UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História Moderna I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32303

Período/Série:

Turma:

ICHPO

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60hs

Prática:

 

Total:

60hs

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Geovanna de Lourdes Alves Ramos

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

Período letivo 2022/1 de 26/09/2022 a 06/02/2023 conforme Resolução Congrad nº 56, de 13 de junho de 2022. Aulas serão ministradas às quintas-feiras. Atendimento aos discentes será na quarta-feira. Horários poderão ser agendados pelo e-mail institucional da docente: geovanna@ufu.br

 

EMENTA

A transição do feudalismo para o capitalismo. A economia mercantil e o surgimento do Estado-nação. A expansão ultramarina europeia e a formação do Antigo Sistema Colonial. O Renascimento e a cultura na Idade Moderna. As Reformas protestantes e o movimento da Contrarreforma.

JUSTIFICATIVA

A disciplina visa capacitar o discente a compreender as transformações ocorridas na transição entre medievo e modernidade como também refletir acerca das principais marcas do período moderno; seus desdobramentos e influências no mundo ocidental e o papel do moderno na formação do mundo contemporâneo. Assim, busca estimular o aluno a pensar possibilidades de transmitir conteúdos próprios desta disciplina em sua futura atuação nos vários níveis da docência.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Analisar as principais transformações ocorridas na sociedade europeia entre os séculos XIV-XVI, evidenciando mudanças na política, economia e cultura como elementos fundamentais do processo de transição do feudalismo para a modernidade, articuladas com o ensino de História Moderna.

Objetivos Específicos:

#Apresentar um quadro geral do período envolvendo desde o Renascimento na Europa até o período das reformas;

#Abordar os impactos das ideias e a ascensão da economia mercantil;

#Compreender o processo de evolução que resultou surgimento do capitalismo mercantil a partir do final do século XVII;

#Estudar a alteração nas sensibilidades ao longo do período.

PROGRAMA

Unidade 1. A transição do feudalismo para o capitalismo.

Unidade 2. O surgimento do Estado-nação na Europa.

Unidade 3. O mercantilismo e a expansão marítima europeia.

Unidade 4. Os Renascimentos.

Unidade 5. A Reforma e a Contrarreforma: diversidade religiosa e conflito na Europa.

METODOLOGIA

A disciplina “História Moderna I” (carga horária de 60 horas) será ofertada em 15 semanas. Nesse sentido, a carga horária da disciplina constará de 60 horas teóricas. A disciplina será ofertada na quinta-feira.

Métodos Didáticos:

Aula expositiva. (Primeira parte da aula). Realização de seminários baseados nas leituras dos textos selecionados para cada aula (uma média de 2 capítulos) disponíveis na Equipe da disciplina (Teams) e pasta na xerox; análise conjunta de fontes de época que envolvem desde documentação, material pictórico, trechos literários, filmes, entre outras. (Segunda parte da aula).

AVALIAÇÃO

A disciplina será ofertada em aulas expositivas, ministradas de forma demonstrativa e explicativa; também serão utilizados os recursos audiovisuais como documentários e slides que possam ilustrar o contexto da temática proposta.

Avaliações:

A avaliação da aprendizagem poderá ocorrer através de questões dissertativas e/ou objetivas, seminários, fichamentos e/ou trabalhos realizados individualmente ou em grupo e autoavaliação.

A avaliação dos discentes será feita da seguinte forma:

#Frequência e interesse nas aulas, participação em seminários e discussões em classe (30,0 pontos).

# 02 Provas escritas individuais (20,0 pontos cada. Total: 40,0 pontos). Mês de outubro e janeiro.

# Atividade de análise iconográfica e/ou fílmica (10,0 pontos).

#Trabalho final: ensaio bibliográfico a partir de um dos pontos do programa escolhido pelo aluno (20,0 pontos).

Atividade de recuperação da aprendizagem:

Critérios de recuperação: (Conforme Resolução Congrad n°46, de 28 de março de 2022): a recuperação constará de uma prova escrita, sobre o assunto da disciplina (aulas e seminários), a ser realizada em data fixada pelo docente.

Critérios Avaliados: O desempenho dos alunos será avaliado mediante o cumprimento das tarefas distribuídas, sendo os mesmos avaliados processualmente e individualmente, considerando, para tanto, os aspectos inerentes a conteúdo, forma, cumprimento dos prazos, lógica e adequação de trabalhos científicos às normas da instituição e ABNT. A avaliação que a professora fará de cada aula será realizada mediante a análise dos itens propostos nas respectivas unidades, ou seja, elaboração e sistematização das várias atividades propostas ao longo da disciplina.

BIBLIOGRAFIA

Observação: os materiais serão disponibilizados via e-mail da docente, como também na Xerox do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO. Caso não haja o funcionamento da Xerox do Instituto a docente disponibilizará via Teams da disciplina.

Básica

ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII (3º Vol.). São Paulo: Martins Fontes, 2005.

COLLINSON, Patrick. A reforma. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.

Complementar

ARIÈS, Phillipe & DUBY, Georges (Org.). História da Vida Privada. Da Renascença ao século das Luzes. São Paulo: Cia das Letras, 2004.

CHAUNU, Pierre. O tempo das reformas (1250-1550). II – A Reforma Protestante. Lisboa: Ed. 70, 1993.

DOBB, Maurice. A evolução do capitalismo. 9ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1994.

FALCON, Francisco. Mercantilismo e transição. São Paulo: Brasiliense, 1988.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/08/2022, às 21:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 SEI nº 3843119