UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

GESTÃO AMBIENTAL I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO034

Período/Série:

7º Período

Turma:

GM

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

 

Ano/Semestre:

2022 _1

Observações:

Kátia Gisele de Oliveira Pereira

 

EMENTA

Legislação Ambiental Brasileira. Políticas Públicas de Meio Ambiente. Sistema Nacional de Meio Ambiente, Instrumentos da PNMA, Zoneamento Ecológico Econômico. Legislação Ambiental Estadual. Legislação Ambiental Municipal. Elaboração de projeto de Unidade de Conservação (área de proteção ambiental).

JUSTIFICATIVA

A gestão ambiental tem como objetivo oferecer condições aos estudantes de atuar como geógrafo no gerenciamento e conservação da dinâmica natural no ambiente urbano e rural, de forma crítica e comprometida com a ética e o uso eficiente e sustentável dos recursos naturais. A disciplina oferecerá aos estudantes, condições de buscar referências nos acordos e debates globais sobre meio ambiente de forma a fomentar o debate e as práticas da gestão ambiental no âmbito local, regional e global.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Proporcionar ao estudante o conhecimento teórico-metodológico a respeito do Planejamento Ambiental com ênfase nas políticas de gestão ambiental e zoneamento ambiental, bem como aplicar os conhecimentos apreendidos nas distintas áreas da Geografia na elaboração de projetos de unidades de conservação (Área de Proteção Ambiental).

Objetivos Específicos:

  • Discutir os conteúdos e importância das Conferências mundiais sobre meio ambiente e a relação com a legislação brasileira sobre meio ambiente
  • Analisar as Políticas Públicas de Meio Ambiente;
  • Debater a Legislação Ambiental nas esferas federal, estadual e local;
  • Trabalhar conceitos básicos de Gestão Ambiental;
  • Elaborar atividade prática -  o estado enquanto sujeito da gestão ambiental: elaboração de plano de atuação da gestão ambiental.

PROGRAMA

Acordos internacionais

Legislação

Políticas Públicas

Sistema Nacional de Meio Ambiente: https://www.mma.gov.br/governanca-ambiental/sistema-nacional-do-meio-ambiente

Zoneamento

Criação e Gestão de Áreas de Proteção Ambiental-APAS

METODOLOGIA

As aulas são expositivas problematizadoras – no sentido de apresentar a questão ambiental fundamentada em conhecimentos de diversas áreas do conhecimento científico. Esta abordagem interdisciplinar e multidisciplinar do tema meio ambiente fornecerá suporte para compreensão da necessidade da conservação do meio ambiente, aliado aos sistemas produtivos comprometidos com valores sustentáveis e eficientes no uso dos recursos naturais.

Nas aulas são empregues leituras e análises de artigos científicos, livros, documentários, entrevistas e seminários como suporte para a construção do conhecimento. Os estudantes são apresentados a situações problemas em forma estudos de caso e trabalho de campo. As aulas são seguidas de atividades práticas e avaliações formais com o intuito de mensurar o grau de incorporação do conhecimento. Para a conclusão da atividade os discentes precisam elaborar em grupo um estudo de caso sobre gestão ambiental, na qual observam, questionam e avaliam a realidade prática e propondo soluções para uma melhor gestão dos recursos naturais. Desta forma integram a teoria com a prática de forma crítica e responsável.

No quadro abaixo estão descritas todas as atividades teóricas e práticas – Esclarecendo que a leitura dos textos será uma prática obrigatória para acompanhar o desenvolvimento da disciplina. A entrega dos trabalhos deve ser realizada nas datas previstas e de elaboração própria empregando o método científico, que consiste em análise dos textos e com devidas citações, segundo a ABNT.

AVALIAÇÃO

Aula

Dia

Conteúdo

Atividades/Valores

1ª aula

26/set

Apresentação do Conteúdo, datas e atividades

 Debate sobre o plano de ensino, esclarecimentos sobre a disciplina

2ª aula

10/out

Visões de mundo e a gestão ambiental

Texto 1: FIDO e MOAT (visões de mundo)

Marcelo Vasconcelos Entrevista – O verdadeiro naturalista (https://www.youtube.com/watch?v=fq_X6XieDnM) -  5,0 pontos

3ª aula

17/out

Conceito de Sustentabilidade

Texto 2: Assistir a entrevista do prof. (FEA/USP) José Eli da Veiga sobre: Desenvolvimento sustentável: uma utopia? Elabore um texto com até 3 laudas com um resumo do debate do AUTOR. Presente no site do prof.  https://vimeo.com/213773884

15,0 pontos

4ª aula

24/out

Debate sobre sustentabilidade

 

5ª aula

31/out

Conferências mundiais sobre meio ambiente

Estudo dirigido 1 – Leia os artigos e responda as questões.

10,0 pontos

6ª aula

07/Nov

Conferências ambientais e a legislação brasileira

 

7ª aula

14/nov

Introdução ao Estudo das leis brasileiras

Estudo dirigido 2 – Leis ambientais.

10,0 pontos

8ª aula

21/nov

Instrumentos trazidos pelas leis

 

9ª aula

28/nov

Política pública e Governança ambiental mineira

Texto 3: Justiça ambiental, diversidade cultural e accountability - Desafios para a governança ambiental Andréa Zhouri https://drive.google.com/drive/folders/19my8Fvh9ftwG7_Tx2R7A78Xbp1dA0YXO

15,0 pontos

10ª aula

05/dez

Política pública e Governança ambiental mineira

 

11ª aula

12/dez

Zoneamento ambiental, ZEE - MG e ZAP

Estudo dirigido 3 – Zoneamento ambiental e Zoneamento ambiental produtivo – ZAP

5,0 pontos

12ª aula

09/jan

Área de Proteção ambiental - Criação - APA

 

13ª aula

16/jan

APA - Plano de Manejo etapas de construção

 

14ª aula

23/jan

Atividade prática

Apresentação do estudo de caso pelos grupos 40,0 pontos – Qualidade da elaboração do tema e da apresentação

15ª aula

30/jan

Atividade de Recuperação

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ROSS, J.S.L. Geomorfologia: Ambiente e Planejamento. São Paulo: Contexto, 2005.

PHILIPPI Jr, A. et. Al. Curso de Gestão Ambiental. São Carlos: RIMA, 2004.

SANTOS, FERREIRA, Rozely, Planejamento ambiental; teoria e prática. Oficina de Texto. São Paulo Manole, 2.004.

Complementar

AB'SABER, Aziz. Refletindo sobre questões ambientais: ecologia, psicologia e outras ciências. Psicol. USP, 2005, vol.16, nº. 1-2, p.19-34.

CAPOBIANCO, João Paulo. Biomas brasileiros. In CAMARGO, Aspásia, CAPOBIANCO, João Paulo, OLIVEIRA, José Antônio. Meio Ambiente Brasil: avanços e obstáculos pós Rio-92. São Paulo: Estação Liberdade: Instituto

FRANCIS, D. G. Evolução das ciências sociais: uma cartilha sobre a lógica dialética. Não publicado.

GUERRA, Antônio Jose Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista (orgs.). Avaliação e Perícia Ambiental. 2ª ed. Rio de Janeiro: Betrand Brasil, 2000.

GUERRA, Antônio Jose Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista. A questão ambiental. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 2.003.

GUSMÃO, Rivaldo Pinto de (coord.). Diagnóstico Brasil: a ocupação do território e o meio ambiente. Rio de Janeiro: IBGE. 1990.

IBAMA. GeoBrasil 2002: Perspectivas do meio ambiente no Brasil, cap 1. Brasília: IBAMA. Disponível em: http://www2.ibama.gov.br/~geobr/geo2002.htm

MELLO-THERY, Neli Ap. De e THERY, Hervé. Gestores e Gestão Ambiental nos Municípios brasileiros, In Cavalcante, Maria Madalena de Aguiar. (Org.). Gestão Ambiental: Desafios e Possibilidades. 1ed.Curitiba: Editora CVR, 2014, v., p. 9-34.

VEIGA, J. E. Desenvolvimento sustentável: uma utopia? Tv Cultura. 15/08/2006. Café Filosófico. Disponível em: <https://vimeo.com/213773884>. Acesso em: 12/01/2017.

ZHOURI, Andréa. Justiça ambiental, diversidade cultural e accountability: Desafios para a governança ambiental. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Anpocs. Vol. 23, nº 68. outubro.2008. www.redalyc.org.

IBAMA, Roteiro metodológico para a gestão de área de proteção ambiental, APA / Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Diretoria de Unidades de Conservação e Vida Silvestre. - Brasília: Ed. IBAMA, 2001. 240p

IBAMA, Roteiro metodológico de planejamento: parque nacional reserva biológica, estação ecológica. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Diretoria de Ecossistemas – DIREC. Brasília: ed. IBAMA, 2002. 136 p.

IBAMA, Roteiro metodológico para elaboração e revisão de planos de manejo das unidades de conservação federais. Orgs.: D’AMICO, A. R., COUTINHO E. O. e MORAES, L. F. P. Brasília: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade: ICMBio, 2018. 208 p.

SACHS, Ignacy. A gestão da qualidade do meio ambiente e o planejamento do desenvolvimento: algumas sugestões para ação. In SACHS, Ignacy. Rumo à Ecossocioeconomia: Teoria e prática do desenvolvimento. São Paulo. Cortez Editora., 2007. PP.33-53.

IBGE. 2008. Indicadores de desenvolvimento sustentável. Disponível em:< http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/recursosnaturais/ids>. Acesso em: 12/01/2017.

STEINBERGER, Marília e AMADO, Theodelina Moreira. O espaço urbano no zoneamento ecológico-econômico: esboço metodológico. In STEINBERGER, Marília (org). Território e ambiente em políticas públicas territoriais. Brasília: Paralelo 15 e LGE Editora, 2006, pp. 151-186.

AB’SABER, A. Bases conceptuais e papel do conhecimento na previsão de impactos. In: AB’SABER, A. e MULLER-PLANTENBERG (orgs.). Previsão de impactos: o estudo do impacto ambiental no Leste, Oeste e Sul. Experiências no Brasil, na Rússia e na Alemanha. São Paulo: Editora USP, 2002. pp. 27-50.

SANTOS, Rosely Ferreira dos (Org.). Vulnerabilidade ambiental: desastres naturais ou fenômenos induzidos? Brasília: MMA, 2007. Pp. 23-38.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Katia Gisele De Oliveira Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/09/2022, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 SEI nº 3905652