UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas

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Timbre

Ata de Reunião

ATA DA 275ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA E PARASITOLOGIA APLICADAS (COLPPGIPA), DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (ICBIM), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU).

No dia 15 de julho de 2024, às 9 horas, iniciou-se, de forma presencial, na sala 2B213 Campus Umuarama a 275ª Reunião Ordinária do Colegiado deste programa, com participação do coordenador Prof. Carlos Henrique Gomes Martins, dos(as) conselheiros(as): Profa. Bellisa de Freitas Barbosa, Profa. Márcia Cristina Cury e a representante de discentes MSc. Marielle Máximo Barbosa. Prof. Mineo e Profa. Ana Carolina justificaram a ausência por motivo de férias. Iniciou-se a reunião com o primeiro item de pauta. Item 1: Informes: 1.1: Prêmio CAPES de Teses - 2024: Prof. Carlos Informou que houveram quatro discentes egressos(as) candidatos(as) inscritos ao Prêmio CAPES de Teses, após constituída a banca para essa avaliação, foi selecionado o trabalho do candidato Rogério Agenor de Araújo, sendo sua inscrição realizada pelo corodenador do programa junto à CAPES. 1.2: Nomeação de Bolsista CNPQ: Prof. Carlos informou que o programa recebeu em 2024/1 uma cota de bolsa CNPQ para o curso de mestrado que foi repassada para a discente Anna Lívia Oliveira Santos que era a próxima da lista de discentes candidatos à bolsa que atendia aos requisitos do CNPQ que é não acumula a bolsa com vínculo empregatício. 1.3: Análise do parecer CAED: Após análise do parecer CAED, o colegiado aprovou a sugestão da comissão em alocar as bolsas dos discentes ingressantes aos cursos de mestrado e doutorado seguindo a ordem de classificação e atendendo a lista de aprovados do corrente semestre (2024/1) até que se encerre os candidatos para depois iniciar e seguir a nova lista de ingressantes do semestre seguinte (2024/2). 1.4: Agradecimento às secretárias: O coordenador agradeceu às secretárias do programa pela dedicação e resolução das questões urgentes dos discentes do PPG no período de greve dos Técnicos Administrativos. 1.5: Inclusão de dois itens de pauta: Prof. Carlos Henrique solicitou a inclusão de dois itens na pauta sobre recurso financeiro. Todos concordaram com a inclusão e os processos serão citados no item 10: Auxílio Financeiro/ CAPES-PROEX. Item 2: Aprovações Ad Referendum: 2.1: Estágio Técnico Científico: Os membros do colegiado tomaram ciência e aprovaram o despacho ad referendum do coordenador  por unanimidade, a saída da discente Nancy Araceli Juárez Contreras para realizar estágio técnico-científico na Universidade de Tartu, Estônia, de 03 de maio a 07 de agosto de 2024, sob a supervisão do Prof. Andres Merits e mantendo a bolsa CAPES. 2.2: Qualificações de Mestrado e Doutorado: Os membros do colegiado tomaram ciência e aprovaram os despachos ad referendum do coordenador por unanimidade das bancas de qualificação dos(as) mestrandas: Carolina de Souza Gardenghi dia 8/5/2024, de Stephanie Paola Borjas Reyes dia 29/5/2024, Karina Santos Silva dia 15/7/2024, Débora Karolla de Freitas Oliveira dia 6/5/2024, Daniela Silva Gonçalves dia 10/7/2024, Gabriel Pereira Diniz Targino dia 30/4/2024 e das doutorandas: Giulia Magalhães Ferreira dia 29/5/2024 e Vitelhe Ferreira de Almeida dia 24/5/2024. 2.3: Defesa de Mestrado e Doutorado e autorização da entrega antecipada da documentação: O colegiado tomou ciência e aprovou os despachos ad referendum do coordenador que aprovou todas as bancas formadas para defesa dos(as) mestrandos(as): Vinícius Campos Miranda dia 17/4/2024, Luana Carvalho Luz dia 7/6/2024, Sissi Kelly Ribeiro dia 29/4/2024 e das doutorandas: Alessandra Monteiro Rosini dia 26/4/2024, Mayara Garcia Polli dia 26/6/2024, Laura Alves Ribeiro Oliveira dia 28/6/2024 e Nagela Bernadelli Sousa Silva dia 11/7/2024. 2.4: Matrícula Pós-Doutorado: O colegiado tomou ciência e aprovou o despacho ad referendum do coordenador da matricula da doutora Mariana Brentini Santiago no estágio pos doutoral. 2.5: Realização Doutorado Sanduíche no Exterior: O colegiado tomou ciência e aprovou o despacho ad referendum do coordenador autorizando a discente Natasha Marques Cassani a realizar o Doutorado Sanduíche na Universidade de Leeds, no Reino Unido, de 01 de julho de 2024 a 30 de junho de 2025, sob a supervisão do Prof. Mark Harris, com bolsa da CAPES. 2.6: Pedido de orientação Mestrado e Doutorado: todos os membros do colegiado tomaram ciência e aprovaram os despachos emitidos pelo coordenador ad referendum aprovando as cartas de aceite dos docentes para orientação dos discentes ingressantes em 2024/1 a partir de seu ingresso nos cursos: Profa. Bellisa Barbosa irá orientar a mestranda Isla Teasse Isaque Mahanjane; Prof. Cláudio Vieira o mestrando Nordino Luis Chivale; Prof. Tiago W. P. Mineo a mestranda Natalia Acosta Olivera e a doutoranda Isabel Mercedes Centeno Ramos e o Prof. Olindo Assis Martins Filho orientará a doutoranda Pâmela Beatriz de Menezes Lemos. 2.7: Prorrogação do Prazo de Qualificação e Defesa Mestrado e Doutorado: O colegiado analisou os despachos emitidos pelo coordenador ad referendum e aprovou todos os pedidos de prorrogação de prazo solicitados pelos orientadores para os(as) discentes: Prof. Marcelo José solicita prorrogação do prazo de qualificação para até dia 5/8/2024 e de defesa para até dia 5/11/2024 para o mestrando, sob sua orientação, Valter Augusto de Souza Ricarte; Profa. Ana Carolina solicita prorrogação do prazo de defesa para a Mestranda Mikaela dos Santos Marinho para até dia 30/8/2024 e da qualificação da mestranda Nancy Araceli Juárez Contreras para até dia 31/7/2024; Prof. Jonny solicita prorrogação do prazo da defesa, com efeito retroativo, para a doutoranda Mayara Garcia Polli para até dia 26/6/2024; Prof. Ernesto Taketomi solicita prorrogação de prazo da defesa para o doutorando Alessandro Sousa Correa até dia 31/8/2024; Profa. Eloisa Ferro solicita dilação de prazo de defesa para a mestranda Luana Carvalho Luz para até dia 7/6/2024; Prof. José Roberto Mineo solicita dilação do prazo da defesa para a mestranda Sissi Kelly Ribeiro até dia 29/4/2024; e Prof. Carlos Henrique Martins solicita dilação do prazo da qualificação e da defesa para a mestranda Daniela Silva Gonçalves para até dia 31/10/2024 e 31/1/2025 respectivamente. Item 3: Qualificação Mestrado e Doutorado: O colegiado analisou o pedido de qualificação encaminhado pelo prof. Marcelo Jose solicitando aprovação da banca para qualificação do mestrando Valter Augusto de Souza Ricarte dia 5/8/2024 e Profa. Ana Carolina solicita aprovação da banca pra qualificação da mestranda Nancy Araceli Juárez Contreras dia 30/7/2024. Ambas as bancas foram aprovadas pelo colegiado, porém fica condicionado ao Prof. Marcelo José fazer o lançamento da nota/conceito para que o discente conclua os créditos exigidos pelo programa para fazer a qualificação. Item 4: Defesa de Mestrado e Doutorado e autorização de entrega antecipada da documentação: Profa. Ana Carolina solicita aprovação da banca examinadora para defesa da mestranda Shiraz Feferbaum Leite dia 29/7/2024 com entrega da documentação à secretaria e a banca com prazo inferior a 30 dias e Profa. Neide Maria da Silva solicita aprovação da banca examinadora para defesa do mestrando Gabriel Pereira Diniz Targino dia 31/7/2024 também com entrega da documentação com prazo inferior a 30 dias. Ambos os pedidos foram aprovados pelo colegiado. Item 5: Matrícula e Cancelamento de matrícula no Estágio Pós-Doutoral: Dr. Thiago da Costa Oliveira solicita matrícula no Estágio Pós-Doutoral sob orientação do Prof. Robinson Sabino da Silva e Profa. Eloísa Ferro solicita cancelamento da matrícula no Estágio Pós-doutoral para Samuel Cota Teixeira por ter obtido vínculo de docente na UFU. O colegiado aprovou o pedido do Dr. Thiago da Costa Oliveira e o Relatório Final do Dr. Samuel Cota Teixeira. A secretaria solicitará, junto a Diretoria de Apoio à Pós-Graduação e Diretoria Acadêmica da UFU, providências para efetivação e cancelamento das matrículas. Item 6: Grade de disciplinas: O colegiado aprovou a grade de disciplinas para 2024/2 que será disponibilizada na página do PPG para acesso de todos os discentes e docentes. Aprovou também o cadastro da oferta das 5 disciplinas criadas pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Resolução CONPEP Nº 43, de 14 de março de 2024), que contribuirão para a ampliação da formação pessoal e profissional dos discentes, além das disciplinas que compõem a grade curricular do Programa. As disciplinas são: 1- Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Ciência, 2- Empreendedorismo e Inovação, 3- Princípios Éticos, Manejo e Cuidado de Animais em Pesquisa e Ensino, 4- Introdução ao debate sobre a diversidade sexual e 5- Leitura crítica e redação de artigos científicos nos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Item 7: Homologação do Título: As discentes egressas Anna Laura de Jesus Gomes e Camila de Paula Siqueira encaminharam documentação para solicitar a homologação do título de mestre a qual foi analisada pelo colegiado que aprovou apenas o pedido da Anna Laura de Jesus Gomes. A documentação da Camila de Paula Siqueira foi indeferida pois estava em desacordo com a Art. 1º, Item I, da Resolução COLPPGIPA Nº 7, de 04 de março de 2024 do Programa. Item 8: Trancamento e desistência do curso: Profa. Márcia Cury encaminhou processo SEI informando da desistência de orientação do doutorando, ingressante em 2024/1, Caio Augusto de Lima, uma vez que o mesmo não comparece às reuniões e atividades do curso. O discente também solicita trancamento Geral do curso, por problemas pessoais e de saúde. Prof. Cláudio encaminha processo SEI informando da desistência do mestrando José Luiz Gonçalves de Aquino, também, ingressante em 2024/1. Ambos os pedidos foram aprovados pelo colegiado e a secretaria do programa encaminhará à Diretoria Acadêmica da UFU (DIRAC/UFU) processo SEI para providências de trancamento e desligamento a partir de 2024/2. Item 9: Aproveitamento de Estudos: O doutorando Vinícius Campos Miranda solicita aproveitamento de 24 créditos/dispensa de cursar as disciplinas: IPA66 - Tópicos Essenciais em Ética Integridade Científica, Planejamento e Análise Experimental, (4 créditos), IPA67 - Tópicos Essenciais em Imunologia, (10 créditos) e IPA68 - Tópicos Essenciais em Parasitologia, (10 créditos). O doutorando Joed Pires de Lima Júnior requer aproveitamento de 8 créditos em publicações de artigos a partir do seu ingresso no curso. O Colegiado aprovou ambos os pedidos por estarem de acordo com a Resolução 006/2018 do CONPEP (Regimento do Programa). Item 10: Auxílio Financeiro CAPES/PROEX: Prof. Cláudio solicita auxílio financeiro para seus orientandos(as): Anna Clara Azevedo Silveira, Cecília Luíza Pereira, Elida Cristina Monteiro de Oliveira e Nordino Luis Chivale participarem da XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia que ocorrerá de 04 a 07 de novembro de 2024 em Caxambu, MG. Prof. Tiago Mineo também solicita auxílio financeiro para três discentes do Programa: Jhoan David Aguillon Torres, Alefe Cardoso Cruz e Ruth Opeyemi Awoyinka para participarem do mesmo evento. Ambos os pedidos foram analisados pelos membros do colegiado, mas por não anexarem o aceite dos trabalhos pelo evento os quais são indispensáveis para aprovação de recursos CAPES/PROEX, o colegiado sugere que os pedidos sejam reapresentados após comprimento dos requisitos. Prof. Cláudio solicita recurso financeiro para pagamento de artigo no valor aproximado de R$ 7.039,00 e verba para aquisição de material de consumo laboratorial. O colegiado aprovou o pagamento do artigo e o pagamento do material de consumo está condicionado a inserção do orçamento original dos pedidos emitidos pelos fornecedores dos produtos. Profa. Bellisa desistiu da solicitação de verba pois ainda falta o aceite do periódico para publicação do artigo, sendo que o processo poderá ser reapresentado em reuniões futuras. Prof. Ernesto Taketomi solicita auxílio para pagamento de artigo científico no valor aproximado de R$ 13.687,00 o qual foi aprovado pelo colegiado e está condicionado ao pagamento após inserção do aceite do periódico e da Invoice ao processo SEI. Prof. Olindo Assis Martins Filho solicita pagamento de duas diárias e reembolso das passagens terrestres para o(a) orientando(a) Pâmela Lemos (R$ 640,00 + R$ 203,80) e Olívio Gosuen (R$ 640,00 + R$ 188,76) por terem realizado visita técnica e experimentação fora de sede para enriquecimento curricular. O colegiado aprovou ambos os pedidos ficando condicionado ao mestrando Olívio Gosuen anexar a passagem terrestre ao pedido conforme solicitação da CAPES para prestação de contas. Profa. Márcia Cristina Cury solicita auxílio financeiro para aquisição de material de uso laboratorial para experimentos em dissertação de mestrado de seu orientando Caio Flávio Ferreira Chaves no valor total de R$ 5.064,04. O colegiado aprovou o pedido. Os dois pedidos inclusos na pauta para discussão, referente a auxílio financeiro, no início da reunião, foram feitos pelo coordenador. Um solicitando ajuda de custo para sua participação no Forum de Coordenadores da área CBIII/CAPES no período de 24 e 25 de outubro de 2024 na cidade de Salvador-BA, totalizando três diárias e passagens aéreas de ida e volta (com valor aproximdo de R$ 960,00+ R$ 1.500,00). Prof. Carlos Henrique também fez a solicitação junto à PROPP/UFU, assim, caso consiga adquirir o recurso institucional, desonerará o programa deste gasto viabilizando a verba para outros eventos. O outro pedido é para solicitar auxílio financeiro também para pagamento de diárias e passagens aéreas para participação no 7º BRISPI que ocorrerá nos dias 5 e 6 de dezembro/2024 na cidade do Rio de Janeiro/RJ em que tratará de assuntos sobre ética em pesquisa, com total apoio da CAPES para que seja utilizado os recursos do PROEX para esse evento (conforme ofício envio da CAPES ao coordenador do programa e apresentanda aos membros do colegiado). Será decidido a melhor representação do programa no evento: o coordenador ou o professor responsável pela disciplina de ética em pesquisa. O colegiado aprovou o pagamento das diárias e passagens aéreas. Item 11: Relatório de Autoavaliação: A presidente da Comissão de Autoavaliação do programa Profa. Bellisa Barbosa apresentou brevemente o relatório concluído pela comissão apontando pontos a serem melhorados e sugerindo mudanças. Informou também que o relatório será item de avaliação no quadriênio pela CAPES. O colegiado decidiu reapresentar o relatório, anexo ao processo SEI 23117.044765/2024-25, em uma próxima reunião para que as discussões sejam feitas com a presença de todos. Item 12: Outros: 12.1: Análise da resolução vigente: O coordenador falou sobre a Resolução COLPPGIPA Nº 5 de 20 de junho de 2023, vigente no programa e sugeriu ao colegiado que analisem a mesma e decidam sobre alterar ou não a mesma para as discussões posteriores sobre o processo de credenciamento/descredenciamento/recredenciamento e enquadramento dos docentes do programa. Em reunião agendada para 05 de agosto será discutido novamente a resolução vigente e a situação dos docentes a serem credenciados ou não no programa. 12.2: Definição das datas de reuniões colegiadas: Em comum acordo com os membros presentes ficaram agendadas as próximas reuniões do colegiado para o ano corrente conforme segue: 5/8, 2/9, 7/10, 4/11 e 2/12/2024. Não havendo mais assuntos a serem discutidos o coordenador encerrou a reunião às 11 horas e 30 minutos. Então lavrei a presente ata que após lida, conferida e aprovada, será assinada por todos os presentes e por mim, Lucélia da Costa Assis, como secretária. Uberlândia, 15 de julho de 2024.

Prof. Carlos Henrique Gomes Martins (Presidente)

Profa. Bellisa de Freitas Barbosa (titular)

Profa. Márcia Cristina Cury (titular)

Msc. Marielle Máximo Barbosa (titular)


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Documento assinado eletronicamente por Marielle Máximo Barbosa, Usuário Externo, em 18/07/2024, às 09:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Carlos Henrique Gomes Martins, Presidente, em 18/07/2024, às 10:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Bellisa de Freitas Barbosa, Membro de Colegiado, em 18/07/2024, às 11:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcia Cristina Cury, Membro de Colegiado, em 18/07/2024, às 11:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lucelia da Costa Assis, Secretário(a), em 18/07/2024, às 11:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.041549/2024-28 SEI nº 5536446