UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Formação do espaço Brasileiro - Nordeste

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

GGO025

Período/Série:

5º período

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Sérgio Gonçalves

Ano/Semestre:

 

Observações:

50 vagas.

 

EMENTA

O processo histórico de estruturação e diferenciação do espaço regional: as interações entre natureza e sociedade. A dinâmica urbano-industrial e demográfica. As particularidades do espaço agrário. Políticas de desenvolvimento para o Nordeste brasileiro. Classes sociais e Estado. Questões socioambientais e políticas. Especificidades dos espaços intra-regionais. As funções da região Nordeste no contexto contemporâneo.

JUSTIFICATIVA

O Nordeste brasileiro é uma importante região brasileira e compreender o processo de formação sóciespacial da região é o desfio principal da disciplina.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os processos naturais, sociais, econômicos, políticos e culturais que compõem a formação espacial da região Nordeste do Brasil, considerando-a como componente da totalidade do espaço e território brasileiro.

Objetivos Específicos:

Analisar os processos de formação territorial e sócio-espacial da região Nordeste e suas relações com as especificidades fisiográficas regionais.

Estudar as dinâmicas sócio-econômicas e espaciais da região Nordeste, considerando as inter-relações com a formação territorial brasileira e com a diferenciação regional do país.

Analisar as políticas públicas direcionadas para a região Nordeste.

Entender as especificidades intra-regionais da região Nordeste.

Discutir sobre o papel da região Nordeste no contexto contemporâneo do território brasileiro.

 

PROGRAMA

1. Estruturação e diferenciação do espaço regional: natureza e sociedade.
1.1 - Aspectos fisiográficos da região Nordeste.
1.2 - A formação econômico-social e espacial do Nordeste brasileiro.


2. Dinâmica urbano-industrial e o espaço agrário.
2.1 - A urbanização, a distribuição e a mobilidade espacial da população.
2.2 - Organização do espaço agrário.


3. Políticas públicas e papéis das classes sociais e do Estado na região Nordeste.


4. Dilemas socioambientais e políticos do Nordeste.


5. Especificidades dos espaços intra-regionais e regionalismo.


6. Nordeste no contexto contemporâneo do território brasileiro.
6.1 - O Nordeste e a divisão inter-regional do trabalho no Brasil.
6.2 - Economia, política, gestão e funções.
6.3 - Inserção no meio técnico-científico informacional.

 

METODOLOGIA

A metodologia será baseada em atividades síncronas e assíncronas.

Síncronas são as atividades realizadas em ambientas virtuais, com prioridade para o Google Meet, garantindo ao mesmo tempo o isolamento social e a interação entre professor e alunos no debate de ideias, apresentação de conteúdos, estabelecimento de diálogos e interação para tirar dúvidas.

Assíncrona são as atividades individuais, propostas pelo docente e, a partir dos materiais disponibilizados, realizadas pelos alunos.  Os conteúdos serão sempre textos retirados de livros e artigos de revistas para leitura, visando a produção de trabalhos (resposta de lista de exercícios).

De maneira assíncrona, serão disponibilizados no site da disciplina (https://sites.google.com/site/geographise), materiais diversos (filmes e documentários para download, links para acesso em plataformas como youtube, ou ainda, vídeos explicativos produzidos pelo professor), de maneira que lendo os textos, participando das discussões síncronas, os produtos das atividades assíncronas permitam reforçar o entendimento dos conteúdos repassados aos estudantes, capacitando-os para o entendimento do conhecimento científico geográfico.

 É obrigação de cada aluno a leitura dos textos, assistir aos vídeos, organizar seu dia e horários para atender os requisitos da disciplina, garantir sua participação nas atividades assíncronas e entrega de trabalhos nos prazos estipulados.

A disciplina terá 3 módulos:

- Módulo 1, realizado entre os dias 12 e 26 de agosto, serão tratados os elementos teóricos sobre: 1 – Estruturação e diferenciação do espaço regional - Natureza e Sociedade; e 2 - Dinâmica urbano-industrial e espaço agrário;

- Módulo 2 – serão tratados os ítens 3 - Políticas Públicas e papéis das classes sociais e do Estado na região Nordeste, e o ítem 4 - Especificidades socioambientais e políticos do Nordeste, cujo desenvolvimento será entre os dias 02 e 16 de setembro;

- Módulo 3 – Os ítem 5 - Especificidades dos espaços intra-regionais e regionalismo e 6 - Nordeste no contexto contemporâneo do território brasileiro, será desenvolvido entre os dias 23 de setembro e 07 de outubro;

No quadro Cronograma a seguir, explicitamos o desenvolvimento das atividades.

 

 

Fase

 

Dia

Módulo

Ítem do programa

Atividades Assíncronas

 

Atividades Síncronas

 

 

1

Quartas-feiras

12, 19 e

26 de agosto

1

1 – Estruturação e diferenciação do espaço regional - Natureza e Sociedade; e 2 - Dinâmica urbano-industrial e espaço agrário.

Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 1 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/

Ou direto no link da pasta da Fase 1, clicando nesse link encurtador.com.br/fyK03

 

Total – 18 horas de atividades assíncronas

Nos dias 12, 19 e 26 de agosto,

todos os alunos devem participar da atividade síncrona, com objetivo de tirar dúvidas sobre os conteúdos e exercícios propostos. O horário pré-estabelecido é das 19:50h às 21:40h da noite. Será utilizado a plataforma Google Meet e o link permanente para as aulas é esse   meet.google.com/byf-dokv-ovg

Total de 06 horas de atividades síncronas. A pedido, poderemos ter mais 50 minutos de atendimento aos alunos na sequência.

 

2

Quartas-feiras, 02, 09 e 16 de setembro

2

3 - Políticas Públicas e papéis das classes sociais e do Estado na região Nordeste, e o ítem 4 - Especificidades socioambientais e políticos do Nordeste.

Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 2 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/

Ou direto no link da pasta da Fase 2, clicando nesse link encurtador.com.br/pAY36

Total – 18 horas de atividades assíncronas

Nos dias 00, 09 e 16 de setembro, todos os alunos devem participar da Atividade síncrona, com objetivo de tirar dúvidas sobre os conteúdos e exercícios propostos. O horário pré-estabelecido é das 19:50h às 21:40h da noite. Será utilizado a plataforma Google Meet e o link permanente para as aulas é esse  meet.google.com/byf-dokv-ovg

Total de 06 horas de atividades síncronas. A pedido, poderemos ter mais 50 minutos de atendimento aos alunos na sequência.

3

Quartas-feiras, 23 e 30 de setembro

e 7 de outubro

5 - Especificidades dos espaços intra-regionais e regionalismo e 6 - Nordeste no contexto contemporâneo do território brasileiro.

Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 3 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/

Ou direto no link da pasta da Fase 3, clicando nesse link encurtador.com.br/yGM69

Total – 18 horas de atividades assíncronas

Nos dias 23 e 30 de setembro, e 07 de outubro, todos os alunos devem participar da Atividade síncrona, com objetivo de tirar dúvidas sobre os conteúdos e exercícios propostos. O horário pré-estabelecido é das 19:50h às 21:40h da noite. Será utilizado a plataforma Google Meet e o link permanente para as aulas é esse  meet.google.com/byf-dokv-ovg

Total de 06 horas de atividades síncronas. A pedido, poderemos ter mais 50 minutos de atendimento aos alunos na sequência.

 

 

Total – 72 horas aula

 

54 horas aula

18 horas aula

PRESENÇA - será lançado no livro de chamada as presenças aos alunos nas atividades síncronas e a qualquer tempo, o aluno pode requerer o número de notas e faltas. No caso das atividades assíncronas, a entrega dos trabalhos propostos vai configurar o cumprimento das horas de atividades assíncronas.

CARGA HORÁRIA PRÁTICA: A disciplina Formação do Espaço Brasileiro possui 15 horas aula de atividades práticas, e serão computadas a partir da realização dos trabalhos.

PRIMEIRO ACESSO DISCENTE ÁS AULAS: da primeira à última aula, o acesso será o mesmo - é só clicar no link  meet.google.com/byf-dokv-ovg . Para maiores detalhes, contate o docente por e-mail geographise@ufu.br ou Whatsapp (34) 992-216-358

ATENDIMENTO AOS ALUNOS: caso seja necessário, será estabelecido a cada aula, 50 minutos a mais de atividade na plataforma Google Meet para que os alunos tirem suas dúvidas.

 

AVALIAÇÃO

Serão utilizados três instrumentos de Avaliação, com a produção de Trabalhos Acadêmicos.

No planejamento da disciplina, o professor pedirá a realização de 3 Trabalhos Acadêmicos, que nada mais são do que perguntas, as quais os alunos responderão tendo por base a) Textos da disciplina, b) explicações presenciais na plataforma Google Meet; c) materiais de vídeo (com explicações do docente, documentários e outras fontes), previamente indicados e totalmente acessíveis para download no site da disciplina (https://sites.google.com/site/geographise/, Fase 1 encurtador.com.br/fyK03, Fase 2 encurtador.com.br/pAY36, Fase 3 encurtador.com.br/yGM69.

Os Trabalhos Acadêmicos deverão ser entregues nas seguintes datas: Trabalho 1: 25 de agosto, Trabalho 2: 15 de setembro e Trabalho 3: 06 de outubro. Devido a pandemia, a entrega será exclusivamente por e-mail encaminhado para geographise@ufu.br. O documento pode ser digitado pelo aluno ou uma foto das páginas escritas em folhas de caderno, desde que legível o seu conteúdo para aferição de nota.

Só são aceitos documentos entregues pelo próprio autor. O objetivo é incentivar a leitura e facilitar o entendimento dos assuntos trabalhados nos materiais de vídeo e nas atividades síncronas. A leitura e produção destes documentos é salutar para o sucesso dos alunos na disciplina.

O trabalho 1 tem valor de 30 pontos. O trabalho 2, 35 pontos. O trabalho 3, 35 pontos. Portanto, a soma dos trabalhos resultará em 100 pontos.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ANDRADE, Manuel Correia. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. 6ªed. São Paulo: Cortez, 2005.

CASTRO, Iná Elias de. O mito da necessidade: discurso e prática do regionalismo nordestino. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.

CASTRO, Iná E. de. Seca versus seca. Novos interesses, novos territórios, novos discursos no Nordeste. In: CASTRO, Iná E.; GOMES, Paulo César C.; CORRÊA, Roberto Lobato (Org.). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. (Org.). Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

Complementar

BRUM, Argemiro Jacob. O desenvolvimento econômico brasileiro. Petrópolis: Vozes/Ijuí: fidene, 2005.
FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959.
PRADO JÚNIOR, Caio. História econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2006.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/07/2020, às 20:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2152864 e o código CRC 46D40C0E.




Referência: Processo nº 23117.040755/2020-97 SEI nº 2152864