e Ações e Avaliação, a localização das atividades de extensão sejam definidas.
15. Sugere-se que o Cronograma de execução contenha as atividades de avaliação.
16. O cronograma de execução vai até outubro, mas o projeto está previsto para 21/09/2025. Realizar a adequação para a data correta.
17. No cadastro da “EQUIPE DE TRABALHO” a carga horária descrita para coordenador e demais membros deverá ser o “Total de horas de atuação na atividade”, levando em consideração a atuação de cada um, e condizente com o período de ORGANIZAÇÃO (em geral, a carga horária descrita para o “coordenador responsável” é igual à carga horária total de organização). Sugere-se que o período de organização seja mais bem delimitado a fim de averiguar o quantitativo de horas do coordenador e docentes associados ao projeto.
Respeitosamente e considerando o exposto anteriormente, e levando-se em consideração as adequações sugeridas, sou de parecer FAVORÁVEL À APROVAÇÃO, com correções, do Projeto de Extensão "Projeto ACE 3 - Biotecnologia Patos de Minas 2025-1” (6395395), sugerindo que o proponente realize as alterações sugeridas e submeta o projeto novamente ao COLEXIBTEC.
Como foram submetidas 2 ações relacionadas e que estão sob coordenação da mesma docente, o COLEXT IBTEC elaborará um documento único compilando as correções que deverão ser feitas em todas as ações que será encaminhado para o coordenador. Nada mais a tratar, às 13h00min, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Paula Cristina Batista de Faria Gontijo, na qualidade de Presidente do Colegiado de Extensão do IBTEC, e por todos os membros presentes.
| | Documento assinado eletronicamente por Paula Cristina Batista de Faria Gontijo, Presidente, em 13/06/2025, às 15:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| | Documento assinado eletronicamente por Terezinha Aparecida Teixeira, Membro de Colegiado, em 17/06/2025, às 11:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| | Documento assinado eletronicamente por Natássia Caroline Resende Corrêa, Membro de Colegiado, em 17/06/2025, às 13:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| | Documento assinado eletronicamente por Raquel Cristina Cavalcanti Dantas, Membro de Colegiado, em 24/06/2025, às 09:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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| Referência: Processo nº 23117.037930/2025-73 | SEI nº 6392944 |