UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projeto Interdisciplinar para Eletrônica e Telecomunicações

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT31711

Período/Série:

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

00

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Paulo Roberto Guardieiro

Ano/Semestre:

2020/2

Observações:

 

 

EMENTA

Preparação, elaboração, desenvolvimento, redação e apresentação, em equipes sob coordenação de um professor, de projetos que objetivem resolver situações-problema práticas de engenharia que envolvam os conhecimentos, procedimentos, atitudes, competências e habilidades adquiridos pelos estudantes até esta fase do curso, possibilitando ao graduando visualizar a inter-relação entre todas as disciplinas estudadas e o vínculo com problemas que poderão ser encontrados em sua futura profissão.

JUSTIFICATIVA

Preparar os estudantes de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações para o desenvolvimento de temas vistos até esta fase do curso. A elaboração, desenvolvimento e apresentação de projetos em equipes são essenciais para análise e proposta de soluções em situações práticas de engenharia, e para preparação do estudante

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final do curso o estudante deverá ter aprimorado sua capacidade de:

1. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;

2. Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

3. Identificar, formular e resolver problemas de engenharia.

Objetivos Específicos:

1. Desenvolver ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

2. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

3. Atuar em equipes;

4. Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

5. Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.

PROGRAMA

1. Escolha do tema.

2. Formulação do problema.

3. Coleta de informações.

4. Concepção da solução.

5. Experimentação e levantamento de resultados.

6. Validação da solução.

7. Redação do relatório final.

8. Apresentação.

9. Prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público (Lei Federal 13.425, de 30 de março de 2017).

METODOLOGIA

Para esta componente curricular, a ser ministrada em formato remoto,  serão adotadas aulas em duas modalidades:

Carga horária das atividades síncronas:

Carga horária das atividades assíncronas:

AVALIAÇÃO

Serão atribuídos 100 pontos da seguinte forma:

BIBLIOGRAFIA

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Paulo Roberto Guardieiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/06/2021, às 14:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 SEI nº 2853587