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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39038 |
COMPONENTE CURRICULAR: DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Conhecer os conceitos históricos de democracia e direitos humanos.
Articular sentidos entre educação, democracia e direitos humanos.
Promover valores democráticos e de defesa dos direitos humanos na educação.
Conhecer e debater as práticas de intolerância, discriminação, atos de violência, atos persecutórios e a cultura autoritária.
Discutir a dimensão democrática no ensino de História.
Ementa
Conceitos históricos de democracia e direitos humanos. Relações e sentidos entre educação, democracia e direitos humanos. Valores democráticos e práticas de defesa dos direitos humanos na educação. Conhecimento e debate sobre práticas de intolerância, discriminação, atos de violência, atos persecutórios e a cultura autoritária. Dimensão democrática no ensino de História.
PROGRAMA
I. Conceitos históricos de democracia e direitos humanos.
II. Articulação educação, democracia e direitos humanos.
III. Práticas de intolerância, discriminação, atos de violência, persecutórios e a cultura autoritária.
IV. Valores democráticos e defesa dos direitos humanos no âmbito do ensino.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 11. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2006.
FÁVERO Osmar; SEMERARO, Giovanni (Orgs.). Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. 5. ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.
GHANEM, Elie. Educação escolar e democracia no Brasil. Belo Horizonte: Ação Educativa: FAPESP: Autêntica, 2004.
LEFORT, Claude. A invenção democrática: os limites da dominação totalitária. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
HARPER, Babette et al. Cuidado, escola!: desigualdade, domesticação e algumas saídas. 27. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares. As razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1722710 |