|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: DIDÁTICA |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
|
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
- Promover a discussão crítica sobre os princípios e os pressupostos históricos, filosóficos, políticos e sociais que fundamentam a ação docente nas diferentes abordagens do processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista as concepções de sociedade, homem, educação que permeiam esse processo.
- Discutir diferentes perspectivas de organização didático-pedagógica do cotidiano escolar, identificando os seus efeitos sociais, políticos e culturais.
- Refletir sobre o papel sócio-político da educação escolar, da didática e do ensino nas suas múltiplas dimensões.
- Conhecer e analisar as categorias base e as fontes do conhecimento profissional docente.
- Discutir as diferentes concepções de planejamento e avaliação.
- Identificar as implicações da aula operatória no processo de ensino e aprendizagem.
Ementa
A didática e sua trajetória histórica. Teorias da educação e o contexto sócio-histórico da prática pedagógica. Conhecimento profissional docente. Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente. A aula operatória e aprendizagem significativa. Planejamento, avaliação e projetos de trabalho.
PROGRAMA
1. A DIDÁTICA E SUA TRAJETÓRIA HISTÓRICA
1.1. As diferentes concepções de ensino, educação e didática e suas implicações na formação e atuação docente.
2. TEORIAS PEDAGÓGICAS
2.1 Tendências pedagógicas.
2.2 As teorias não críticas, críticas e pós-críticas
3. COTIDIANO ESCOLAR E AS RELAÇÕES FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
3.1 O papel da escola na atualidade.
3.1. A ação docente no processo de ensino e aprendizagem.
3.2. A relação professor-aluno.
4. OS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DOCENTES
4.1 As categorias base do conhecimento profissional docente
4.2 As fontes do conhecimento
4.3 Raciocínio pedagógico
5. FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA ESCOLAR E OS DESAFIOS DA REALIDADE PARA ATUAÇÃO DOCENTE
5.1. A sala de aula como espaço de construção e mobilização de saberes.
5.2. A aula operatória e aprendizagem significativa
5.3. O planejamento: concepções e práticas
5.4. A avaliação numa perspectiva formativa
5.5. O trabalho com projetos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREITAS, Luiz Carlos Gomes de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
RONCA, Paulo Afonso Caruso, TERZI, Cleide do Amaral. A aula operatória e a construção do conhecimento. 21. ed. São Paulo: Edesplan, 1996.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (coord.). Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1989.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de., OLIVEIRA, Maria Rita N. Sales. (orgs.). Alternativas no Ensino da Didática. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
CASTRO, Amélia Domingues de Castro, CARVALHO, Ana Maria C. de. Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 19ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
VEIGA, Ilma Passos de Alencastro (org.). Didática: o ensino e suas relações. 12. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1250288 e o código CRC E79A30FB. |
Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1250288 |