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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
A transição do feudalismo para o capitalismo. A economia mercantil e o surgimento do Estado-nação. A expansão ultramarina europeia e a formação do Antigo Sistema Colonial. O Renascimento e a cultura na Idade Moderna. As Reformas protestantes e o movimento da Contrarreforma.
JUSTIFICATIVA
A disciplina visa capacitar o discente a compreender as transformações ocorridas na transição entre medievo e modernidade como também refletir acerca das principais marcas do período moderno; seus desdobramentos e influências no mundo ocidental e o papel do moderno na formação do mundo contemporâneo. Assim, busca estimular o aluno a pensar possibilidades de transmitir conteúdos próprios desta disciplina em sua futura atuação nos vários níveis da docência.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Analisar as principais transformações ocorridas na sociedade europeia entre os séculos XIV-XVI, evidenciando mudanças na política, economia e cultura como elementos fundamentais do processo de transição do feudalismo para a modernidade, articuladas com o ensino de História Moderna. |
Objetivos Específicos: |
#Apresentar um quadro geral do período envolvendo desde o Renascimento na Europa até o período das reformas; #Abordar os impactos das ideias e a ascensão da economia mercantil; #Compreender o processo de evolução que resultou surgimento do capitalismo mercantil a partir do final do século XVII; #Estudar a alteração nas sensibilidades ao longo do período. |
PROGRAMA
Unidade 1. A transição do feudalismo para o capitalismo.
Unidade 2. O surgimento do Estado-nação na Europa.
Unidade 3. O mercantilismo e a expansão marítima europeia.
Unidade 4. Os Renascimentos.
Unidade 5. A Reforma e a Contrarreforma: diversidade religiosa e conflito na Europa.
METODOLOGIA
A disciplina “História Moderna I” (carga horária de 60 horas) será ofertada em 15 semanas. Nesse sentido, a carga horária da disciplina constará de 60 horas teóricas. A disciplina será ofertada na quinta-feira.
Métodos Didáticos:
Aula expositiva. (Primeira parte da aula). Realização de seminários baseados nas leituras dos textos selecionados para cada aula (uma média de 2 capítulos) disponíveis na Equipe da disciplina (Teams) e pasta na xerox; análise conjunta de fontes de época que envolvem desde documentação, material pictórico, trechos literários, filmes, entre outras. (Segunda parte da aula).
AVALIAÇÃO
A disciplina será ofertada em aulas expositivas, ministradas de forma demonstrativa e explicativa; também serão utilizados os recursos audiovisuais como documentários e slides que possam ilustrar o contexto da temática proposta.
Avaliações:
A avaliação da aprendizagem poderá ocorrer através de questões dissertativas e/ou objetivas, seminários, fichamentos e/ou trabalhos realizados individualmente ou em grupo e autoavaliação.
A avaliação dos discentes será feita da seguinte forma:
#Frequência e interesse nas aulas, participação em seminários e discussões em classe (30,0 pontos).
# 02 Provas escritas individuais (20,0 pontos cada. Total: 40,0 pontos). Mês de outubro e janeiro.
# Atividade de análise iconográfica e/ou fílmica (10,0 pontos).
#Trabalho final: ensaio bibliográfico a partir de um dos pontos do programa escolhido pelo aluno (20,0 pontos).
Atividade de recuperação da aprendizagem:
Critérios de recuperação: (Conforme Resolução Congrad n°46, de 28 de março de 2022): a recuperação constará de uma prova escrita, sobre o assunto da disciplina (aulas e seminários), a ser realizada em data fixada pelo docente.
Critérios Avaliados: O desempenho dos alunos será avaliado mediante o cumprimento das tarefas distribuídas, sendo os mesmos avaliados processualmente e individualmente, considerando, para tanto, os aspectos inerentes a conteúdo, forma, cumprimento dos prazos, lógica e adequação de trabalhos científicos às normas da instituição e ABNT. A avaliação que a professora fará de cada aula será realizada mediante a análise dos itens propostos nas respectivas unidades, ou seja, elaboração e sistematização das várias atividades propostas ao longo da disciplina.
BIBLIOGRAFIA
Observação: os materiais serão disponibilizados via e-mail da docente, como também na Xerox do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO. Caso não haja o funcionamento da Xerox do Instituto a docente disponibilizará via Teams da disciplina.
Básica
ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII (3º Vol.). São Paulo: Martins Fontes, 2005.
COLLINSON, Patrick. A reforma. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.
Complementar
ARIÈS, Phillipe & DUBY, Georges (Org.). História da Vida Privada. Da Renascença ao século das Luzes. São Paulo: Cia das Letras, 2004.
CHAUNU, Pierre. O tempo das reformas (1250-1550). II – A Reforma Protestante. Lisboa: Ed. 70, 1993.
DOBB, Maurice. A evolução do capitalismo. 9ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1994.
FALCON, Francisco. Mercantilismo e transição. São Paulo: Brasiliense, 1988.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/08/2022, às 21:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 | SEI nº 3843119 |