UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Experimental de Física Básica: Eletricidade e Magnetismo 

 

Unidade Ofertante:

INFIS

Código:

INFIS39034

Período/Série:

 

Turma:

6

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Daiane Damasceno Borges

Ano/Semestre:

2022/01

Observações:

 

 

EMENTA

Experimentos de laboratório sobre eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo

JUSTIFICATIVA

O curso visa dar suporte e embasamento para a teoria dada na disciplina de Física Geral 3 e ensinar o(a) aluno(a) a empregar o método científico experimental. O(a) aluno(a) será estimulado a desenvolver uma conclusão lógica a partir dos resultados experimentais bem como desenvolver o senso crítico para justificar as possíveis discrepâncias entre a teoria e a prática. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os conceitos de eletricidade e magnetismo através da experimentação. Verificar a validade dos modelos teóricos, comparando com os resultados experimentais esperados.

PROGRAMA

 

1. Ensinar a utilizar os instrumentos de medidas: multímetro, osciloscópio e gerador de funções

2. Sete experimentos didáticos serão realizados pelos alunos:

Experimento 1       Potencial elétrico e campo elétrico

Experimento 2       Resistividade e Lei de Ohm

Experimento 3       Capacitores e dielétricos

Experimento 4       Carga e descarga de capacitores

Experimento 5       Balança magnética - Força de Lorentz 

Experimento 6       Campo Magnético gerado por bobinas em seu eixo de simetria

Experimento 7       Campo magnético da terra

 

METODOLOGIA

Os experimentos serão realizados pelos alunos no laboratório de Física Básica do INFIS.  O roteiro e o vídeo de cada experimento ficarão disponíveis na plataforma do Google (Classroom) com até uma semana de antecedência. No início de cada aula será dada uma revisão dos conceitos físicos que embasam o experimento proposto. Os alunos serão estimulados a questionar quais propriedades física podemos medir e como medi-las. Os dados experimentais coletados no laboratório serão utilizados para os alunos analisarem e escrever um relatório científico. O(a) discente receberá a pontuação do relatório unicamente se estiver presente na aula do experimento ou se a falta for previamente justificada 

Como recursos didáticos serão usadas as plataformas Google(Classroom) e Microsoft Teams que permite ter um fórum de discussão, onde a professora poderá tirar as dúvidas dos discentes. Os questionários online e a entrega dos relatórios serão feitas dentro da plataforma Google (Classroom). Todo material incluindo vídeos, roteiros e slides das aulas serão disponibilizados na plataforma do Google (Classroom).   

Serão ministradas aulas presenciais nos horários estabelecidos pela grade horária, ou seja, sexta-feira de 10:40h às 12:20h. 

AVALIAÇÃO

O(a) discente será avaliado através de relatórios, provas e questionários online sobre os experimentos que serão aplicados durante a aula. Para cada experimento, cada grupo deverá entregar um relatório (completo ou reduzido) uma semana após a realização do experimento. Os relatórios deverão ser feitos no formato de artigo científico com os dados experimentais coletados pelos alunos. A presença nas aulas é obrigatória para obter a pontuação no relatório.

A assiduidade do aluno será avaliada através da lista de presença.

A pontuação e datas de cada avaliação estão apresentadas a seguir:

 

O(a) estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% poderá refazer individualmente relatórios de recuperação. A nota dos relatórios de recuperação irão substituir os relatórios de menor nota.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. CHAVES, A. Física Básica: Eletromagnetismo. LTC (2007) HALLIDAY, RESNICK WALLER, Fundamentos de Física 3: Eletromagnetismo. LTC (2007)

2. NUSSENZVEIG, H. M., Física Básica 3 – Eletromagnetismo, Edgard Blucher, (2003)

3. TIPLER, P. A. e MOSCA, G. Física para Cientistas e Engenheiros. Vol. 2: Eletricidade, Magnetismo e Óptica. LTC (2006)

4. Apostila Laboratório de Ensino em Eletromagnetismo (LEE) disponível no site do INFIS-UFU (http://www.infis.ufu.br/labdidatico-lee)

Complementar

1. SERWAY, R. A.; JEWETT, J. W. Princípios de física. Thomson, 2004. v. 3.

2. SEARS, F.; ZEMANSKY, M. W. Física. Addison Wesley, 2009. v. 4.

3. TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 2.

4. FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. Lições de física. Porto Alegre: Bookman, 2008. v. 2.

5. LUIZ, A. M. Física: eletromagnetismo, teoria e problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2009. v.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Daiane Damasceno Borges, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/09/2022, às 11:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3918253 e o código CRC 2EC4A5B5.




Referência: Processo nº 23117.058216/2022-76 SEI nº 3918253