UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

PMQ33

COMPONENTE CURRICULAR:

SOLO E AMBIENTE

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

SIGLA:

PPGMQ

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

00 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

  1. Entender os conceitos básicos relacionados à Ciência do Solo, buscando capacitá-los a reconhecer o solo na paisagem, a compreender o seu funcionamento como componente básico dos ecossistemas e a manejá-lo de forma racional;
  2. Abordar os conceitos relacionados aos atributos químicos, físicos e mineralógicos do solo com ênfase na interface das fases sólida, líquida e gasosa, subsidiando a avaliação de práticas sustentáveis de diversos usos desse recurso;
  3. – Quantificar e avaliar os atributos químicos, físicos e mineralógicos do solo e suas aplicações na classificação do solo e suas relações com o uso e manejo do solo;
  4. - Estudar os processos e fatores de formação e sua influência nas propriedades e na evolução dos solos;
  5. - Identificar as principais classes de solos através da interpretação de análises de laboratório e do exame de perfis no campo;
  6. - Estabelecer correlações entre classes de solos, cobertura vegetal, paisagem e aptidão agrícola.

 

Ementa

Conceito de solo e sua função como plataforma de sustentação da vida, composição das fases sólidas, líquidas e gasosas do solo; rochas e intemperismo químico, físico e biológico; conceitos básicos da matéria orgânica e da mineralogia do solo (minerais primários e secundários do solo); origem das cargas nos coloides e conceitos envolvendo o balanço líquido de cargas no solo; atributos químicos, físicos e mineralógicos do solo, tais como textura, densidade do solo e densidade de partícula, estrutura, porosidade, concentração de matéria orgânica, acidez ativa (potencial hidrogeniônico) e potencial, capacidade de troca de cátions e de ânions, concentração fitodisponível e total e dos nutrientes no solo, elementos benéficos e tóxicos; atributos do solo relacionados a sua classificação e sua relação com a produção agrícola sustentável, com a poluição do solo e da água e com a remediação das áreas contaminadas. Morfologia do solo. Perfil do solo e horizontes. Fatores e processos de formação do solo. Princípios básicos de classificação. Classificação taxonômica de solos. Relação solo-paisagem.

 

PROGRAMA

 

Teórico

  1. Contextualização do solo e sua função como plataforma de sustentação da vida; rochas e intemperismo físico, químico e biológico, o solo e sua gênese, abordagem geral dos solos e conceitos de suas fases sólida, líquida e gasosa;
  2. Conceitos básicos e caracterização da matéria orgânica e da mineralogia do solo; composição e estrutura dos principais minerais que compõem a fração argila dos solos tropicais (micas, vermiculita, esmectitas, caulinita e óxidos de ferro e alumínio); origem das cargas nos coloides dos solos: cargas permanentes e variáveis e conceitos envolvendo o balanço líquido de cargas no solo;
  3. Conceitos de atributo, característica e propriedade do solo; atributos físicos, químicos e mineralógicos do solo: textura, densidade de solo e densidade de partícula, estrutura e porosidade, concentração de matéria orgânica, acidez ativa (potencial hidrogeniônico) e potencial, capacidade de troca de cátions e de ânions, concentração total e disponibilidade dos nutrientes, elementos benéficos e tóxicos no solo;
  4. Determinação dos atributos químicos e sua relação com a produção agrícola sustentável, com a poluição do solo e da água e com a remediação das áreas contaminadas.
  5. Os fatores de formação: material de origem e intemperismo, clima, relevo, organismos e tempo;
  6. O perfil de solo: horizontes e características morfológicas. Horizontes pedogenéticos e horizontes diagnósticos;
  7. Processos de formação dos solos;
  8. Principais processos pedogenéticos: latolização, podzolização, lessivagem, calcificação, plintitização, gleização e formação dos solos halomórficos;
  9. Classificação de solos: conceitos básicos e evolução dos sistemas de classificação. Classificações taxonômicas e interpretativas;
  10. Atributos diagnósticos para definição e caracterização das classes de solos no SiBCS; 7. Horizontes diagnósticos superficiais e subsuperficiais do SiBCS;
  11. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos: bases e critérios
  12. Principais classes de solos conhecidas no Brasil: ocorrência, formação, características e limitações ao uso agrícola. Noções sobre avaliação da aptidão agrícola das terras.

 

Prático:

  1. Exame de identificação de características morfológicas: cor e mosqueado, textura, estrutura, consistência e transição entre horizontes;
  2. Classificação de perfis de solos de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos;

Identificação e estudo de solos no campo. Viagem de estudo com observação de alguns dos principais solos que ocorrem na região.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRADY, N.C. & WEIL, R.R. Elementos da Natureza e Propriedades dos Solos Tradução técnica: Igo Fernando Lepsch. Porto Alegre, bookman, 2013, 686p.

BUOL, S.W.; SOUTHARD, R.J.; GRAHAM, R.C. & McDANIEL, P.A. Soil Genesis and Classification. John Wiley & Sons. Sixt edition, 2011.

CORNELL, R.M. and SCHWERTMANN, U. The Iron Oxides. Structure, Properties, reactions, Ocurrences and Uses. VCH edt. New York, 1996. 573 p.

DANIELS, R.B. & HAMMER, R.D. Soil Geomorphology. John Wiley & Sons, Inc., 1992. 236 p. 

DIXON, J.B. & WEED, S.B. Minerals in Soil Environments. Second edition. SSSA, Book Series. No 1. Madison, 1989. 1244 p.

DONALD L. SPARKS. Environmental Soil Chemistry. Second Edition. Academic Press, 2002. 352 p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. Manual Técnico de Pedologia, 2ª Edição. 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Manual Técnico de Pedologia. 3. ed. Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. Manuais Técnicos em Geociências no 4. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. 430 p. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv95017.pdf

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Manual Técnico de Pedologia: guia prático de campo. Manual Técnico em Geociência no 4. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. 134 p. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv95015.pdf.

KER, J.C; CURI, N.; SCHAEFER, C.E.G.R.; VIDAL-TORRADO, P. Pedologia: fundamentos. 1ª edição. Viçosa, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2012. 343p.

MELO, V. F.; ALLEONI, L. R. F. (Eds). Química e Mineralogia do Solo. Parte I – Conceitos Básicos. 1 ed. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2009. 695 p.

MELO, V. F.; ALLEONI, L. R. F. (Eds). Química e Mineralogia do Solo. Parte II – Aplicações. 1 ed. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2009. 685 p.

NOVAIS, R. F.; ALVAREZ V., V. H.; BARROS, N. F.; FONTES, R. L. F.; CANTARUTTI, R. B.; NEVES, J. C. L. (Eds). Fertilidade do Solo. 1. ed. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2007. 1017 p.

RAIJ, B. van. Fertilidade do Solo e Manejo de Nutrientes. Piracicaba: International Plant Nutrition Insitute, 2011. 420 p.

RESENDE, M.; CURI, N.; REZENDE, S.B.; CORRÊA, G.F. Pedologia: base para distinção de ambientes. 5ª edição. Lavras, Editora UFLA, 2007. 322p.

RIBEIRO, C. A.; GUIMARÃES, P. T. G.; ALVAREZ V, V. H. (Eds). Recomendações para uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais: 5ª aproximação. Viçosa: Comissão de Fertilidade do Solo para o Estado de Minas Gerais, 1999. 359 p.

SANTOS, H. G. et al. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3. ed. Brasília: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2013.

SANTOS, R. D. et al. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 6. ed. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.

SILVA, F. C. Manual de análises químicas de solos, plantas e fertilizantes. 2. ed. rev. e ampl. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2009. 627 p.

TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T.R.; TOLEDO, M.C.M.; TAIOLI, F. Decifrando a terra. 2ª edição. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 2009. 623p.

SCHAETZL, R. & ANDERSON, S. Soils Genesis and Geomorphology. Cambridge University Press. New York, 2005. 817p.

USDA. Soil survey Staff. Soil Taxonomy. A Basic System of Soil Classification for Making and Interpreting Soil Surveys. Sexond Edition, 1999, 869p.

 

WORLD REFERENCE BASE FOR SOIL RESOURCES. FAO/ISSS/ISRIC, Roma. (FAO. World Soil Resources Reports, 84). 145p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALINA KABATA-PENDIAS, ARUN B. MUKHERJEE. Trace Elements from Soil to Human. Springer, 2010. 576p.

ALINA KABATA-PENDIAS. Trace Elements in Soils and Plants. Four Edition. CRC Press, 2010. 548 p.

BOULET, R.; CHAUVEL, A.; HUMBEL, F.X. & LUCA, Y. Analyse estructurale et cartographie en pédologie. Cah. ORSTOM Ser. Pédol., 19:309-351, 1982.

BREWER, R. Fabric and mineral analysis of soils. New York, Robert E. Krieger Publishing, 1976. 482 p.

BULLOCK, P.; FEDOROFF, N.; JONGERIUS, A.; STOOPS, G.; TURSINA, T. Handbook for soil Thin Section Decription. International Soc. Of Soil Science, 1985. 150 p.

Van Breemen, N. & Buurman, P. Soil Formation. Second Edition, Kluwer Publishers, 2002, 404p.

aprovação

 

Drausio Honorio Morais

Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

Hudson de Paula Carvalho

Diretor do Instituto de Ciências Agrárias

 


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Documento assinado eletronicamente por Hudson de Paula Carvalho, Diretor(a), em 08/04/2022, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Drausio Honorio Morais, Presidente, em 08/04/2022, às 15:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.088638/2021-95 SEI nº 3273404