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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS39031 |
COMPONENTE CURRICULAR: Antropologia e História dos Índios no Brasil |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
O componente curricular pretende ser um aprofundamento das discussões relativas à construção de
referenciais epistemológicos e ontológicos que aproximam Antropologia e História, com vistas a reposicionar
os índios e seu lugar na história.
Estabelecer um aprofundamento de discussões teóricas que marcam a construção da própria Antropologia em
um diálogo, e por vezes em contraposição, com a História.
Oportunizar uma discussão mais sistemática sobre a ação consciente dos índios na história.
Contribuir na capacitação com rigor científico e intelectual na área de Antropologia, etnologia e história
indígena, dando suporte tanto à formação do bacharel em Ciências Sociais como do licenciando, capacitandoo para a implantação da lei 11645/08.
Ementa
As relações entre Antropologia e História e a História dos índios no Brasil, com enfoque para a síntese teórica
e metodológica entre esses dois componentes curriculares. Aproximações etnográficas com a perspectiva
histórica da alteridade e com os processos de produção – reprodução – transformação dos povos indígenas,
para repensar, com base na síntese entre estrutura e evento, o lugar dos índios na história.
PROGRAMA
1. A História é boa para pensar.
1.1. Antropologia e História: Estrutura e Sincronia
1.2. Os Modelos de História e historicidade
2. A História é boa para pensar e agir.
2.1. Antropologia Estrutural e Histórica
2.2. A história: interesses práticos e signos culturais.
3. Os índios no Brasil: História ou Etnografia?
3.1. Modelos sincrônicos e simbólicos: Os estudos Jê
3.2. Modelos materialistas: determinismo ecológico e as teorias do contato
3.3. Modelos temporais e modelos espaciais: centrípetos e centrífugos
4. Os índios na História
4.1. Consciência mítica e consciência histórica
4.2. Histórias do contato: estrutura evento.
4.3. Por uma História Indígena: permanência e mudança.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CUNHA, Manuela C. (Org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: FAPESP: Cia das Letras, 1992.
MONTEIRO, John. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo: São Paulo: Companhia
das Letras, 1994.
OLIVEIRA, João Pacheco. Ensaios em Antropologia histórica. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CUNHA, Manuela C. et al. Amazônia: etnologia e história indígena. São Paulo: Núcleo de História Indígena
e do Indigenismo - USP, FAPESP, 1993.
FAUSTO, Carlos. Inimigos fiéis: história, guerra e xamanismo na Amazônia. São Paulo: EdUSP, 2001.
GALVÃO, Eduardo Eneas. Encontro de sociedades: índios e brancos no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1979.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. 11. ed. Campinas: Papirus, 2010.
OLIVEIRA, João Pacheco. Ensaios em Antropologia histórica. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999.
RIBEIRO, Darcy. Os índios e a civilização: a integração das populações indígenas no Brasil moderno. São
Paulo: Companhia das Letras, 1996.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1838448 e o código CRC B38209DD. |
Referência: Processo nº 23117.005193/2020-35 | SEI nº 1838448 |