UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química

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Timbre

Ata

ATA DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQUI) – MESTRADO E DOUTORADO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, DO ANO DE DOIS MIL E VINTE E UM.

Aos vinte e cinco dias do mês de janeiro do ano dois mil e vinte e um, às quatorze horas e três minutos, por meio de webconferência, Plataforma Google Meet, link meet.google.com/opv-uuyv-qmz, teve início a primeira reunião ordinária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia do ano corrente. Estiveram presentes os conselheiros: Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz (Coordenador), Celso de Oliveira Rezende Júnior, Harumi Otaguro, Jefferson Luis Ferrari e Gustavo Von Poelhsitz, representantes docentes que compõem o novo Colegiado e William Oliveira Soté, novo representante discente. O início da reunião deu-se com as boas vindas aos novos membros deste conselho. Item 1: Aprovação das atas da 10ª reunião ordinária (ratificação) e 7ª extraordinária do Colegiado do Programa em 2020. Ficam ratificadas a aprovação das duas atas, ocorridas ao fim das próprias sessões. Item 2 - Comunicações. Foram feitas as seguintes comunicações, pelo Prof. Rodrigo: a) Sobre a avaliação do PPGQUI, enviada à CAPES por meio da Plataforma Sucupira: em razão da pandemia do COVID-19, a vinda da Profª Maísa Furlan para a avaliação externa do Programa, uma exigência para o Programa, foi cancelada. Novo convite para avaliação externa, foi feito para o Prof. Mauro Vieira de Almeida, da Universidade Federal de Juiz de fora. Para a autoavaliação, o PPGQUI tem até o fim de março/2021. b) Assembléia do PPGQUI, em 2021, tem previsão para ocorrer até março. Item 3 - Ordem do dia. 3.1) Bolsa CNPq - concessão de uma bolsa de mestrado. O PPGQUI tem uma bolsa CNPq de mestrado para ser cadastrada ainda em março. É necessário definir os critérios para atribuição  ao discente, já que esta bolsa é válida para um projeto específico, diferente das bolsas de demanda social, que são cota do Programa. O edital contempla os docentes envolvidos no edital que foi submetido ao CNPq, que direcionou a bolsa ao PPGQUI. Deverá haver a etapa de prova escrita. A banca de elaboração e correção poderá ser a mesma que atua nos processos seletivos de ingresso: Celso de Oliveira Rezende Júnior, como presidente, e Carolina Gonçalves Oliveira, João Flávio da Silveira Petruci e Osmando Ferreira Lopes. Demais critérios para a lisura do processo de seleção da bolsa, considerando que o William, representante discente, concorrerá, às 15h30 o mesmo foi convidado a se ausentar da reunião, até que se encerre a discussão para a definição da metodologia da prova escrita. Às 15h44 ele foi chamado a retornar. Definidos os critérios para a seleção, o edital fica aprovado e os ajustes no edital deverão ser concluídos viabilizando a divulgação no máximo nos próximos dois dias. 3.2) Avaliação de bancas de defesa: Processos SEI 23117.072911/2020-89; 23117.077188/2020-24 e 23117.000740/2021-77. Processo SEI 23117.072911/2020-89: Requerimento de defesa de mestrado para Samuel Carlos Silva, orientado pelo Prof. Edson Nossol. Pedido em acordo com as normas vigentes, banca aprovada. Processo SEI 23117.077188/2020-24: Requerimento de defesa de doutorado para Renan Faria Guerra, orientado pelo Prof. Eduardo de Faria Franca. Pedido em acordo com as normas vigentes, banca aprovada. Processo SEI 23117.000740/2021-77: Requerimento de defesa de mestrado para Augusto dos Santos Novais, orientado pelo Prof. Rodrigo Amorim Bezerra da Silva. O aluno não apresentou o requisito de produção exigido no regulamento pelo qual é regido, no entanto, o Colegiado concede um prazo até 08/02/2021 para apresentação da submissão de artigo, para deferir o pedido, considerando a banca aprovada. 3.3) Avaliação de pedidos de dilação de prazo: Processos SEI 23117.072915/2020-67. Pedido de dilação de doze meses de prazo para a defesa de Geandre Carvalho de Oliveira, orientado pelo Prof. Sidnei Gonçalves da Silva. Considerando a dificuldade de cumprimento dos prazos em razão da situação atual de pandemia, mesmo com a falta de apresentação do trabalho desenvolvido até o momento e do cronograma de atividades durante o período de prorrogação, o pedido fica suspenso e não indeferido. Por seis votos favoráveis, o orientador poderá reapresentar o pedido, a ser avaliado na próxima reunião deste Colegiado. 3.4) Avaliação de pedidos de coorientação: Processos SEI 23117.075197/2020-81; 23117.070704/2020-90 e 23117.000879/2021-11. Processo SEI 23117.075197/2020-81: pedido do Prof. Alberto de Oliveira para o Prof. Sérgio Antônio de Morais Lemos coorientar Aline Silva Gomes; Processo SEI 23117.070704/2020-90: pedidos da Profª Harumi Otaguro para a Profª Rosana Maria Nascimento de Assunção coorientar Matheus Vicente Barbosa da Silva e Taynara Oliveira Estevam e para a Profª Tayana Mazin Tsubone coorientar Tayná Saraiva de Lavor; Processo SEI 23117.000879/2021-11: pedido do Prof. Rodrigo Amorim Bezerra da Silva para o Prof. Edmar Isaías de Melo coorientar Fabiano Mendonça de Oliveira. Todos os pedidos estão em acordo com as normas vigentes e foram deferidos por unanimidade. As coorientações passam a ser reconhecidas a partir desta data. 3.5) Trocas de orientação: Mariana Fornazier Borges de Reinaldo Ruggiero para Harumi Otaguro e Frank dos Santos da Silva de Francisco José Torres de Aquino para Sérgio Antônio Lemos de Morais. Em razão dos descredenciamentos dos Profs. Reinaldo Ruggiero e Francisco José Torres de Aquino, a partir de janeiro de 2021, por indicação dos mesmos, a partir deste ano, os discentes Mariana Fornazier Borges e Frank dos Santos da Silva serão orientados pelos Profs. Harumi Otaguro e Sérgio Antônio Lemos de Morais, respectivamente. 3.6) Avaliação de relatórios de Pós doc: Processo SEI 23117.075089/2020-16 e 23117.075816/2018-12. Processo SEI 23117.075089/2020-16, relatório de pós doc apresentado por Ali Asghar, supervisionado pelo Prof. Antonio Otavio de Toledo Patrocinio: aprovado por unanimidade. Processo SEI 23117.075816/2018-12, relatório de pós doc apresentado por Helliomar Pereira Barbosa, supervisionado pelo Prof. Jefferson Luis Ferrari: aprovado por unanimidade. 3.7) Logo do PPGQUI. A secretária Mayta Peixoto se comprometeu a consultar Ricardo Margonari, secretário da Diretoria do IQUFU, quanto à realização da votação pela mesma plataforma utilizada para a última eleição de diretor do IQUFU. Assim, todo o sistema para a votação já poderá ser organizado, visando a conclusão do edital. Os meios para o melhor resultado desse processo, datas para votação e divulgação das imagens deverão ser amplamente divulgados. 3.8) Site do PPGQUI. O site do PPGQUI está sendo atualizado, com o apoio do Centro Tecnológico de Informação da UFU, com previsão de utilização a partir de abril, sendo necessária a divisão de tarefas para a atualização das informações para a nova plataforma. Os membros do Colegiado estão atentos aos prazos e o Prof. Jefferson Luis Ferrari, convidado pelo Prof. Fábio Augusto do Amaral, Diretor do IQUFU, para participar da Câmara de Pesquisa do Instituto, teve suas tarefas absorvidas pelos demais envolvidos. 3.9) Processo SEI 23117.075797/2020-49, transferência de supervisão de pós doc de Patrícia Gontijo do Prof. Reinaldo para a Profª Rosana Maria Nascimento de Assunção. 23117.076035/2020-60 (processo relacionado) informa projeto. Em razão do descredenciamento do Prof. Reinaldo Ruggiero a partir de janeiro de 2021, fica reconhecida a supervisão da Profª Rosana Maria Nascimento de Assunção para Patrícia Gontijo de Melo, conforme projeto informado no Processo SEI 23117.076035/2020-60. Item 4: Outros assuntos: Nada mais havendo a tratar, o Presidente do Colegiado encerrou a reunião às dezessete horas e três minutos e eu, Mayta Mamede Negreto Peixoto, secretária do PPGQUI, lavrei esta ata a ser assinada por mim e pelos membros presentes deste Colegiado. Uberlândia, vinte e cinco de janeiro de dois mil e vinte e um.


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Alejandro Abarza Munoz, Membro de Colegiado, em 26/02/2021, às 14:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por William Oliveira Soté, Membro de Colegiado, em 26/02/2021, às 14:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gustavo Von Poelhsitz, Membro de Colegiado, em 26/02/2021, às 14:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Harumi Otaguro, Membro de Colegiado, em 26/02/2021, às 14:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Mayta Mamede Negreto Peixoto, Secretário(a), em 26/02/2021, às 15:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jefferson Luis Ferrari, Membro de Colegiado, em 12/03/2021, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Celso de Oliveira Rezende Júnior, Membro de Colegiado, em 15/03/2021, às 16:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.072753/2020-67 SEI nº 2522535