UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família

Av. Pará, 1720, Bloco 2U, Sala 08 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3225-8604 - www.ppgsaf.famed.ufu.br - ppgsaf@famed.ufu.br
  

Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA/2023 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MESTRADO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 1º de março de 2023, às 09h43min, por webconferência, realizada na sala virtual do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Uberlândia, PPGSAF/FAMED/UFU, na plataforma Webex, teve início a 1ª reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (COLPPGSAF) do ano em curso, sob a Presidência de sua Coordenadora a Profa. Dra. Flávia do Bonsucesso Teixeira, estando presentes os membros citados no final desta ata. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. ATA DA 9ª REUNIÃO DO ANO DE 2022: sem sugestões de alterações, a ata foi aprovada por unanimidade pelas representantes docentes que também estiveram presentes na 9ª reunião. 2. COMUNICADOS. 2.1. Defesas de dissertação realizadas em dezembro e janeiro e as agendadas para fevereiro:​ haviam sido encerradas as defesas da Turma 3 com a defesa da discente Tayanne Moreira Oliveira, ocorrida em 27/02/2023. 2.2. Entrega da planilha dos professores do PPGSAF: após preenchimento inicial da Plataforma Sucupira, a Profa. Flávia disse que a planilha de dados docentes havia sido essencial, mas explicou também sobre a necessidade de definir melhor os dados a serem requisitados aos docentes, citando exemplos de divergências que podem acontecer durante preenchimento da plataforma. Assim, após algum estudo sobre a Plataforma Sucupira, ela voltaria a discutir sobre a questão, apresentando quais dados complementares deveriam ser requisitados na planilha de dados docentes. 2.3. Nova interdição da sala do Departamento de Saúde Coletiva - DESCO para outra reforma: a Profa. Mariana informou que a limpeza da sala do DESCO havia sido encerrada no dia anterior, e que faltava apenas colocar os móveis e computadores em seus respectivos lugares. 2.4. Férias da coordenadora do PPGSAF: durante período de férias, encerrado em 19/02/2023, a substituição havia sido realizada pela Profa. Mariana. A Profa. Flávia explicou os motivos da alteração da substituição e agradeceu à Profa. Marcelle pelo período em que atuou como substituta eventual da coordenação do PPGSAF. 2.5. Afastamento da Profa. Janaína Paula Costa da Silva: em virtude de seu afastamento integral para qualificação em nível de Pós-doutorado, de 27/02/2023 a 26/02/2024, a própria Profa. Janaína Paula Costa da Silva havia providenciado sua substituição pela Profa. Carla. A Profa. Flávia expressou sua gratidão a ambas, e a Profa. Carla expressou sua satisfação em participar do PPGSAF. 2.6. Encontro Nacional de Coordenadores do PROFSAÚDE: os dois principais pontos discutidos haviam sido a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e a disciplina ministrada no primeiro semestre da Turma 4 pelo Prof. Emerson Fernando Rasera, Tópicos Especiais em Saúde da Família. Sobre a Avaliação da CAPES, a Profa. Flávia explicou que haviam sido realizados esclarecimentos sobre alguns pontos, mas que ainda não haviam sido esclarecidos os critérios de avaliação dos produtos técnicos. A Profa. Mariana aproveitou para informar que um produto técnico do PPGSAF havia sido aprovado: uma cartilha da egressa Maria Denise Rodrigues Tameirão, que seria feita em formato de e-book e distribuída em um evento. 2.7. Alterações na composição e representação do Colegiado e Coordenação: conforme relatado nos itens 2.5 e 2.4 desta ata, respectivamente, a Profa. Janaína Paula Costa da Silva havia sido substituída pela Profa. Carla na composição do Colegiado, e a Profa. Mariana havia se tornado Substituta Eventual da Coordenação no lugar da Profa. Marcelle. 3. ORDEM DO DIA: 3.1. Homologação dos Resultados das Decisões Administrativas ad Referendum referente aos requerimentos de constituição de banca de defesa das discentes: Adriana Lucia Silva de Queiroz (12012PSF001) - Processo SEI nº 23117.089634/2022-13; Fernanda Carneiro de Bastos Souto (12012PSF002) - Processo SEI nº 23117.093128/2022-11; Juliana Maria Henrique (12012PSF004) - Processo SEI nº 23117.092575/2022-52; Tayanne Moreira Oliveira (12012PSF007) - Processo SEI nº 23117.006318/2023-97: colocadas em votação, todas as decisões ad referendum foram aprovadas por unanimidade pelas representantes docentes, presentes na reunião. 3.2. Homologação do Resultado da Decisão Administrativa ad Referendum referente ao Relatório Anual de Pós-Doutorado da discente Thaís Tibery Espir - Processo SEI nº 23117.012270/2023-56a Profa. Flávia explicou sobre o estudo que estava sendo realizado, e perguntou se alguém havia alguma dúvida ou objeção em relação ao relatório. Colocada em votação, a decisão ad referendum que aprovou o relatório foi acolhida sem ressalvas por unanimidade pelas representantes docentes, presentes na reunião. 3.3. Programação para o IV Encontro Presencial (09 e 10/03/2023): foi apresentada a proposta de programação, com explicação dos motivos para definição das atividades em suas respectivas datas e horários. Sem sugestões ou objeções, a programação foi aprovada por unanimidade. 3.4. Avaliação do Termo de Compromisso de Coorientação - Processo SEI nº 23117.012905/2023-15: a Profa. Flávia explicou a importância de formalizar a coorientação perante o colegiado para o preenchimento da Plataforma Sucupira e para o reconhecimento institucional do docente como coorientador. Foram lidos os principais pontos do Termo de Compromisso, que tinha a Profa. Mariana como orientadora e proposta de coorientação da discente Amasília Romeiro dos Santos pela Profa. Dra. Juliana Pereira da Silva Faquim que, segundo a Profa. Mariana, já possuía um banco de dados que seria usado na pesquisa. A Profa. Flávia explicou que também iria fazer parte do trabalho com sua orientanda Fernanda Dagrava Laterza e sobre a importância do trabalho. Colocado em votação, o Termo de Compromisso de Coorientação foi aprovado por unanimidade. Antes de finalizar a reunião, a Profa. Marcelle questionou sobre a visita do Consultor do Programa de Pró-Acompanhamento, Prof. Nelson Filice de Barros, ao que a Profa. Flávia respondeu que a próxima visita aconteceria em maio e explicou que da visita anterior havia sido gerado um relatório, o qual seria apresentado na próxima reunião do Colegiado. Nada mais havendo a tratar, a Presidente deste Colegiado deu por encerrada, às 10h45min, a reunião, da qual, para constar, eu, Roberta Cristina Silva Moreira, Assistente em Administração da Faculdade de Medicina, lavrei a presente Ata, que, lida e aprovada, vai por todos(as) assinada eletronicamente. Uberlândia, 1º de março de 2023.

Profa. Dra. Flávia do Bonsucesso Teixeira

Profa. Dra. Carla Denari Giuliani

Profa. Dra. Luciana Saraiva da Silva

Profa. Dra. Marcelle Aparecida de Barros Junqueira

Profa. Dra. Mariana Hasse

Acadêmico Jander Vinícius Vieira

Secretária Roberta Cristina Silva Moreira


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Mariana Hasse, Membro de Colegiado, em 12/04/2023, às 11:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luciana Saraiva da Silva, Membro de Colegiado, em 12/04/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jander Vinícius Vieira, Membro de Colegiado, em 12/04/2023, às 22:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Flávia do Bonsucesso Teixeira, Presidente, em 19/04/2023, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcelle Aparecida de Barros Junqueira, Membro de Colegiado, em 20/04/2023, às 10:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carla Denari Giuliani, Membro de Colegiado, em 25/04/2023, às 08:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4295632 e o código CRC AFBB4E07.




Referência: Processo nº 23117.006319/2023-31 SEI nº 4295632