UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Química

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4264 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Geral

Unidade Ofertante:

Instituto de Química

Código:

IQUFU 39102 - E2

Período/Série:

 

Turma:

E2

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

 

Prática:

15

Total:

 

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Prof.Dr. Fernando Rodrigues Goulart Bergamini

Ano/Semestre:

2020/2

Observações:

- Este plano de ensino segue as seguintes resoluções:  Resolução N°30/2011, do Conselho de Graduação; Resolução N° 25/2020, do Conselho de Graduação; Resolução N°15/2011, do Conselho de Graduação;

- A atribuição da disciplina, anteriormente com turmas UC/VC, foi realizada em 24/06/2021, razão pela qual o pré-plano de ensino foi enviado em 25/06/2021;

- Esta disciplina corresponde ao componente modular prático de IQUFU39102;

- A disciplina foi unificada em uma única turma, turma E2, pelos coordenadores do curso; razão pela qual este plano de ensino corrigido é inserido no processo;

- Em função da unificação das turmas e do calendário disponível no Portal Docente que, ao considerar 16/07/2021 feriado, conta com o ínicio das aulas em 30/07/2021 (Vide Diário da Turma, Disponível no Portal Docente), este plano de ensino ainda demandará acordo com os discentes; caso haja alteração, o docente tomará a liberdade de inserir nova versão. Em caso negativo, considerar este plano como plano definitivo. Optou-se, entretanto, por adicionar o plano de ensino da disciplina unificada de modo que os discentes tenham acesso ao cronograma.

- É proibida, sob qualquer instância, a cópia, gravação ou distribuição, parcial ou total de qualquer conteúdo (slides, videos, etc) ou material referente à disciplina;

- É de total responsabilidade do discente manter os e-mails atualizados de modo a receber o convite da disciplina para a plataforma Google Classroom; 

- É de total responsabilidade do discente se manter atualizado, acessando a plataforma indicada buscando informes, atualizações, atividades avaliativas ou similares;

 

 

EMENTA

1. Tabela periódica e ligação química. 2. Introdução às propriedades dos sólidos, líquidos e gases. 3. Introdução à eletroquímica e corrosão.

JUSTIFICATIVA

Levar ao estudante noções fundamentais 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de conhecer os fundamentos da química e suas aplicações na engenharia elétrica

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de conhecer os fundamentos da química e suas aplicações na engenharia elétrica

PROGRAMA

PARTE EXPERIMENTAL

Realização de Experimentos Representativos sobre temas que reforcem o aprendizado de conceitos fundamentais de Química, tais como: Ligação Química; Eletroquímica; corrosão; proteção catódica e anódica; etc

METODOLOGIA

As atividades a serem desenvolvidas no curso se dividirão em atividades síncronas e atividades assíncronas, dividindo a carga horária de 15h da seguinte forma:

6.1. Atividades Síncronas:

Consistirão das atividades síncronas a exposição teórica (síncrona) em sala virtual com projeção de slides e/ou vídeos referentes aos experimentos em questão (gravados internamente ou disponíveis em plataformas de acesso publico como, youtube, por exemplo) ou através de escrita utilizando mesa digitalizadora, dos conteúdos referentes à disciplina. Resolução de exercícios.

- Horário de realização: Sextas-Feiras (10h40 a 12h20min)

- Plataforma a ser utilizada: Google Classroom (para materiais e informativos; vide seção 6.2) e Google Meeting (para atividades síncronas)

Link-1: https://classroom.google.com/c/MzY3MDM0MjAyODY0?cjc=cpkfv2m

Link-2: meet.google.com/jjj-rsuf-soa

*Caso haja necessidade, a plataforma Microsoft Teams poderá ser utilizada.

6.2. Atividades Assíncronas :

As atividades assíncronas compreenderão atividades a serem realizadas envolvendo conceitos já observados pelo discente nos experimentos como também atividades que envolverão o ensino ativo, isto é, o discente tomará contato com o conceito a ser trabalhado em atividade síncrona previamente à atividade. Desta forma, categorizam-se as atividades em:

  1. Material auxiliar da aula remota: Material sobre a aula será divulgado previamente para que o aluno possa ter um melhor aproveitamento durante a aula remota.
  2. Resolução de roteiros de estudo (Ensino Ativo): Serão disponibilizados roteiros de estudos contendo conceitos da aula síncrona da semana posterior. Espera-se com a resolução destes exercícios que o aluno já tome o primeiro contato com o conteúdo previamente à aula síncrona do docente, iniciando o processo de aquisição de autonomia frente ao próprio aprendizado.
  3. Materiais complementares:  Materiais complementares como por exemplo artigos  relacionados com o tema, assim como vídeos disponíveis no YOUTUBE para complementar o aprendizado.
  4. Resolução de exercícios: Serão disponibilizadas listas de exercícios relacionados apresentados nas aulas síncronas, por meio da plataforma que será utilizada. Estes exercícios poderão ter que ser entregues escritos à mão ou na forma de testes e questões dissertativas a serem desenvolvidos na plataforma Google Classroom.
  5. Em especial, entrega de trabalhos (4000 caracteres com espaço) referente ao observado pelo discente no experimento. Estes trabalhos constituirão atividade avaliativa.
  6. Em especial, resolução de listas referentes aos conceitos observados. Estas listas constituirão atividade avaliativa.

6.3. Cronograma*

 

Semana

N.° Aulas Completadas

Data

Atividades síncronas e assincronas

1

2

30/07

Apresentação da Disciplina

2

4

13/08

EXPERIMENTO 1

Reações em solução Aquosa

3

6

27/08

ATIVIDADE ASSÍNCRONA

4

8

10/09

EXPERIMENTO 2 – UC

Reações de Oxirredução

5

10

24/09

ATIVIDADE ASSÍNCRONA

6

12

08/10

EXPERIMENTO 3 – UC

Eletroquímica – Pilhas

7

14

22/10

EXPERIMENTO 4

Eletroquímica - Eletrólise

8

16

05/11

ATIVIDADE ASSÍNCRONA

*De acordo com as datas disponíveis no portal docente

O link a seguir refere-se ao local onde os alunos encontrarão todo o material disponibilizado, atividades, roteiros de estudos, listas de exercícios, materiais complementares, etc: 

https://classroom.google.com/c/MzY3MDM0MjAyODY0?cjc=cpkfv2m

Observação: O docente utilizará os e-mails disponíveis na lista de alunos do Portal Docente – UFU para enviar convite aos alunos para integrarem à pagina da disciplina no Google Classroom. Cabe unicamente ao aluno manter o e-mail atualizado bem como aceitar o convite ou mesmo contactar a coordenação e docente responsável para informar eventuais problemas de acesso à página da disciplina  à plataforma.

AVALIAÇÃO

7.1. Atividades Síncronas:

(a) A participação dos alunos serão contabilizada diretamente utilizando o Portal Docente – UFU.

7.2. Atividades Assíncronas:

(b) Preparação de Trabalhos/Relatórios, pré-relatórios e/ou resolução de listas referentes aos experimentos.

A nota final será calculada como a média entre os trabalhos ou listas (total de 3 atividades avaliativas).

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. BROWN, L. S & HOLME, T. A. Química Geral Aplicada a Engenharia. 1 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

2. ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

3. ISAIA, G.C. et al. Materiais de construção civil e princípios de ciência e engenharia de materiais. 1. ed. v. 1 e 2. São Paulo: IBRACON, 2007.

Complementar

1. KOTZ, J.C.; TREICHEL JR., P.M. Química e reações químicas. 3 ed. v. 1 e 2. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

2. MAHAN, B.M.; MYERS, R.J. Química: um curso universitário. 4. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1987.

3. RUSSEL. B. Química geral. v. 1 e 2. São Paulo: McGraw-Hill, 1995.

4. GENTIL, V. Corrosão. 5ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2007.

5. THEODORE, L.; BROWN, H.; EUGENE LEMAY, Jr.; BRUCEE. BURSTEN. Química: ciência central. Prentice-Hall, 2005

 

Complementar (online):

1 - Termaat, Annie and Talbot, Christopher, Chemistry, MYP by concept 4 & 5, London : Hodder Education Group. 2016, eBook: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=e000xww&AN=1350653&lang=pt-br&site=ehost-live

2 – Bolshakov, V. I., Structure and Properties of Building Materials, Foundations of Materials Science and Engineering, Volume 91, Pfaffikon, Switzerland, 2016, eBook: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=e000xww&AN=1232482&lang=pt-br&site=ehost-live

3 - Gray, Murray R., Upgrading Oilsands Bitumen and Heavy Oil, Ed.: First edition. Edmonton, Alberta : Pica Pica Press. 2015, ebook: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=e000xww&AN=1002879&lang=pt-br&site=ehost-live

4 - Singh, Vijay G., Applied Electrochemistry, Chemistry Research and Applications Series, New York : Nova Science Publishers, Inc. 2010, ebook: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=e000xww&AN=540555&lang=pt-br&site=ehost-live

5 - Mark Fox, Optical Properties of Solids, Condensed Matter Physics, Vol. 3, Ed.: Second edition. Oxford : OUP Oxford. 2010, ebook: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=e000xww&AN=702066&lang=pt-br&site=ehost-live

Observação: Algumas Referências bibliográficas e material de apoio serão utilizados artigos das revistas Química Nova, Química Nova na Escola ou Revista Virtual de Química bem como apostilas de universidades disponíveis gratuitamente na internet para dar total condição do aluno de ter todo o material necessário para o desenvolvimento de todas as atividades.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Fernando Rodrigues Goulart Bergamini, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/07/2021, às 16:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 SEI nº 2929211