UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

CIRCUITOS DE ELETRÔNICA APLICADA

Unidade Ofertante:

FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Código:

FEELT31517

Período/Série:

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

ALAN PETRÔNIO PINHEIRO

Ano/Semestre:

AARE Etapa II

Observações:

 

 

EMENTA

Características, funcionamento, operação e aplicações à engenharia elétrica de amplificadores senoidais, misturadores, multiplicadores de frequência, moduladores, demoduladores, amplificadores sintonizados, amplificadores de potência, osciladores controlados por tensão.

JUSTIFICATIVA

Este componente curricular trata de uma série de fenômenos de frequência em componentes da eletrônica voltada à área de telecomunicações. Além do conhecimento técnico mais associado ao projeto em radiofrequência e aos circuitos de comunicação, o estudante deve melhorar sua capacidade de utilizar matemática e física para modelagem, pesquisar por soluções tecnológicas para a resolução de problemas técnicos práticos (atualização profissional) e trabalhar em equipe para a execução de projetos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Desenvolver no egresso a capacidade de análise e projeto de circuitos eletrônicos para comunicação e seus principais componentes e subsistemas.

Objetivos Específicos:

Ao final da disciplina o estudante será capaz de:

  1. Analisar, projetar e implementar circuitos com amplificadores de RF que realizem funções especializadas, que atuem como filtros ativos, amplificadores de potência ou osciladores;
  2. Analisar, projetar, montar e testar circuitos eletrônicos em laboratório, com a utilização de diversos instrumentos.

PROGRAMA

  1. Introdução: componentes discretos e monolíticos, modelos para circuitos equivalentes de componentes discretos; modelagem de indutores, capacitores e indutores de RF; simulação de circuitos de RF
  2. Osciladores quase senoidais: estabilidade em amplitude e frequência.
  3.  Misturadores e conversores de frequência.
  4. Amplificadores sintonizados. Multiplicadores de frequência.
  5.  Moduladores e demoduladores AM e FM. Amplificadores de potência em rf.
  6. Osciladores controlados por tensão. PLL.
  7. Amplificadores de Baixo Ruído e Banda Larga: compromisso entre ruído e largura de faixa; estabilidade; fontes de ruído de RF e figura de ruído.
  8.  Amplificadores de Potência: métodos de casamento de potência; classes de amplificadores de potência.
  9. Osciladores de Baixo Ruído: considerações de projeto; ruído de fase; VCO, sintetizadores de frequência.

METODOLOGIA

Considerando a natureza prática e empírica desta componente curricular, as limitações de cenário e o regramento da AARE, esta disciplina será ministrada apresentando os seguintes recursos:

- Vídeos síncronos e assíncronos: nestes vídeos, divididos em duas categorias (teoria básica e práticas) serão apresentados os aspectos mais essenciais do conteúdo programático. Nos vídeos teóricos o docente apresenta os principais elementos da teoria. Leitura complementar que deve ser passada para o estudante que deve buscar enriquecimento/complementação de conteúdo. Já nos vídeos práticos, monta-se um roteiro de simulação (a ser disponibilizado para o estudante) onde se realiza práticas por simulação usando computador e o software ADS (versão estudante). Nas ditas aulas práticas o estudante também deve aprender aspectos teóricos. A metodologia é mais ativa e o estudante deve reproduzir em seu computador as simulações realizadas pelo docente e ao final responder perguntas. O estudante terá em praticamente todas as aulas demonstrações (por simulação usando ADS). 
- Apostila prática: para otimizar o tempo, será disponibilizado um roteiro para cada capítulo onde, através do ADS, o estudante deve montar uma série de circuitos para absorver o conteúdo de maneira mais empírica. Antes, ele deve fazer uma leitura profunda e reflexiva na apostila teórica que o docente deve disponibilizar para os principais capítulos.  
- Leitura de apostila teórica e material bibliográfico diverso e complementar: a cada capítulo deve haver uma correspondente prática para aprendizagem. Contudo, antes de ir para a prática, o estudante deve ler o material teórico que o docente deverá designar. Este material vai mudar de capítulo para capítulo. 

Ressalta-se que haverá um cronograma publicamente disponível no website www.alan.eng.br onde será orientando, a cada semana, as atividades práticas e teóricas necessárias para aquela semana. Isto deve evitar que ele fique perdido em suas obrigações semanais para com esta disciplina. 

Observações:
- O estudante deve ter computador capaz de suportar simulação de circuitos de rádio frequência usando o ADS (Advanced design system). Embora seja software pago, existe versão para testes e de estudante. É responsabilidade do estudante verificar compatibilidade de seu computador uma vez que este software é fundamental para a disciplina e será intensamente usado. Todos os roteiros de laboratório são baseados nele.
- Será disponibilizado ao estudante pelo menos 1h semanal para tirar dúvidas. O horário será definido com os estudantes na primeira semana de aula.
- Durante as aulas síncronas poderá ser passado vídeos já previamente gravados na tentativa de se otimizar o tempo.
- O estudante deverá seguir rigorosamente um cronograma de atividades que será apresentando na primeira semana de aula com indicações de leitura, vídeos, materiais complementares, apostilas, datasheets e manuais. Qualquer um destes materiais poderá ser alvo de cobrança em avaliações.

AVALIAÇÃO

 

 

As avaliações serão feitas como:

Observações:

  1. Todas estas atividades exigirão do estudante recursos suficientes para execução do software de simulação adotado nesta disciplina
  2. Todos os trabalhos são individuais e serão avaliados por sua engenhosidade e aprofundamento teórico
  3. Algumas atividades avaliativas deverão ser feitos durante as atividades síncronas onde, no início da aula, o docente apresenta a atividade e até o final da aula prevista, o discente deve entregar seu trabalho. Em outras atividades, o estudante disporá de alguns dias para entrega dos mesmos. 
  4. Os projetos e trabalhos deverão seguir o padrão de avaliação balizador disponível em: http://www.alan.eng.br/grad/rf/regras_avaliacao_projeto.pdf 

BIBLIOGRAFIA

Básica

1- Clarke, K. & Hess, D., Communication circuits: analysis and design, Addison Wesley, New York, 1971;

2- Smith, J., Modern communication circuits, McGraw-Hill, New York, 1986;

3- Young, P.H., Electronic communication techniques, 2ª ed., Merril-Macmillan, New York, 1990.

4 - Apostila disponibilizada pelo docente em http://www.alan.eng.br/grad/rf 

5 - Roteiros de laboratório disponibilizados pelo docente em http://www.alan.eng.br/grad/rf 

Complementar

1. Hickman, Ian, Practical RF Handbook, Newnes, 2006;

2. Vizmuller, P., RF Design Guide: Systems, Circuits, and Equations, Artech House, Boston, 1995;

3. Maas, S.A., The RF and Microwave Circuit Design Cookbook, Artech House, Boston, 1998.

4. MALVINO, A.P. Eletrônica, Makron Books, São Paulo, 1995

5. MILLMAN, J.; HALKIAS, C. Eletrônica Dispositivos e Circuitos, McGraw-Hill do Brasil, São Paulo, 1981

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alan Petronio Pinheiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 28/09/2020, às 22:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 SEI nº 2287061