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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(a): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Morfologia geométrica e escalas. Retas, segmentos e ângulos. Triângulos e quadriláteros. Segmentos construtíveis, proporções e semelhanças. Circunferências. Ângulos inscritos no círculo e polígonos. Equivalências. Cônicas.
JUSTIFICATIVA
Os conteúdos a serem trabalhados nesta disciplina se justificam por permitirem ao aluno construir figuras geométricas planas com alta precisão utilizando apenas régua e compasso e tais construções contam com total fundamentação teórica, uma vez que todas as técnicas apresentadas se amparam nas definições, proposições e teoremas já estudados pelo aluno na disciplina Geometria Euclidiana Plana. O aluno também, por meio da utilização de régua e compasso, terá contato com técnicas que o permitirão associar a construção de segmentos de retas de determinada medida com a solução de expressões algébricas. A grande importância da disciplina se dá por oferecer ao aluno a possibilidade de criar conexões entre desenhos geométricos e os conhecimentos geométricos e algébricos adquiridos por ele em disciplinas anteriores.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Estudar as propriedades das figuras geométricas euclidianas planas e suas possibilidades de construção com régua e compasso. |
Objetivos Específicos: |
Aplicar conhecimentos geométricos na resolução de problemas. Empregar as construções com régua e compasso como instrumento para a aprendizagem e o ensino de Geometria. Interpretar geometricamente objetos algébricos. Executar construções geométricas a partir de resultados algébricos. |
PROGRAMA
1. MORFOLOGIA GEOMÉTRICA E ESCALAS
1.1. Pontos, retas, planos e formas geométricas.
1.2. Escalas numéricas; relações de semelhanças.
1.3. Escalas gráficas e escalas transversais.
2. RETAS, SEGMENTOS E ÂNGULOS
2.1. Construção de retas perpendiculares e paralelas.
2.2. Divisão de segmentos.
2.3. Traçado e transporte de ângulos.
2.4. Operações com ângulos: bissecção, trissecção de alguns ângulos, etc.
2.5. Operações gráficas (adição, subtração, multiplicação e divisão de ângulos).
3. TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS
3.1. Construções de triângulos.
3.2. Construção das medianas, mediatrizes e alturas (e os respectivos pontos notáveis).
3.3. Triângulo órtico.
3.4. Construções de quadriláteros.
4. SEGMENTOS CONSTRUTÍVEIS, PROPORÇÕES E SEMELHANÇAS
4.1. Segmentos construtíveis: definição e exemplos de construções.
4.2. Divisão em média e extrema razão
4.3. Traçado da média, terceira e quarta proporcionais.
4.4. Construções geométricas a partir de expressões algébricas.
4.5. Divisão harmônica.
4.6. Construção de figuras semelhantes.
5. CIRCUNFERÊNCIAS
5.1. Construções básicas. Traçado das tangentes a um círculo.
5.2. Divisão em partes proporcionais.
5.3. Divisão de arcos em partes iguais.
5.4. Retificação.
5.5. Homotetia e semelhança.
6. ÂNGULOS INSCRITOS NO CÍRCULO E POLÍGONOS
6.1. Pontos notáveis de um triângulo: inscrição e circunscrição de círculos.
6.2. Construção do arco capaz.
6.3. Polígonos em função do lado.
6.4. Construção de quadriláteros e de polígonos de 2n lados a partir do polígono de n lados.
6.5. Construção, inscrição e circunscrição de polígonos regulares.
6.6. Polígonos estrelados.
6.7. Seção áurea e aplicações: construção do decágono e pentágono.
7. EQUIVALÊNCIAS
7.1. Área e equivalência de figuras planas.
7.2. Construção de figuras planas equivalentes.
8. CÔNICAS
8.1. Propriedades.
8.2. As cônicas como lugares geométricos.
8.3. Construções das cônicas e suas tangentes.
METODOLOGIA
A metodologia adotada nesta disciplina é baseada no esquema de atividades remotas dos tipos síncronas e assíncronas, nas quais serão realizadas aulas expositivas e a disponibilização de materiais para estudo e leitura. As atividades síncronas e assíncronas são descritas abaixo.
Atividades síncronas (35 horas) compostas por:
Aulas teóricas em sistema de videoconferência (Microsoft Teams).
15 aulas teóricas (duração de 100 minutos por aula);
Aulas de resolução de exercícios em sistema de videoconferência (Microsoft Teams).
03 aulas de resolução de exercícios (duração de 100 minutos por aula);
Avaliações monitoradas por sistema de videoconferência (Microsoft Teams).
02 provas e 01 exame de recuperação (duração de 100 minutos para cada avaliação).
Atividades assíncronas (25 horas) compostas por:
Tarefas remotas.
Serão disponibilizadas 10 tarefas ao longo do semestre, a serem realizadas individualmente por cada aluno;
Cada tarefa devidamente entregue corresponde a 150 minutos de atividade assíncrona, totalizando 25 horas destinadas a tarefas remotas;
As tarefas remotas (e os materiais pedagógicos relativos a elas) serão depositadas e acessadas na plataforma Microsoft Teams.
Observações Adicionais:
A plataforma Microsoft Teams é integrante do pacote Office 365 distribuído gratuitamente aos docentes e alunos da UFU por meio cadastro com e-mail institucional.
Caso ocorra problemas técnicos como a execução das atividades síncronas e assíncronas propostas, o docente da disciplina se reserva ao direito de transferir as atividades propostas (no todo ou em partes) para qualquer outra plataforma educacional gratuita.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita por intermédio de duas (02) provas e tarefas remotas disponibilizadas pelo docente. Posteriormente a data de realização destas avaliações será oferecido um (01) exame de recuperação.
A seguir constam as informações relativas para realização das provas remotas, exame de recuperação e tarefas remotas:
Provas e exame de recuperação: a serem realizadas individualmente por cada aluno em data e tempo para realização pré-fixados.
Serão disponibilizadas duas (02) provas e um (01) exame de recuperação;
Cada prova terá 100 minutos de duração e até 30 pontos na composição da nota do aluno;
O exame de recuperação terá 100 minutos de duração e sua nota será computada e integrada a nota final da disciplina conforme descrito mais adiante;
Respostas incorretas para questões da prova (ou exame de recuperação) implicam em perda de pontuação;
A não realização da prova (ou exame de recuperação) na data determinada ou a não entrega da prova (ou exame de recuperação) implica em nota 0 atribuída à referida avaliação;
As provas e o exame de recuperação serão disponibilizadas por meio da plataforma Microsoft Teams.
Tarefas remotas a serem realizadas individualmente por cada aluno.
Serão disponibilizadas 10 tarefas ao longo do semestre;
As tarefas serão compreendidas por consulta e estudo individual do material didático-pedagógico (textos, vídeos, slides) disponibilizado, seguido de resposta à questionário ou à tarefa digital (ou similar) sobre conteúdo do material disponibilizado;
Cada tarefa estudada com questionário respondido corresponde a 150 minutos de atividade assíncrona e corresponde até 4 pontos na composição da nota do aluno;
Tarefa remota não entregue implica em perda de 4 pontos;
As tarefas remotas (e os materiais pedagógicos relativos a elas) serão depositadas e acessadas na plataforma Microsoft Teams.
Na primeira prova (P1) serão distribuídos 30 pontos, na segunda prova (P2) serão distribuídos 30 pontos e nas tarefas remotas (T) serão distribuídos 40 pontos.
O termo “NP” indica a nota preliminar total obtida nas avaliações supracitadas, isto é,
NP = NP1 + NP2 + NTR
onde, “NP1” indica a nota obtida na primeira prova, “NP2” indica a nota obtida na segunda prova e “NTR” indica a nota obtida nas tarefas.
No exame de recuperação (ER) serão distribuídos 100 pontos e o termo “NE” indica a nota obtida no exame de recuperação.
O termo “NF” indica a nota final obtida pelo aluno e esta nota é computada segundo a seguinte regra:
NF = máximo {NP, mínimo {NE,60}}
Será aprovado o aluno com nota final NF maior ou igual a 60 pontos.
CRONOGRAMA:
SEMANA |
DATAS |
TIPO DE AULA |
ATIVIDADES PREVISTAS |
1ª |
03/03/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 01 |
05/03/2021 (sexta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 01 |
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2ª |
10/03/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 02 |
12/03/2021 (sexta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 02 |
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3ª |
17/03/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 03 |
19/03/2021 (sexta) |
Feriado (Ituiutaba / Campus Pontal) |
Feriado (Ituiutaba /Campus Pontal) |
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4ª |
24/03/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 04 |
26/03/2021 (sexta) |
Síncrona (videoconferência) |
Resolução de Exercícios 01 |
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5ª |
31/03/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 05 |
01/04/2021 (quinta) (rep. sexta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 03 |
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02/04/2021 (sexta) |
Feriado (Paixão de Cristo) |
Feriado (Paixão de Cristo) |
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6ª |
07/04/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 06 |
09/04/2021 (sexta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 04 |
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7ª |
14/04/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 07 |
16/04/2021 (sexta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 05 |
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8ª |
21/04/2021 (quarta) |
Feriado (Tiradentes) |
Feriado (Tiradentes) |
23/04/2021 (sexta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 08 |
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9ª |
28/04/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 09 |
30/04/2021 (sexta) |
Síncrona (videoconferência) |
Prova 01 |
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10ª |
05/05/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 10 |
07/05/2021 (sexta) |
Síncrona (videoconferência) |
Resolução de Exercícios 02 |
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11ª |
12/05/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 11 |
14/05/2021 (sexta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 06 |
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12ª |
19/05/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 12 |
21/05/2021 (sexta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 07 |
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13ª |
25/05/2021 (terça) (rep. sexta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 08 |
26/05/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 13 |
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28/05/2021 (sexta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 09 |
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14ª |
02/06/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 14 |
04/06/2021 (sexta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 10 |
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15ª |
09/06/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 15 |
11/06/2021 (sexta) |
Síncrona (videoconferência) |
Resolução de Exercícios 03 |
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16ª |
16/06/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Prova 02 |
18/06/2021 (sexta) |
Síncrona (videoconferência) |
Exame de Recuperação |
BIBLIOGRAFIA
Básica
[1] CARVALHO, B. A. Desenho geométrico. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2008.
[2] GIONGO, A. R. Curso de desenho geométrico. São Paulo: Livraria Nobel, 1984.
[3] REZENDE, E. Q. Geometria euclidiana plana e construções geométricas. Campinas: Editora da Unicamp, 2000.
Complementar
[4] ALMEIDA, S. T. Um estudo de pavimentação utilizando caleidoscópio e software Cabri Géomètre II. Rio Claro: Dissertação de Mestrado – UNESP, 2003.
[5] BARBOSA, J. L. M. Geometria euclidiana plana. Rio de Janeiro: SBM – Coleção do Professor de Matemática, 2005.
[6] WAGNER, E. Construções geométricas. Rio de Janeiro: SBM - Coleção do Professor de Matemática, 1993.
[7] JACOBS, H. H. Geometry. San Francisco: W. H. Freeman and Company, 1974.
[8] NASSER, L. Geometria segundo a Teoria de Van Hiele. Rio de Janeiro: Projeto Fundão UFRJ-SPEC/PADCT/CAPES, 2004.
Complementar disponibilizada na plataforma Teams pelo docente
[9] MOREIRA, J. Construções Geométricas com régua e compasso. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Matemática da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Ituiutaba: UFU, 2010.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: Matemática
Documento assinado eletronicamente por Alisson Rafael Aguiar Barbosa, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/05/2021, às 17:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.031085/2021-07 | SEI nº 2803863 |