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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Possibilitar que os alunos compreendam as principais vertentes da historiografia brasileira, desde a formação do Estado-nação até a contemporaneidade, com ênfase nos contextos de produção dessa escrita da história, bem como nos debates relativos aos distintos projetos de nação, à questão racial e à identidade nacional;
Contribuir para que os alunos compreendam marcos historiográficos, contextos históricos e referenciais teórico-metodológicos que caracterizam as diferentes fases da produção historiográfica brasileira;
Possibilitar que os alunos identifiquem as principais interpretações e polêmicas relativas à questão racial no Brasil, correlacionando-as historicamente com diferentes políticas estatais e projetos de nação.
Ementa
As principais correntes da historiografia brasileira: da formação do Estado-nação à contemporaneidade. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o seu papel na construção de uma história e de uma identidade nacional. Cientificismo e historiografia: os debates acerca da questão racial, da identidade brasileira e dos projetos de nação. Obras clássicas da historiografia brasileira: interpretações sobre o papel da colônia na formação social e histórica do Brasil. A historiografia brasileira recente: a escrita da história nas universidades brasileiras.
PROGRAMA
Unidade 1- A fundação e institucionalização de uma história nacional (século XIX)
1.1- A criação do IHGB e seu papel na construção de uma história e de uma identidade nacional.
1.2- O papel do conhecimento histórico na formação do Estado e da nação brasileira: a perspectiva historiográfica de Francisco Adolfo de Varnhagen.
1.3- Cientificismo e historiografia no século XIX: a questão racial e a (de)formação da nação.
Unidade 2- Clássicos da historiografia brasileira: interpretações sobre o papel da colônia na formação social brasileira (século XX)
2.1- O estabelecimento de uma tradição historiográfica: a colônia na historiografia de Capistrano de Abreu.
2.2- Equilíbrio de antagonismos e positivação da mestiçagem na historiografia de Gilberto Freyre.
2.3- As raízes ibéricas da colonização como fatores explicativos da cultura política e da identidade nacional brasileira: a historiografia de Sérgio Buarque de Holanda.
2.4- O sentido da colonização e a revolução nacional no Brasil: a perspectiva marxista na historiografia de Caio Prado Jr.
Unidade 3- A historiografia brasileira recente (séculos XX e XXI)
3.1- Um novo lugar de produção: a escrita da história nas universidades brasileiras.
3.2- A historiografia universitária: o retorno aos clássicos; as novas perspectivas de análise; e os revisionismos historiográficos.
3.3- A historiografia brasileira recente: a diversificação de objetos de estudo e a fragmentação do conhecimento histórico.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51. ed. São Paulo: Global, 2006.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Edição Crítica. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
PRADO JR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AXT, Gunter; SCHÜLER, Fernando (Orgs.). Intérpretes do Brasil: cultura e identidade. 2. ed. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2011.
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Livro de fontes de historiografia brasileira. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
NEVES, Lucia Maria Bastos Pereira das et al. (Orgs.). Estudos de historiografia brasileira. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2011.
REIS, José Carlos. As identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. V. 1. 9. ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2007.
SCHWARCZ, Lília Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254334 |