UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Farmacologia

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Telefone: - www.icbim.ufu.br/arfis-farmacologia
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Implicações Farmacológicas do Uso de Drogas no Idoso 

Unidade Ofertante:

ICBIM

Código:

XXX

Período/Série:

 

Turma:

BIOMED

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

0

Total:

45

Obrigatória:

( )

Optativa:

(x)

Professor(A):

Disney Oliver Sivieri Junior

Ano/Semestre:

2020/Especial

Observações:

Pré-requisitos: Bioquímica e Fisiologia.

A atividade será ofertada na Etapa 2 do calendário letivo especial (22/10/2020 a 22/12/2020). Número Máximo de vagas: 20 (vinte).

 

A inscrição dos alunos seguirá as seguintes regras:
1. O aluno deverá ter cursado as disciplinas de fisiologia e bioquímica (são pré-requisitos)
2. A inscrição será por índice de prioridade que é definido pelo ano de matrícula mais antigo.
3. Para desempate será utilizado o maior coeficiente de rendimento acadêmico (CRA).
Assim, os alunos deverão enviar para o professor, via e-mail, o nome, CPF, histórico escolar, semestre que está cursando, e-mail institucional.
As inscrições serão realizadas pelo professor na Plataforma Moodle a partir do nome e e-mail do aluno cadastrados na UFU, entre os dias 13 e 18 de outubro.

 

EMENTA

Discutir os princípios gerais de Farmacologia, Farmacocinética, Farmacodinâmica e as implicações do uso de medicamentos no indivíduo idoso considerando os principais sistemas orgânicos como o cardiovascular, renal e sistema nervoso central.

JUSTIFICATIVA

O sistema fisiológico no indivíduo idoso apresenta variações decorrentes do envelhecimento natural orgânico e essas alterações fisiológicas podem alterar as ações e efeitos farmacológicos de drogas nessa população. Os conhecimentos dos impactos farmacológicos no indivíduo idoso são fundamentais para a formação de profissionais da saúde. A atividade abordará os princípios básicos da farmacocinética e farmacodinâmica das principais classes de fármacos na população idosa enfatizando as alterações fisiológicas que influenciam nos tratamentos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Abordar de forma geral as implicações farmacológicas do uso de drogas no idoso

Objetivos Específicos:

- Discutir as particularidades e ações farmacológicas de drogas nos indivíduos idosos;

- Familiarizar com os principais grupos de medicamentos, seus representantes e suas aplicações na população idosa;

- Contra indicações e efeitos de sua interação com outros medicamentos.

PROGRAMA

DATA

CONTEÚDO

19/10/20 a 25/10/20

Apresentação da Disciplina no ambiente virtual. Normas Gerais e Cronograma da Disciplina. Assistência aos alunos sobre a dinâmica da plataforma Moodle.

26/10/20 a 01/11/20

Módulo I. Conceitos gerais de farmacodinâmica e respostas diferenciadas no idoso

02/11/20 a 08/11/20

Módulo I. Conceitos gerais de farmacocinética e implicações no organismo idoso

09/11/20 a 15/11/20

Casos clínicos utilizando os conceitos de variações farmacodinâmicas e farmacocinéticas no idoso. Entrega do questionário do Módulo I.

16/11/20 a 22/11/20

Módulo II. Implicações farmacológicas de drogas anti-hipertensivas no idoso. Caso Clínico.

23/11/20 a 29/11/20

Módulo II. Implicações farmacológicas de drogas dislipidêmicas no idoso. Caso Clínico.

 30/11/20 a 06/12/20

Módulo III. Implicações farmacológicas de drogas anti-inflamatórias no idoso. Caso Clínico.

07/12/20 a 13/12/20

Módulo III. Implicações farmacológicas de drogas antidepressivas no idoso. Caso Clínico.

14/12/20 a 20/12/20

Módulo III. Problemas mais comuns em idosos relacionados ao uso de fármacos.  Entrega da resolução dos casos clínicos propostos.

METODOLOGIA

O conteúdo da atividade remota será abordado por meio do ambiente virtual Moodle, no qual serão inseridos os tópicos a serem discutidos, vídeoaulas confeccionadas pelo professor, casos clínicos que serão resolvidos pelos alunos, fórum de discussão de assuntos específicos, atividades programadas como exercícios e estudos dirigidos individualmente ou em grupo. As atividades interativas poderão ser através de reuniões utilizando a ferramenta Google Meet ou Webconf da RNP, postagens de vídeos ou áudios de acordo com o requisito da atividade.  

A atividade será desenvolvida no período de 9 semanas dividida em 3 módulos, na etapa II, de 22 de outubro de 2020 a 20 de dezembro de 2020.

a) Atividades síncronas previstas: 1h/semana via Google meet ou Webconf da RNP ou chat no Moodle;

Horário: das 14 às 15 h às terças-feiras.

b) Atividades assíncronas previstas: 4h/semana via plataforma Moodle.

Será disponibilizado via plataforma Moodle o material didático para consulta (textos, artigos, links) e resolução dos exercícios propostos.

PLANTÃO DE DÚVIDAS: o docente disponibilizará horários destinados ao Plantão de Dúvidas relacionadas ao conteúdo das atividades, que serão agendados via Plataforma Moodle ou via chat conforme necessidade. Sugestão de horário: 9 às 10 h das quartas-feiras.

AVALIAÇÃO

O acompanhamento da aprendizagem do estudante será realizado por meio do cumprimento das atividades propostas no ambiente virtual. Serão pontuados os seguintes requisitos: prazo de entrega da atividade, itens atendidos previstos para a atividade e participação do aluno nas discussões. As pontuações de cada item avaliativo serão distribuídas conforme critério do docente para a atividade proposta dentro dos módulos.

Distribuição dos pontos:

Módulo I: 40 pontos – Resolução de questionário. Data de entrega da atividade avaliativa deste módulo via Moodle: 15/11/2020 até 23h59min

Módulo II: 30 pontos – Resolução de casos clínicos. Data de entrega da atividade avaliativa deste módulo via Moodle: 20/12/2020 até 23h59min

Módulo III: 30 pontos – Resolução de casos clínicos. Data de entrega da atividade avaliativa deste módulo via Moodle: 20/12/2020 até 23h59min

 

Para ser aprovado o aluno deverá apresentar aproveitamento igual ou superior a 60% (sessenta por cento) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades propostas na Plataforma Moodle.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. BRUNTON, L.L.; LAZO, J.S.; PARKER, K.L. Goodman & Gilman, As Bases Farmacológicas da Terapêutica. McGraw Hill, Rio de Janeiro, 12ª Ed., 2012.
  2. KATZUNG, B. G. Farmacologia Básica e Clínica. McGraw Hill Artmed, Rio de Janeiro, 12ª Ed., 2013.
  3. RANG, H.P.; DALE, M.N.; RITTER, J.M.; MOORE, P.K. Farmacologia. Elsevier, Rio de Janeiro, 8ª Ed., 2016.
  4. GOLAN, D. E.; TASHJIAN JR, A. H.; ARMSTRONG, E. J.; ARMSTRONG, A. H. Princípios de Farmacologia: A base fisiopatológica da Farmacologia. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 3ª ed., 2014.
  5. HARVEY, RICHARD, A.; MYCEK, MARY JULIA. Farmacologia Ilustrada, Ed. Artmed, 5ª ed., 2013.

Complementar

  1. FUCHS, F., WANNMACHER, L. Farmacologia Clínica, Fundamentos da Terapêutica Racional. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 5ª Ed., 2017.
  2. GRAEFF, F. E GUIMARÃES, F. S – Fundamentos de Psicofarmacologia, Ed. Atheneu, São Paulo. 2ª Ed., 2012.
  3. SILVA.P. Farmacologia. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 8ª Ed., 2010.
  4. STAHL, S. M. Psicofarmacologia – Bases Neurocientíficas e Aplicações Práticas. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 3ª. Ed., 2010.
  5. DELUCCIA, R.; OLIVEIRA-FILHO, R. M.; PLANETA, C. S.; AVELLAR, M. C. W. Farmacologia Integrada, Ed. Revinter, Rio de Janeiro, 3ª ed., 2007.
  6. TOY, E.C.; DENTINO, A.N.; JOHNSON, L.S.; WILLIANS, M.M. Casos Clínicos em Geriatria. Ed. AMGH Ltda. Porto Alegre, 2015.
  7. KANE, R.L.; OUSLANDER, J.G.; ABRASS, I.B.; RESNICK, B. Fundamentos de Geriatria Clínica. Ed. AMHG Ltda. Porto Alegre, 7a. Ed. 2015.
  8.  OLIVEIRA, I.R.; SCHAETZ, T.; STAHL, S.M. Integrando Psicoterapia e Psicofarmacologia: Manual para clínicos. Ed. Artmed Ltda, Porto Alegre. 2015.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Disney Oliver Silvieri Júnior, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/10/2020, às 11:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.051578/2020-74 SEI nº 2307220