UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Orgânica II

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

 

Período/Série:

 

Turma:

QI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Rodrigo Barroso Panatieri

Ano/Semestre:

 

Observações:

 

 

EMENTA

Compostos Aromáticos. Reações. Aldeídos e Cetonas. Substuição alfa - Condensação de Enóis e Enolatos. Ácidos Carboxílicos e seus Derivados. Compostos Orgânicos Nitrogenados.

JUSTIFICATIVA

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Contribuir para a formação intelectual do estudante, para o desenvolvimento de seu pensamento cientifico e de sua habilidade para resolver problemas.

Objetivos Específicos:

O aluno deverá ser capaz de resolver problemas que envolvam métodos de preparação, propriedades físicas e químicas das substâncias estudadas, bem como nomenclatura e classes de compostos, e os conceitos teóricos fundamentais envolvidos.

PROGRAMA

1.Compostos Aromáticos: A estrutura do benzeno e de outros hidrocarbonetos aromáticos. Nomenclatura. Propriedades Físicas. Reações. Efeito de Ativação do Anel pelos substuintes. Substuição em Sistemas de Anéis Fundidos. Oxidação de Compostos Aromáticos.

2. Reações Pericíclicas: Conceito de orbitais moleculares de Fronteira (HOMO-LUMO). Reações de Cicloadição de Alcenos. Reações de Diels-Alder. Estereoquímica de reações de orbitais em cicloadição. Rearranjos sigmatrópicos.

3. Aldeídos e Cetonas: Estrutura, nomenclatura e propriedades químicas e físicas de Aldeídos e Cetonas. Reações de Adição a carbonila: Adição de Água. Adição de Álcoois e Tióis. Condensação com Amoníaco e seus derivados. Adição de Compostos Organometálicos. Redução a Álcool. Redução a Hidrocarbonetos. Halogenação. Alquilação de Enolatos. Condensações aldólicas. Oxidação de Aldeídos e Cetonas. Rearranjo de Bayer-Villiger.

4. Substuição alfa - Condensação de Enóis e Enolatos: Acidez do hidrogênio alfa de compostos carbonílicos e alfa- carbonílicos. Halogenação alfa. Formação de enolatos: Regiosselevidade. Condensação aldólica: Condensação aldólica cruzada, Ciclização aldólica, Síntese de Beta-cetoésteres, Condensação de Claisen, Condensação de Dieckmann. Descarboxilação. Alquilação de Beta-cetoésteres; Síntese via éster acetoacético. Síntese de compostos cíclicos e acíclicos. Síntese malônica. Barbituratos. Compostos carbonilados alfa-beta-insaturados: Reações de adição a carbonila e a dupla ligação de sistemas alfa-beta-conjugados, Adição de aminas ao sistema alfa-beta-insaturado.

5. Ácidos Carboxílicos e seus Derivados: Estrutura, nomenclatura e propriedades químicas e físicas de Ácidos Carboxílicos e seus Derivados. Reação Ácido-base. Efeito Indutivo e Força dos Ácidos. Aspectos Gerais dos mecanismos de Reação de Derivados Carboxilados: Reavidade. Preparação de Anidridos e de Halogenetos de Acila. Preparação de Ésteres. Preparação de Amidas e Nitrilas. Hidrólise de Derivados de Ácidos. Saponificação: Redução de Ácidos Carboxílicos e Derivados. Reação com reagentes Organometálicos. Acilação de Friedel-Cras. Métodos de Preparação de Ácidos Carboxílicos. Cetenos: Síntese e Reações.

6. Compostos Orgânicos Nitrogenados: Estrutura, nomenclatura e propriedades químicas e físicas de compostos orgânicos nitrogenados. Basicidade de aminas. Reações de aminas. Formação de sulfonamidas. Oxidação de aminas. Sais de Diazônio: síntese e Reações. Sais de Amônio Quaternários: eliminação de Hofmann. Enaminas: Introdução e reação de alquilação e acilação. Nitrocompostos: Introdução e reação de redução. Outros compostos nitrogenados: oximas, azidas e óxidos de amidas.

METODOLOGIA

 

AVALIAÇÃO

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] BRUICE, P. Y. Química orgânica. 4. ed. São Paulo: Prence Hall, 2006. 2 v.

[2] MCMURRY, J. Química orgânica. 6. ed. Rio de Janeiro: Pioneira, 2005. 2 v.

[3] SOLOMONS, T. W. G. Química orgânica. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005. 2 v.

Complementar

[1] MORRISON, R. T.; BOYD, R. N. Química orgânica. 14. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,2005.

[2] VOLLHARDT, K. P. C.; SCHORE. N. E. Química orgânica: estrutura e função. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

[3] ALLINGER, N. L. Química orgânica. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1976.
[4] CAMPOS, L. S.; MOURATO, M. Nomenclatura dos compostos orgânicos. 2. ed. Lisboa: Escolar, c2002. [5] CONSTANTINO, M. G. Química orgânica. Rio de Janeiro: LTC, 2008.3 v.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3873304 e o código CRC CDE48A19.




Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 SEI nº 3873304