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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Gerenciamento de tecnologias. Assessoria e processo de tomada de decisão na aquisição de equipamentos. Gestão da Qualidade em EAS. Projeto prático: estudo de caso de um ambiente hospitalar.
JUSTIFICATIVA
Com a crescente demanda dos conhecimentos da engenharia e da administração no ambiente hospitalar e clínico, para implementação de métodos de gerenciamento, controle e manutenção de estrutura física dos ambientes na área da saúde, aumento de segurança, bem como de gestão de recursos humanos envolvidos com as tecnologias é imprescindível fornecer ao estudante uma visão das necessidades e técnicas a serem aplicadas nestes ambientes buscando a otimização de todas essas necessidades.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Dar ao estudante a visão da atuação Engenheiro Clínico na gestão de projetos e tecnologias nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS). |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de: 1. Conhecer técnicas de tomada de decisão; 2. Conhecer procedimentos sobre especificações e avaliações de equipamentos médico-hospitalares para aquisição, elaboração de contratos e elaboração de programas de manutenção; 3. Entender o processo de gestão da qualidade no ambiente de um EAS (Estabelecimento Assistencial de Saúde) no âmbito das pessoas, instalações e equipamentos; 4. Compreender o processo de Acreditação Hospitalar e entender a sua importância para a organização e todos nela inseridos para ser capaz de implementá-lo. 5. Ser capaz de desenvolver um projeto para um EAS.
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PROGRAMA
1. Ferramentas de Apoio ao Planejamento
1.1. Ferramentas de auxílio à decisão
2. Avaliação de Projetos
2.1. Avaliação custo x benefício
2.2. Especificação de requisitos mínimos e máximos
2.3. Projeto econômico
2.4. Metodologia PMBOK
3. Procedimentos para Aquisição de Equipamentos Biomédicos
3.1. Normas
3.2. Análise das especificações
3.3. Cadastro e Registro de Produtos
3.4. Inovação Tecnológica
4. Gerenciamento de Tecnologias
4.1. Programas de Controle e de Manutenção de Equipamentos
4.2. Sistemas de Gerenciamento
4.3. Indicadores
5. Gestão da Qualidade em Estabelecimento Assistencial de Saúde
5.1. Normas de qualidade
5.2. Indicadores
5.3. Satisfação do cliente
5.4. Política da qualidade
5.5. Acreditação hospitalar
6. Projeto Prático
Estudo de caso em um ambiente hospitalar.
METODOLOGIA
Carga Horária:
Técnicas de ensino:
Para a aquisição de conhecimento será utilizado a leitura de manuais, normas, artigos e outros materiais bibliográficos, plataformas sociais, pesquisas, estudos de caso, encontros semanais para apresentação de conteúdo, realização de discussões e apresentação de dúvidas, palestras.
Vídeos disponibilizados nas Plataformas Moodle, Microsoft Teams, Google Meet e Mconf/RNP.
Leituras de textos disponibilizados no ambiente.
Recursos didáticos:
Normas governamentais;
Manuais;
Apostilas e artigos científicos;
Internet;
Bases de dados científicas;
Plataformas de longo alcance, mídias sociais e serviços de e-mails.
Plataformas e mídias sociais
Microsoft Teams;
Moodle;
Google Meet;
Mconf/RNP.
Acesso aos arquivos da aula:
Será disponibilizado um link para os estudantes acessarem os arquivos das aulas.
Acesso a bibliografia:
Os estudantes terão acesso a bibliografia disponibilizada nos sites governamentais, acesso online pela biblioteca da UFU, periódicos que disponibilizam gratuitamente acesso à base de periódicos, internet.
Cronograma:
Período |
Conteúdo |
Atividades |
Horas |
Semana 1 |
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- Vídeo-Aula: Dia 22/10 de 09:50h às 11:30h
- Outras atividades tais como: leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido
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01:40hs
02:00hs |
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Entrega de trabalho escrito até 26/10 às 17:00 horas |
01:00hs |
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Dia 26/10 às 15:00 horas |
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Semana 2 |
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- Vídeo-Aula: Dia 29/10 de 09:50h às 11:30h
- Outras atividades tais como: leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido |
01:40hs
02:00hs |
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Entrega de trabalho escrito até 02/11 às 17:00 horas |
01:00hs |
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Semana 3 |
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- Vídeo-Aula: Dia 05/11 de 09:50h às 11:30h
- Outras atividades tais como: leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido |
01:40hs
02:00hs |
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Entrega de trabalho escrito até 09/11 às 17:00 horas |
01:00hs |
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Semana 4 |
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- Vídeo-Aula: Dia 12/11 de 09:50h às 11:30h
- Outras atividades tais como: leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido |
01:40hs
02:00hs |
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Entrega de trabalho escrito até 16/11 às 17:00 horas |
01:00hs |
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Semana 5 |
Atividade Avaliativa 5
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Avaliação 5 – Prova 1 |
00:30hs |
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- Vídeo-Aula: Dia 19/11 de 09:50h às 11:30h
- Outras atividades tais como: leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido |
01:40hs
02:00hs |
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Entrega de trabalho escrito até 23/11 às 17:00 horas |
01:00hs |
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Semana 6 |
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- Vídeo-Aula: Dia 26/11 de 09:50h às 11:30h
- Outras atividades tais como: leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido |
01:40hs
02:00hs |
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Entrega de trabalho escrito até 30/11 às 17:00 horas |
01:00hs |
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Semana 7 |
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- Vídeo-Aula: Dia 03/12 de 09:50h às 11:30h
- Outras atividades tais como: leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido |
01:40hs
02:00hs |
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Entrega de trabalho escrito até 07/12 às 17:00 horas |
01:00hs |
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Semana 8 |
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- Vídeo-Aula: Dia 10/12 de 09:50h às 11:30h
- Outras atividades tais como: leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido |
01:40hs
02:00hs |
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Entrega de trabalho escrito até 14/12 às 17:00 horas |
01:00hs |
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Entrega do Projeto Prático: Até dia 17/12 às 17:00 horas |
19hrs |
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Semana 9 |
Atividade Avaliativa 10
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Avaliação 10 – Prova 2 |
00:30hs |
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- Vídeo-Aula: Dia 17/12 de 09:50h às 11:30h
- Outras atividades tais como: leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido |
01:40hs
02:00hs |
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Entrega de trabalho escrito até 21/12 às 17:00 horas |
01:00hs |
AVALIAÇÃO
Serão realizadas 11 (onze) atividades avaliativas:
O estudante deverá desenvolver um projeto prático no tema Engenharia Clínica. Terá reservado 19 (dezenove) horas para sua elaboração. Ao final da Etapa II do calendário acadêmico 2020, o estudante deverá entregar o trabalho escrito.
Datas e horários:
Avaliações (1 a 4, 6 a 9 e 11) – serão disponibilizadas na quinta-feira de cada semana, a partir das 15:00hs e deverão ser entregues até a segunda-feira da semana seguinte à postagem às 17:00 horas.
Avaliação 5 – será disponibilizada no dia 20/11/2020, a partir das 9:00hs ficando disponível por 08 (oito) horas.
Avaliação 10 – será disponibilizada no dia 18/12/2020, a partir das 9:00hs ficando disponível por 08 (oito) horas.
Critérios para a realização e correção das atividades avaliativas objetivas
A realização das atividades avaliativas objetivas (atividades 5 e 10) será por meio da plataforma Moodle ou Microsoft Teams, a avaliação será composta por questões de múltipla escolha e escolhidas aleatoriamente para cada estudante (cada estudante terá um conjunto diferente de questões). A avaliação ficará disponível por 08 (oito) horas. Porém, após o estudante acessar a atividade ele terá 30 minutos para finalizar a avaliação. Durante os 30 minutos de prova o estudante só terá duas tentativas. A correção das avaliações será realizada automaticamente pela plataforma Moodle ou Microsoft Teams.
Validação da assiduidade dos discentes
A validação da assiduidade dos discentes será feita por meio da entrega de atividades avaliativas.
Caso o estudante não entregue a atividade avaliativa da semana ele receberá 08 (oito faltas) que correspondem ao número de aulas da semana.
Envio das atividades avaliativas:
As avaliações e a descrição do projeto prático serão enviadas automaticamente via Moodle ou Microsoft Teams.
Notas atribuídas por atividade:
Atividade |
Valor |
Total |
1. Atividades Avaliativas 1, 2, 3 e 4 |
2,5 pontos cada |
10,0 pontos |
2. Atividade Avaliativa 5 |
25,0 pontos |
25,0 pontos |
3. Atividades Avaliativas 6, 7, 8, 9 e 11 |
2,0 pontos cada |
10,0 pontos |
4. Atividade Avaliativa 10 |
25,0 pontos |
25,0 pontos |
5. Projeto Prático |
30,0 pontos |
30,0 pontos |
Total |
100,0 pontos |
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. CALIL, S.J.; TEIXEIRA, M. S. Gerenciamento de manutenção de equipamentos hospitalares. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, 1998. Série Saúde & Cidadania. Vol. 11.
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de Tecnovigilância: abordagens de vigilância sanitária de produtos para a saúde comercializados no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
3. MASCARÓ, J. L.; O Custo das Decisões Arquitetônicas no Projeto de Hospitais. Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde, Brasília, 1995. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271121/custos.pdf/88b8bcb5-6dde-4dd7-840c-3670324e34dd.
Complementar
1. BRASIL. Lei n0 9782, de 26 de janeiro de 1999. Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9782.htm.
2. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC nº 185, de 22 de outubro de 2001. Aprovar o Regulamento Técnico que consta no anexo desta Resolução, que trata do registro, alteração, revalidação e cancelamento do registro de produtos médicos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RDC_185_2001_COMP.pdf/137bc575-8352-4f9a-9afb-e9a5dd1b8eb3.
3. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC nº 40, de 26 de agosto de 2015. Define os requisitos de notificação e cadastro de produtos médicos. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/%283%29RDC_40_2015_COMP.pdf/3f039f98-21f7-4e9f-a01f-6f371e72bbec
4. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC nº 23, de 04 de abril de 2012. Dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ações de campo por detentores de registro de produtos para a saúde no Brasil. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/3086786/RDC_23_2012_.pdf/b9e177f3-f273-41c4-855d0-c5fb0d1c98e1.
5. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC nº 270, de 28 de fevereiro de 2019. Dispõe sobre a migração do regime de cadastro para o regime de notificação dos dispositivos médicos de classe de risco I. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/3741322/RDC_270_2019_.pdf/c7b53ecb-21ba-4c6a-846a-ea9e4aca690d.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Selma Terezinha Milagre, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/10/2020, às 15:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2347624 e o código CRC D992CD37. |
Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 | SEI nº 2347624 |