UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tópicos Especiais em História Cultural

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GHS047

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

-

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

( X)

Professor(A):

Dalva Maria de Oliveira Silva

Ano/Semestre:

2022-2

Observações:

Plano de reposição do semestre 2022-2, elaborado conforme a Resolução CONGRAD Nº 56, de 13 de junho de 2022, alterada pela Resolução CONGRAD nº 73, de 17 de outubro de 2022, e a Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, alterada pela Resolução CONGRAD nº 78, de 16/11/2022.

 

EMENTA

 

A dinamicidade de métodos que caracterizam as abordagens culturais no campo historiográfico e as influências de outras áreas do conhecimento. Os aspectos culturais como mediadores do comportamento, das transformações sociais. A dimensão simbólica e suas interpretações à luz da cultura dos grupos sociais nas suas múltiplas perspectivas. Estudo da historiografia sobre o tema.

 

JUSTIFICATIVA

 Esta edição da disciplina Tópicos Especiais em História Cultural, objetiva desenvolver uma discussão a partir dos aspectos culturais como mediadores do comportamento e das transformações sociais. À luz de pressupostos teóricos de intelectuais que se situam no campo dos Estudos Culturais, da história do tempo presente e da história ambiental, serão pautadas discussões e reflexões, a partir da produção de intelectuais, sobre as crises do tempo presente. Os impactos da crise ambiental, que se fazem notar em diversas partes do mundo, agravado pela pandemia de SARS COV 2 e os seus desdobramentos, torna imprescindível colocar em debate os caminhos que nos trouxeram a esse contexto e a reavaliar os seus paradigmas.   Portanto, fundamentada na produção de filósofos, antropólogos e historiadores, que se debruçaram sobre essas temáticas, a disciplina visa pautar essa discussão e oportunizar o debate sobre o papel do historiador e do professor de história nesse cenário.   Atitudes negacionistas não tem a capacidade de suspender os processos, ao contrário, atitudes conscientes e bem fundamentadas, em sintonia com ações globais, podem contribuir com um processo de mudança de paradigmas no qual a educação ocupa um papel fundamental. Dessa forma, a disciplina visa oportunizar o contato com produções acadêmicas recentes sobre essas questões, levando a um posicionamento de como nós, enquanto cidadãos, professores e pesquisadores na área da História, podemos contribuir para o processo de “adiar o fim do mundo”, na expressão do pensador indígena Ailton Krenak.  

OBJETIVO

Objetivo Geral:

 -  Conhecer algumas interpretações sobre os estudos culturais no campo do conhecimento histórico e aspectos culturais como mediadores do comportamento e das transformações sociais.

Objetivos Específicos:

 

- Compreender a cultura inserida na dinâmica social vista como tradução viva da realidade assumindo diversas formas e sentidos.

- Propiciar instrumentos para a compreensão dos estudos culturais e o papel do historiador cultural

- Analisar algumas produções e abordagens de intelectuais sobre as crises contemporâneas.

PROGRAMA

I- História, Cultura e Sociedade

1.1. Versões de cultura e as relações entre natureza e cultura

1.2. Os Estudos Culturais e seus paradigmas

1.3. Natureza, Cultura e Política

II – Natureza, Cultura, História Ambiental e ideias políticas

2.1. Cultura e Natureza na crise climática

2.2. Conceitos de Abundância, Liberdade e Ecologia Política

III- A História do Tempo Presente e os desafios do presente: as crises e a Cultura

3.1. Contexto geopolítico contemporâneo e a cultura

3.2. A Teoria de Gaia, Natureza e Cultura

3.3. Reinvenção da liberdade: um outro mundo é possível?

METODOLOGIA

Os objetivos serão alcançados, primordialmente por meio da leitura atenta da bibliografia selecionada e a sua discussão em sala de aula. As aulas expositivas e dialogadas serão ministradas sobre as temáticas apresentadas no programa, a partir dos textos e discussões suscitadas pelos autores.  Serão organizados painéis de debate a partir de temas específicos visando o seu aprofundamento, compreensão e posicionamentos. A partir das leituras os discentes serão incentivados a desenvolver reflexões e sistematizações sobre os conteúdos abordados por meio da produção de textos autorais.

 As aulas serão ministradas às quartas-feiras, das 19:00 às 22:30 horas, conforme o calendário acadêmico e cronograma a ser disponibilizado, em acordo com a Resolução CONGRAD Nº 56, de 13 de junho de 2022, alterada pela Resolução CONGRAD nº 73, de 17 de outubro de 2022, e a Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, alterada pela Resolução CONGRAD nº 78, de 16/11/2022.   

A leitura da bibliografia, estudos e levantamentos sobre as temáticas a serem abordadas são imprescindíveis para o alcance dos objetivos propostos.

Os atendimentos individuais ou em grupo serão realizados às terças e quartas feiras das 15:00 às 17:00 horas, mediante agendamento prévio pelo endereço de Email dalva.oliveira@ufu.br.

A bibliografia necessária ao desenvolvimento da disciplina, disponível na biblioteca setorial do Campus Pontal, também será disponibilizada por meio da Plataforma Microsoft Teams, no Canal da disciplina (https://bit.ly/TopHisCul), e nos canais respectivos de cada Unidade do programa, na Guia “Arquivos” e no Drive da disciplina https://bit.ly/TopEHistCultural.   

A entrega de atividades de avaliação, bem como as orientações para a sua execução, se fará por meio do canal “Tarefas” da Equipe (https://bit.ly/TopHisCul) na Plataforma Teams.  

 

AVALIAÇÃO

 

O processo de avaliação é fundamental na consecução dos objetivos propostos para o desenvolvimento da disciplina, visa propiciar a verificação sobre a compreensão das questões conceituais e metodológicas. Portanto a avaliação se dará a partir de atividades integradas e de forma constante no acompanhamento do desempenho dos discentes durante as aulas, nas discussões dos painéis de debate e, principalmente por meio da produção de textos conforme sistematizado abaixo:

1ª avaliação: Leitura, sistematização e participação nas aulas - contínuo – valor 10 pontos;

2ª avaliação:  Preparação e apresentação de seminário, participação em painéis de discussão (leitura dos textos, exposição fundamentada e discussão a partir das questões a serem levantadas pelo facilitador) – de 24/05/2023 a 07/06/2023 - valor 40 pontos;

3ª avaliação: Produção de texto autoral, a partir da sistematização das leituras e conhecimentos adquiridos na disciplina (redação clara, objetiva, fundamentada na bibliografia e apresentada conforme as normas da gramática e da ABNT), a ser entregue no dia 14/06/2023 – valor 50 pontos.

A verificação da assiduidade se fará no início e final das aulas.

BIBLIOGRAFIA

Básica

 

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. Trad. Sandra Castelo Branco. 2. Ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.   

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Org. Liv Sovik. Trad. Adelaine La Guardia et al. Belo Horizonte/Brasília: UFMG/UNATURESCO, 2003.  

WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. Trad. André Glaser. São Paulo: Unesp, 2011.  

Complementar

 

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila e outros. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.  

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomás Tadeu da Silva, Guacira L. Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.  

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Trad. Maria Elisa Cevasco. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000.  

LATOUR, Bruno. Políticas da natureza: como fazer ciência na democracia. Trad. Carlos Aurélio Mota de Souza. São Paulo: EDUSC, 2004.

LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005

MARTIN-BARBERO, Jésus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Trad. Ronald Polito; Sérgio Alcides. 6ª ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2009.  

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Dalva Maria de Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/02/2023, às 11:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4245840 e o código CRC 7E4CD4EB.




Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 SEI nº 4245840