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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Epistemologia da Educação Ambiental e os antecedentes históricos. As relações entre a sociedade e a natureza. Educação Ambiental e ação transformadora. Educação no processo de gestão ambiental. Operacionalização das atividades em Educação Ambiental. Organização e orientação para a elaboração e apresentação de Projetos em Educação Ambiental.
JUSTIFICATIVA
A Educação Ambiental é um componente curricular obrigatório na formação no licenciado/bacharel, uma vez que permite, ao mesmo, adquirir competências próprias para entender a relação homem/natureza e propor ações que melhorem essa relação no espaço em que vivem. Nesse sentido, essa disciplina se justifica no contexto do Curso de Geografia, por proporcionar ao aluno, um conhecimento da epistemologia e aprofundar o seu entendimento sobre a relação homem e natureza a partir da construção de projetos de Educação Ambiental.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Propiciar ao acadêmico a integração de conhecimentos aptidões, valores, atitudes e ações para que possam atuar com responsabilidade em seu espaço de vivência. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1- A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1.1 - Uma história social das relações com a natureza
1.2 - A relação sociedade-natureza
1.3 - A Educação Ambiental e os movimentos de transição de Paradigmas
2- HISTÓRICO DAS CONFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
2.1 - Resgate histórico da educação ambiental no Brasil
3- EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA
3.1 - As tendências reveladas
3.2 - Educação, emancipação e sustentabilidade: em defesa de uma pedagogia libertadora para a Educação Ambiental;
4 - EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
4. 2 - Reflexões acerca de nosso olhar sobre as relações entre a sociedade e a natureza.
4.3- Cidadania e justiça ambiental na luta pelo direito de existência
4.4 - Operacionalização das atividades em Educação Ambiental.
5. ORGANIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
METODOLOGIA
Para o presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias: Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas através das plataformas Google Meet e Modalidade assíncrona (off-line): Google Classroom, como detalhado no quadro abaixo:
PLANO DE ATIVIDADES (2020)
Data |
Modalidade |
Atividade |
Pontuação |
Plataforma |
27/10 |
Síncrona (19:00h às 22:30h) |
. Apresentação e Discussão do Programa da Disciplina . Discussão preliminar sobre o que é a Educação Ambiental
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Google Meet Link: |
03/11
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Assíncrona |
Tema: A Educação Ambiental, sua história e seus eventos principais Para tratar essa temática serão encaminhados slides, vídeo e textos que tratam dos eventos ambientais mais importantes. Os alunos deverão preparar uma apresentação dos materiais lidos e escolher 1 evento para apresentar na próxima aula síncrona. |
1) Texto sobre A história da Educação Ambiental e seus eventos. Valor: 10 pontos. Data entrega: 10/11/20 2) Apresentação de um evento ambiental. Valor: 10 pontos. Data: 10/11/20 O texto deverá ser entregue por e-mail: gerusaufu@gmail.com |
Google Classroom e email |
10/11 |
Síncrona (19:00h às 22:30h) |
Apresentação dos eventos ambientais e discussão da história da EA |
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Google Meet |
17/11 |
Assíncrona |
Tema: Os conceitos de Educação Ambiental e os problemas ambientais
Para tratar essa temática serão encaminhados slides e textos que deverão ser resumidos. Os discentes deverão fazer um levantamento dos problemas ambientais da cidade e região e apresentá-los na próxima aula, de acordo com o roteiro proposto previamente pelo docente. |
1) Resumo do material bibliográfico. Valor: 15 pontos. Entrega: 24/11 2) Levantamento dos problemas ambientais da cidade e sua apresentação. Valor: 20 pontos. Data: 24/11/20
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Google Classroom e email |
24/11 |
Síncrona (19:00h às 22:30h) |
Tema: Os problemas ambientais na atualidade Apresentação os discentes sobre os problemas ambientais da cidade e região. |
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Google Meet |
1/12 |
Assíncrona (19:00 às 22:30h) |
Tema: Os projetos de Educação Ambiental Para tratar dessa questão, os discentes devem escolher um projeto de Educação Ambiental e analisá-los de acordo com o roteiro enviado pelo docente. |
1) Texto com análise do Projeto de Educação Ambiental. Valor: 15 pontos. Entrega: 15/12 |
Google Classroom e email |
8/12 |
Síncrona (19:00 às 22:30h) |
Apresentação principais pesquisas científicas desenvolvidas na atualidade Para tratar dessa questão serão convidados palestrantes que irão expor suas pesquisas e propor discussão sobre as mesmas. |
1) Deverá ser entregue um relato crítico dos principais assuntos apresentados. Valor: 10 pontos. Entrega: 15/12/2020 |
Google Meet |
15/12 |
Síncrona (19:00 às 22:30h) |
Avaliação final e encerramento da disciplina Será apresentada uma temática sobre a qual os discentes devem produzir um texto e encaminhar por email no final da aula. |
1) Avaliação. Valor: 20 pontos. Entrega: 15/12/2020 |
Google Meet |
Os textos, slides e atividades serão disponibilizados através do Google Classroom que será criado exclusivamente para a disciplina, bem como pelo e-mail gerusaufu@gmail.com.
As atividades síncronas serão realizadas às terças feiras das 08:30h às 11h, sendo que a assimilação e aplicação do conteúdo ensinado poderá ser realizado pelos alunos das 11h às 12h, sob a supervisão do professor, o qual estará disponível on-line para orientações.
O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou através de e-mail ou reuniões individuais através das plataformas Google Meet, em horários específicos a serem definidos pelo professor.
A presença do aluno será computada nas atividades síncronas a partir da participação nas aulas que será registrada pelo docente. Nas atividades assíncronas a presença será computada mediante a entrega das atividades nas datas estabelecidas no quadro acima.
A disciplina Educação Ambiental prevê carga horária prática. No entanto, justifica-se a oferta deste componente na modalidade remota, uma vez que esta carga horária prática poderá ser compensada por meio de atividades práticas que envolverão debates e análises de textos, vídeos.
AVALIAÇÃO
As avaliações serão realizadas conforme descrita no quadro acima, ou seja,
Avaliação 1 – Elaboração de um texto sobre a história da Educação Ambiental e seus eventos. Valor: 10 pontos. Data entrega: 10/11/2020
Avaliação 2 - Apresentação de um evento ambiental. Valor: 10 pontos. Data: 10/11/2020
Avaliação 3 – Resumo do material bibliográfico discutindo o conceito de Educação Ambiental enviado pelo docente. Valor: 15 pontos. Entrega: 24/11/2020.
Avaliação 4 - Levantamento dos problemas ambientais da cidade e sua apresentação. Valor: 20 pontos. Data: 24/11/2020
Avaliação 5 – Análise do Projeto de Educação Ambiental. Valor: 15 pontos. Entrega: 15/12/2020
Avaliação 6 - Relato crítico dos principais assuntos apresentados. Valor: 10 pontos. Entrega: 15/12/2020
Avaliação 7 – Avaliação final. Valor: 20 pontos. Data: 15/12/2020.
Todas as atividades devem seguir as orientações que será repassada pelo docente. Deverão ser elaboradas de forma individual e seguir as normas da ABNT.
Não serão pontuadas atividades que não forem de autoria própria ou, quando fundamentada, deverá seguir as normas de citação da ABNT.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Educação ambiental. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2015.
LAYRARGUES, Philippe Pomier (Coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
MARCATTO, Celso. Educação Ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002. Disponível em: https://jbb.ibict.br/bitstream/1/494/1/Educacao_Ambiental_Conceitos_Principios.pdf
RUSCHEINSKY. Aloísio. Educação Ambiental: abordagens múltiplas. 2.ed. ampl. rev. Porto Alegre: Penso, 2012. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=T_iAj1HPfeUC&oi=fnd&pg=PA5&dq=educa%C3%A7%C3%A3o+ambiental&ots=htp57jgmS0&sig=t8oyNlxhoiylwhvM_tPd2i2n2mY#v=onepage&q=educa%C3%A7%C3%A3o%20ambiental&f=false
SATO, Michele; CARVALHO, Isabel. Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2004. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=eqz3taOyaH4C&oi=fnd&pg=PA17&dq=educa%C3%A7%C3%A3o+ambiental&ots=XmlVLfMcsA&sig=1mSj3l-pBmWiDy4kc7xoMnjCXDs#v=onepage&q=educa%C3%A7%C3%A3o%20ambiental&f=false
SORRENTINO, Marcos et. all. Educação Ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Gerusa Gonçalves Moura, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/10/2020, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 | SEI nº 2301118 |