UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Curricular Supervisionado V

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

GHS038

Período/Série:

9º período

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15h

Prática:

85h

Total:

100h

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

 

Ano/Semestre:

2023.1

Observações:

A comunicação com a turma ocorrerá através do email: natalia.pecanha@ufu.br e pela plataforma Teams.

 

EMENTA

O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio curricular supervisionado: REGÊNCIA. A Prática Pedagógica e o planejamento do ensino articulado às propostas de ensino público no Ensino Fundamental ou Médio. Elaboração de relatório circunstanciado refletindo sobre as experiências vivenciadas nas atividades de Estágio

JUSTIFICATIVA

A disciplina Estágio Supervisionado V propiciará aos/as licenciandos/as uma reflexão acerca da sua formação docente e da construção da sua práxis, ao permitir a convergência entre teoria e prática. Tal disciplina buscará uma problematização teórica-metodológica da disciplina História em convergência com o Ensino de História, que possibilitará aos/as licenciandos/as a compreender a sala de aula do ensino básico (Ensino Fundamental e Médio) como um espaço de produção de pesquisa. Neste sentido, as discussões bibliográfica articuladas às experiências práticas, como a observação e planejamento de sequências didáticas, a regência, a elaboração de planos de aula, bem como a confecção do relatório reflexivo, permitirão que os/as futuros/as professores/as reflitam não só sobre a importância do conhecimento histórico para a sociedade, mas sobretudo, sobre sua formação e prática.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Articular a discussão teórica sobre conteúdo e metodologia da História, pertinentes ao Ensino Fundamental e Médio com a prática docente;

Objetivos Específicos:

- Pesquisar e avaliar outras experiências de ensino de História que se efetivaram (efetivam) fora do sistema escolar;

- Exercer a prática docente no Ensino Fundamental, Médio ou Modalidades de Ensino Alternativas;

- Discutir criticamente sobre a relação escola / sociedade e as práticas pedagógicas atuais;

- fundamentar coerentemente as opções teórico-metodológicas, didáticas e pedagógicas adotadas no estágio docente;

- Elaborar um relatório circunstanciado, no qual apresente uma síntese das experiências de leitura, produção de material e execução da atividade docente, vivenciadas durante o estágio.

PROGRAMA

UNID. I – O Ensino de História como prática de respeito

1. Transversalidade como estratégia curricular

2. O prazer em ensino e pesquisa

UNID. II – Gênero e sexualidade.

1. O corpo como prática pedagógica

2. Pedagogia da Travestilidade

UNID. III - Por uma educação antirracista

1. “Eu, professor branco, posso ser antirracista?”

2. Por uma educação que respeite a religiosidade de matriz africana

3. Rompendo epistemicídeos

4. Exercitando a transvesalidade - Regências nas escolas

UNID. III – Experiência do Estágio

1. Socialização da experiência de estágio

 

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida na modalidade presencial, de acordo com a Resolução CONSUN 30/2022, com exposições dialogadas baseadas nos textos teóricos e metodológicos selecionados, com a apresentação da sequência didática pelos discentes, atendimentos individuais ou em grupo, além da regência de turmas do Ensino Fundamental ou Médio, nas escolas das redes municipal e estadual. Serão encontros presenciais entre os dias 01/08/2023 e 28/11/2023, nos quais realizaremos reflexões teórico-metodológicas amparadas em importantes debates historiográficos e educacionais em diálogo com as experiências vivenciadas na escola-campo, onde serão executadas as sequências didáticas e a regência. Além disso, será proposto um momento de reflexão e revisão de uma das sequências desenvolvidas na escola escolhida.

AVALIAÇÃO

1 – Produção de planos de aulas (a cada aula) e sequências didáticas (regência)

Data: ao longo do semestre.

Critério de avaliação – Será avaliado se o plano obedece os critérios definidos como a existência de um cabeçalho, tema, objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos e bibliografia; bem como, será verificado se os temas transversais analisados estão presentes nas propostas de aula.

Valor: 20 pontos

2 – Regência – aula ministrada em alguma turma do Ensino Fundamental ou Médio da escola parceira, em que se desenvolverá o estágio ao longo do semestre.

Critério de avaliação – Será avaliada a desenvoltura, postura, domínio do conteúdo, relação entre estagiário/a e alunos/as, uso de recursos didáticos e se o desenvolvimento da aula está de acordo com a sequência didática, entregue previamente.

Data: durante o período de estágio na escola campo.

Valor: 40 pontos

3 – Relatório de estágio

Data de entrega – 14/11/2023

Critério de avaliação – Será considerado o detalhamento da experiência vivenciada no estágio, seja em relação ao convívio com o/a professor/a supervisor/a, os/as alunos/as, a comunidade escolar e a professora orientadora. Além disso, o/a estagiário/a precisa realizar uma caracterização do ambiente escolar e anexar as principais atividades desenvolvidas ao longo do estágio. Será levada em consideração, a coesão e coerência do texto, bem como o uso da norma culta e das regras da ABNT.

Valor: 20 pontos

4 – Participação em aula

Data: ao longo do semestre

Critérios de avaliação: Leitura dos textos e participação nos debates e na confecção de atividades propostas ao longo do semestre.

Valor: 20 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

GUIMARÃES, Selva. Interdisciplinaridade, transversalidade e Ensino de História. In. _____. Didática e Prática de Ensino de História. 13ª ed. Revisada. Campinas, SP: Papirus, 2012.  

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SILVA, Marcos A da. História: O prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.

Complementar

CARINE, Bárbara. “Eu, professor branco, posso ser antirracista?” In. ___. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.

hooks, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2021. 

JECUPÉ, Kaká Werá. A terra dos mil povos: História indígena do Brasil contada por um índio. 2 ed. São Paulo: Peirópolis, 2020.

NASCIMENTO, Beatriz. O negro visto por ele mesmo. Alex Ratts (org). São Paulo: Ubu Editora, 2022.

PASSOS, Maria Clara Araújo dos. Pedagogia das Travestilidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022. 

RODRIGUES, Maria Lucia e OLANDA, Elson Rodrigues. A invisibilidade da cultura cigana  nos espaços escolares. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/educacao-basica-pesquisa/volume1/03.html

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editoral, 2019.

 

* Os textos poderão ser alterados ao longo da disciplina.

** os textos que não constam na Biblioteca serão disponibilizados digitalizados na plataforma Teams.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Natália Batista Peçanha, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/08/2023, às 16:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 SEI nº 4709745