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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 4L - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Semiologia. Formação teórica sobre as principais doenças sistêmicas de interesse odontológico.
JUSTIFICATIVA
O profissional em formação em Odontologia deve se tornar capaz de realizar exame clínico apropriado, com tomada de informações subjetivas e objetivas que constituirão a base de apoio ao planejamento da conduta clínica necessária a cada caso. Para isso, o estudante de Odontologia deve se capacitar para compreender e reconhecer as implicações de alterações sistêmicas no atendimento odontológico, de forma a conseguir avaliar a condição de cada paciente e adequar o planejamento conforme cada caso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar o aluno para compreender, reconhecer e avaliar as implicações de alterações sistêmicas com impacto no atendimento odontológico. |
Objetivos Específicos: |
Desenvolver recursos propedêuticos de Semiologia, de forma a avaliar corretamente a condição clínica dos pacientes. Conhecer e reconhecer as principais alterações sistêmicas com impacto no atendimento odontológico.
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PROGRAMA
Exame do paciente:
Anamnese - grupo dos elementos subjetivos
Exame físico - grupo dos elementos objetivos
Aspectos clínicos de normalidade da mucosa bucal
Lesões fundamentais da mucosa bucal
Alterações sistêmicas de interesse estomatológico:
Cardiovasculares
Respiratórias
Neurológicas
Digestivas e endócrinas
Renais e hepáticas
Hematológicas/hemorrágicas
Imunológicas
Urgência e emergência: semiologia da dor e da ansiedade
Semiologia do hálito: halitose
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida com aulas teóricas expositivas, discussões de casos idealizados e produção de material educativo.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (sujeito a alterações conforme a evolução das aulas)
DIA |
MÊS |
CONTEÚDO- PE 3 – SEGUNDA FEIRA TARDE |
DOCENTE |
08 |
01 |
APRESENTAÇÃO DISCIPLINA-SISTEMA DE AVALIAÇÃO–SEMIOTÉCNICA APLICADA À ODONTOLOGIA |
Odorico |
15 |
01 |
EXAME DO PACIENTE: GRUPO DOS ELEMENTOS SUBJETIVOS: ANAMNESE |
Odorico |
22 |
01 |
EXAME DO PACIENTE:GRUPO DOS ELEMENTOS OBJETIVOS: EXAME FÍSICO EXTRABUCAL |
Odorico |
29 |
01 |
EXAME DO PACIENTE:GRUPO DOS ELEMENTOS OBJETIVOS: EXAME FÍSICO INTRABUCAL ASPECTOS CLÍNICOS DE NORMALIDADE DA MUCOSA BUCAL |
Odorico |
05 |
02 |
LESÕES FUNDAMENTAIS DA MUCOSA BUCAL |
Odorico |
19 |
02 |
ASPECTOS ORTOLÓGICOS DA CAVIDADE BUCAL |
Odorico |
26 |
02 |
1ª AVALIAÇÃO – VALOR 30 PONTOS |
Odorico |
04 |
03 |
SEMIOLOGIA DA DOR E DA ANSIEDADE |
Odorico |
11 |
03 |
SEMIOLOGIA DO HÁLITO: HALITOSE |
Odorico |
18 |
03 |
INTRODUÇÃO AS ALTERAÇÕES SISTÊMICAS DE INTERESSE ESTOMATOLÓGICO, ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES – GRAVIDEZ I |
Odorico |
25 |
03 |
ALTERAÇÕES SISTÊMICAS DE INTERESSE ESTOMATOLÓGICO: ENDÓCRINAS: GRAVIDEZ II |
Odorico |
01 |
04 |
2ª AVALIAÇÃO – VALOR 30 PONTOS |
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08 |
04 |
ALTERAÇÕES SISTÊMICAS DE INTERESSE ESTOMATOLÓGICO: ENDÓCRINAS: DIABETES I - II - III |
Odorico |
15 |
04 |
ALTERAÇÕES SISTÊMICAS DE INTERESSE ESTOMATOLÓGICO: HEMATOLÓGICAS E HEMORRÁGICAS |
Docente substituta |
22 |
04 |
3ª AVALIAÇÃO- VALOR 30 PONTOS |
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27 |
04 |
PROVA DE RECUPERAÇÃO |
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Entrega |
Atividade complementar |
Orientador |
22/04/24 |
Produção de material educativo (orientações serão encaminhadas até 01/04/24:
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Docente substituta |
AVALIAÇÃO
Serão consideradas para avaliação três provas teóricas e uma atividade de produção de material educativo, nas datas indicadas no cronograma (podendo também sofrer alterações conforme evolução das aulas). A valoração das provas e atividade é a que segue:
Atividade |
Valoração |
Avaliação 1 |
30 pontos |
Avaliação 2 |
30 pontos |
Avaliação 3 |
30pontos |
Produção de material educativo |
10 pontos |
Conforme as Normas Gerais de Graduação da UFU, a frequência mínima a 75% da carga horária da disciplina é obrigatória.
Será garantida a realização de uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular. Caso necessária, tal atividade será agendada com o(a) estudante interessado(a).
BIBLIOGRAFIA
Básica
Bensenor I, Atta JA, Martins MA. Semiologia Clínica. Editora Sarvier. 1ª Edição. 2002.
Porto CC. Semiologia Médica. Editora Guanabara Koogan. 7ª Edição. 2013.
Sonis ST, Fazio RC, Fang L. Princípios e prática de Medicina Oral. Editora Guanabara Koogan. 2ª Edição. 1996.
Complementar
Almeida OP. Patologia Oral (série ABENO: Odontologia Essencial: parte clínica). Editora Artes Médicas. 1ª Edição. 2016.
Brasileiro Filho, G. Bogliolo – Patologia Geral. Editora Guanabara-Koogan. 6ª Edição. 2019.
Neville, B; Damm, D; Allen, C; Bouquot, B. Patologia Oral e Maxilofacial. Editora Elsevier. 3ª Edição. 2009.
Kumar V, Abbas AK, e Aster JC. Robbins & Cotran – Patologia: Bases patológicas das doenças. Editora Elsevier. 9ª Edição. 2016.
Regezi, J; Sciubba, J; Jordan, R. Patologia Oral: Correlações clinicopatológicas. Editora Elsevier. 6ª. Edição. 2009.
Scully C. Medicina Oral e Maxilofacial: Bases do Diagnóstico e Tratamento. Editora Elsevier. 2ª Edição. 2009.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Odorico Coelho da Costa Neto, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/12/2023, às 11:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.084300/2023-26 | SEI nº 5039350 |