UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

TCC II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas

Código:

GGO043

Período/Série:

10º

Turma:

Noturno - GN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Leda Correia Pedro Miyazaki

Ano/Semestre:

2020/Período Letivo Especial – Etapa I

Observações:

5 vagas

 

EMENTA

Elaboração e finalização da pesquisa e defesa pública do trabalho de conclusão de curso.

JUSTIFICATIVA

A disciplina justifica-se pela necessidade de proporcionar aos alunos o contato com a pesquisa, o seu desenvolvimento e, posteriormente, participar de um processo de avaliação próprio, que é a defesa do trabalho de conclusão de curso para uma banca avaliadora.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Continuidade e finalização na pesquisa (pesquisa bibliográfica, coleta de material, análise e redação final do trabalho) iniciada no semestre anterior.

Objetivos Específicos:

Realização da defesa pública do trabalho de conclusão de curso.

PROGRAMA

1 – Continuidade das atividades iniciadas na disciplina TCC I.

2 – Redação final do trabalho de conclusão de curso.

3 – Defesa pública do trabalho de conclusão de curso com a participação da banca de acordo com as normas vigentes.

METODOLOGIA

Em função da especificidade decorrente da pandemia COVID 19, bem como considerando Resolução nº 7/2020/CONGRAD e Plano de Oferta Para Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais do Curso de Graduação em Geografia – ICH/UFU, o componente curricular TCC I será ofertado de maneira remota e terá duração de 18 semanas, com início em 10/08/2020 e término em 19/12/2020.

Para a realização da disciplina, o discente será orientado para o desenvolvimento de todas as atividades, enviando regularmente o produto de orientação em forma de textos via e-mail (lecpgeo@ufu.br). Serão realizadas discussões a respeito da organização, das leituras presentes nas referências bibliográficas e levantamentos de dados práticos, da construção dos textos seguindo as regras gramaticais e análise do discurso, da coerência entre metodologia e resultados, da formatação do trabalho empregado a normas da ABNT, enfim, orientações de toda a execução da pesquisa do TCCII.

Modalidade assíncrona (off-line): Os materiais da disciplina (artigos, livros, textos, tutoriais, vídeos estarão disponíveis na plataforma Microsoft Teams (será enviado por e-mail para todos discentes matriculados na disciplina um link para acessar a plataforma Microsoft Teams onde encontrarão a sala de aula TCCII e alguns materiais necessários para a realização da pesquisa). Os discentes também poderão utilizar o e-mail institucional da docente (lecpgeo@ufu.br).

Atendimento do aluno

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, na modalidade assíncrona, utilizando o e-mail institucional (lecpgeo@ufu.br).e quando o aluno solicitar o atendimento poderá ocorrer de forma síncrona para esclarecer dúvidas por meio das plataformas Google Meet ou Mconf RNP ou Microsoft Teams (o link de acesso será enviado por e-mail para o discente). Serão destinadas semanalmente 2 (duas) horas para atendimento na modalidade síncrona ao aluno (o horário de atendimento será agendado com o discente).

Carga horária prática

A disciplina de TCC II prevê carga horária prática. No entanto, justifica-se a oferta deste componente curricular na modalidade remota, uma vez que esta carga horária prática poderá ser compensada por meio de atividades práticas que envolverão aplicação de procedimentos metodológicos como por exemplo levantamento bibliográfico em diferentes plataformas cientificas (periódicos acadêmicos, anais de eventos científicos e banco de monografias, dissertações e teses nos sites das bibliotecas e órgãos públicos), também por meio de vídeos tutoriais (disponíveis no youtube que abordam temas como “técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa”, “método de pesquisa”, “elaboração de mapas de localização e cartas temáticas”), entre outros.

Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:

Serão ministradas 60 (sessenta) horas-aula na modalidade assíncrona, através de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas remotamente.

O material necessário para as atividades assíncronas será disponibilizado por meio da plataforma Microsoft Teams (link será enviado para o discente via e-mail (o aluno encontrará alguns textos básicos da disciplina)).

cronograma das atividades de TCCII prevê a realização de aulas (assíncronas) sempre aos sábados (período noturno), com 4  horas/aulas, sendo:

- 30 horas/aula na etapa I - 2020 do Período Letivo Especial: 15/08, 22/08, 29/08, 05/09, 12/09, 19/09, 26/09 e 03/10;

- 30 horas/aula na etapa II - 2020 do Período Letivo Especial: 24/10, 31/10, 07/11, 14/11, 21/11, 28/11, 05/12, 12/12.

A presença do discente será atribuída durante a elaboração de todo o projeto, por meio do envio dos textos parciais e serão lançadas as presenças no diário.

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será relativa à entrega da versão final do trabalho de conclusão de curso e sua defesa.

A nota da disciplina é aquela relativa à pontuação atribuída pela banca examinadora na defesa pública do trabalho de conclusão de curso, valendo até 100 pontos.

Valor: 100,0 pontos

Data entrega: 12/12/2020 (via e-mail)

BIBLIOGRAFIA

Básica

ASTOS, Cleverson Leite. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 111 p.;

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184 p.;

LAVILLE, Christian. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas.

MARTINS JUNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 247 p.;

SPOSITO, Eliseu Savério. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Ed. da UNESP, 2004. 218 p.

VENTURI, Luis Antonio Bittar. Praticando geografia: técnicas de campo e laboratório. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. 240 p.,

Complementar

AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos: sem arrodeio e sem medo da ABNT. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 126 p.,

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Bookman: Artmed, 2009. 198 p., il. (Coleção Pesquisa Qualitativa / coordenada por Uwe Flick);

HUOT, Réjean. Métodos quantitativos para as ciências humanas. Lisboa: Instituto Piaget, 2002. 381 p.,

INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia na universidade. 8. ed. Campinas: Papirus, 2005. 200 p., il. (Magistério: formação e trabalho pedagógico);

INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia nos cursos de graduação. 3. ed. rev. e ampl. Uberlândia: EDUFU, 2003. 205 p.,

VIEIRA, Sonia. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009. 159 p.

VOLPATO, Gilson Luiz. Bases teóricas para redação científica: -por que seu artigo foi negado?. São Paulo; Vinhedo: Cultura Acadêmica: Scripta, 2007. 125 p.;

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Leda Correia Pedro Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 27/07/2020, às 09:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.040755/2020-97 SEI nº 2158825