UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS39054

COMPONENTE CURRICULAR:

    O Gênero como Categoria de Análise Social

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                   Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                         INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

--

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Fornecer elementos teórico-conceituais que possibilitem a compreensão do caráter histórico-social e cultural
das identidades de gênero, e a desnaturalização do social; a identificação dos condicionantes econômicos,
políticos, e ideológicos dos paradigmas de mulher/feminino e homem/masculino e decorrente atribuição
desigual de espaços, posições, funções gendradas.
Contribuir para que se perceba o sentido político-ideológico das relações de gênero e de práticas sexistas, no
intuito de possibilitar o dimensionamento da própria prática, reconhecendo-se como agente de manutenção
ou transformação da presente realidade social.
Enfrentar o desafio teórico de pensar as marcas de gênero nas relações sociais. Analisar o processo históricosocial de construção das identidades de gênero, dos paradigmas e estereótipos de mulheres e de homens.
Delinear os espaços sociais sexuados do universo doméstico-familiar, do mundo do trabalho, das instâncias
de poder político, dos movimentos sociais.

Ementa

O gênero como conceito e categoria de análise. Relações de gênero e relações de poder. Novos movimentos
sociais (Movimentos Feministas e Movimentos LGBTT - lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e
transgêneros). A articulação de gênero com as variáveis de classe e etnia/raça. Representações de gênero.

PROGRAMA

1. Homem e Mulher: Imagens das Ciências Sociais


2. A Mulher nos estudos acadêmicos


3. O gênero como categoria de análise


3.1. Definição de gênero


3.2. As posições teóricas

3.3. Relações de gênero e relações de poder


3.4. As novas identidades de gênero


4. Movimentos Sociais e Relações de Gênero

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.


BUTLER, Judith. Problemas de gênero – Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2003.


DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.


HIRATA, Helena et al. (Org.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: EdUNESP, 2009

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRUSCHINI, Cristina; PINTO, Celi Regina (Org.). Tempos e lugares de gênero. São Paulo: Fundação
Carlos Chagas: Ed. 34, 2001.


HIRATA, Helena. Nova divisão sexual do trabalho? um olhar voltado para a empresa e a sociedade. São
Paulo: Boitempo, 2002.


HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco: 1992.


RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo horizonte: Letramento, 2017.


SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol.
20, nº 2, jul./dez. 1995.


SOUZA-LOBO, Elizabeth. A classe operária tem dois sexos: trabalho, dominação e resistência. São Paulo:
Brasiliense, 1991.

 

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais 

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto  de Ciências Sociais

 


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Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 1831299