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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
1. Tabela periódica e ligação química. 2. Introdução às propriedades dos sólidos, líquidos e gases. 3. Introdução à eletroquímica e corrosão.
JUSTIFICATIVA
Levar ao estudante noções fundamentais
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de conhecer os fundamentos da química e suas aplicações na engenharia elétrica |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de conhecer os fundamentos da química e suas aplicações na engenharia elétrica |
PROGRAMA
PARTE EXPERIMENTAL
Realização de Experimentos Representativos sobre temas que reforcem o aprendizado de conceitos fundamentais de Química, tais como: Ligação Química; Eletroquímica; corrosão; proteção catódica e anódica; etc
METODOLOGIA
As atividades a serem desenvolvidas no curso se dividirão em atividades síncronas e atividades assíncronas, dividindo a carga horária de 15h da seguinte forma:
6.1. Atividades Síncronas:
Consistirão das atividades síncronas a exposição teórica (síncrona) em sala virtual com projeção de slides e/ou vídeos referentes aos experimentos em questão (gravados internamente ou disponíveis em plataformas de acesso publico como, youtube, por exemplo) ou através de escrita utilizando mesa digitalizadora, dos conteúdos referentes à disciplina. Resolução de exercícios.
- Horário de realização: Sextas-Feiras (10h40 a 12h20min)
- Plataforma a ser utilizada: Google Classroom (para materiais e informativos; vide seção 6.2) e Google Meeting (para atividades síncronas)
Link-1: https://classroom.google.com/c/MzY3MDM0MjAyODY0?cjc=cpkfv2m
Link-2: meet.google.com/jjj-rsuf-soa
*Caso haja necessidade, a plataforma Microsoft Teams poderá ser utilizada.
6.2. Atividades Assíncronas :
As atividades assíncronas compreenderão atividades a serem realizadas envolvendo conceitos já observados pelo discente nos experimentos como também atividades que envolverão o ensino ativo, isto é, o discente tomará contato com o conceito a ser trabalhado em atividade síncrona previamente à atividade. Desta forma, categorizam-se as atividades em:
6.3. Cronograma*
Semana |
N.° Aulas Completadas |
Data |
Atividades síncronas e assincronas |
1 |
2 |
30/07 |
Apresentação da Disciplina |
2 |
4 |
13/08 |
EXPERIMENTO 1 Reações em solução Aquosa |
3 |
6 |
27/08 |
ATIVIDADE ASSÍNCRONA |
4 |
8 |
10/09 |
EXPERIMENTO 2 – UC Reações de Oxirredução |
5 |
10 |
24/09 |
ATIVIDADE ASSÍNCRONA |
6 |
12 |
08/10 |
EXPERIMENTO 3 – UC Eletroquímica – Pilhas |
7 |
14 |
22/10 |
EXPERIMENTO 4 Eletroquímica - Eletrólise |
8 |
16 |
05/11 |
ATIVIDADE ASSÍNCRONA |
*De acordo com as datas disponíveis no portal docente
O link a seguir refere-se ao local onde os alunos encontrarão todo o material disponibilizado, atividades, roteiros de estudos, listas de exercícios, materiais complementares, etc:
https://classroom.google.com/c/MzY3MDM0MjAyODY0?cjc=cpkfv2m
Observação: O docente utilizará os e-mails disponíveis na lista de alunos do Portal Docente – UFU para enviar convite aos alunos para integrarem à pagina da disciplina no Google Classroom. Cabe unicamente ao aluno manter o e-mail atualizado bem como aceitar o convite ou mesmo contactar a coordenação e docente responsável para informar eventuais problemas de acesso à página da disciplina à plataforma.
AVALIAÇÃO
7.1. Atividades Síncronas:
(a) A participação dos alunos serão contabilizada diretamente utilizando o Portal Docente – UFU.
7.2. Atividades Assíncronas:
(b) Preparação de Trabalhos/Relatórios, pré-relatórios e/ou resolução de listas referentes aos experimentos.
A nota final será calculada como a média entre os trabalhos ou listas (total de 3 atividades avaliativas).
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. BROWN, L. S & HOLME, T. A. Química Geral Aplicada a Engenharia. 1 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
2. ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
3. ISAIA, G.C. et al. Materiais de construção civil e princípios de ciência e engenharia de materiais. 1. ed. v. 1 e 2. São Paulo: IBRACON, 2007.
Complementar
1. KOTZ, J.C.; TREICHEL JR., P.M. Química e reações químicas. 3 ed. v. 1 e 2. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
2. MAHAN, B.M.; MYERS, R.J. Química: um curso universitário. 4. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1987.
3. RUSSEL. B. Química geral. v. 1 e 2. São Paulo: McGraw-Hill, 1995.
4. GENTIL, V. Corrosão. 5ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2007.
5. THEODORE, L.; BROWN, H.; EUGENE LEMAY, Jr.; BRUCEE. BURSTEN. Química: ciência central. Prentice-Hall, 2005
Complementar (online):
1 - Termaat, Annie and Talbot, Christopher, Chemistry, MYP by concept 4 & 5, London : Hodder Education Group. 2016, eBook: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=e000xww&AN=1350653&lang=pt-br&site=ehost-live
2 – Bolshakov, V. I., Structure and Properties of Building Materials, Foundations of Materials Science and Engineering, Volume 91, Pfaffikon, Switzerland, 2016, eBook: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=e000xww&AN=1232482&lang=pt-br&site=ehost-live
3 - Gray, Murray R., Upgrading Oilsands Bitumen and Heavy Oil, Ed.: First edition. Edmonton, Alberta : Pica Pica Press. 2015, ebook: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=e000xww&AN=1002879&lang=pt-br&site=ehost-live
4 - Singh, Vijay G., Applied Electrochemistry, Chemistry Research and Applications Series, New York : Nova Science Publishers, Inc. 2010, ebook: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=e000xww&AN=540555&lang=pt-br&site=ehost-live
5 - Mark Fox, Optical Properties of Solids, Condensed Matter Physics, Vol. 3, Ed.: Second edition. Oxford : OUP Oxford. 2010, ebook: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=e000xww&AN=702066&lang=pt-br&site=ehost-live
Observação: Algumas Referências bibliográficas e material de apoio serão utilizados artigos das revistas Química Nova, Química Nova na Escola ou Revista Virtual de Química bem como apostilas de universidades disponíveis gratuitamente na internet para dar total condição do aluno de ter todo o material necessário para o desenvolvimento de todas as atividades.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Fernando Rodrigues Goulart Bergamini, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/07/2021, às 16:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2929211 e o código CRC 75159953. |
Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 | SEI nº 2929211 |