UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA/2023 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MESTRADO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 12 de abril de 2023, às 09h39min, por webconferência, realizada na sala virtual do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Uberlândia, PPGSAF/FAMED/UFU, na plataforma Webex, teve início a 2ª reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (COLPPGSAF) do ano em curso, sob a Presidência de sua Coordenadora a Profa. Dra. Mariana Hasse, estando presentes os membros citados no final desta ata. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. ATA DA 1ª REUNIÃO DO ANO DE 2023: sem sugestões de alterações, a ata foi aprovada por unanimidade. 2. COMUNICADOS: 2.1. Saída da Profa. Dra. Flávia do Bonsucesso Teixeira da Coordenação: a Profa. Mariana informou que a Profa. Flávia havia deixado a Coordenação do programa para assumir uma direção no Ministério da Saúde e, como sua substituta, havia assumido a Coordenação do PPGSAF, tendo aprovado a indicação da Profa. Luciana como sua primeira substituta e da Profa. Marcelle como segunda substituta. 2.2. Envio dos dados de 2021 e 2022 na Plataforma Sucupira: os dados de 2022 estavam sendo consolidados, os quais seriam enviados até a data limite de 26/05/2023. A Profa. Mariana disse que se alguém possuísse uma produção do período, ainda havia tempo de ser cadastrada, e pediu para que sempre que houvessem publicações, que sinalizassem para que a Plataforma Sucupira pudesse ser atualizada ao longo do tempo. 3. ORDEM DO DIA: 3.1. Novo membro para composição do Colegiado: a Profa. Mariana explicou que havia questionando os docentes no grupo sobre interesse em participar no Colegiado, mas ninguém havia se manifestado. Assim, solicitou sugestões de como poderiam resolver a situação. A Profa. Luciana sugeriu usar critérios objetivos para indicação, ao que a Profa. Mariana concordou, dizendo que iria chamar os professores para realizar uma discussão e a apresentação desses critérios. A Profa. Marcelle apontou que os elegíveis no momento eram os professores Wallisen Tadashi Hattori, Omar Pereira de Almeida Neto, Jean Ezequiel Limongi e Emerson Fernando Rasera, considerando os afastamentos das professoras Flávia do Bonsucesso Teixeira e Janaína Paula Costa da Silva. Sugeriu, assim, passar a demanda para os quatros elegíveis, para que fosse decidido entre eles. A Profa. Mariana concordou, lembrando que também havia o Prof. Gustavo Antonio Raimondi, mas que esse se encontrava sobrecarregado. Disse que faria um comunicado via e-mail explicando a situação e requisitando uma indicação entre os elegíveis. A Profa. Carla defendeu que seria importante estabelecer alguns critérios mínimos antes de haver qualquer discussão, ressaltando que não poderia ser considerada a questão da sobrecarga, ao que o acadêmico Jander concordou, reforçando a necessidade de haver critérios objetivos. A Profa. Mariana explicou então que havia entendido que, pela proposta da Profa. Marcelle, seria primeiramente comunicada a dificuldade entre os elegíveis, informando que caso não houvesse um consenso entre eles, seriam estabelecidos critérios objetivos para a indicação de um novo membro. Acrescentou que poderia informar os critérios no e-mail que seria enviado aos elegíveis, caso todos concordassem. A Profa. Marcelle explicou então que sua proposta tinha o objetivo de evitar qualquer desconforto, e que a indicação dos critérios naquele momento poderia indicar que já havia um perfil definido. A Profa. Mariana disse então que naquele momento iria apenas enviar o e-mail sem os critérios, e caso não houvesse consenso sobre quem seria o novo membro, convocaria uma reunião extraordinária para definição dos critérios pelo Colegiado. Todos concordaram. 3.2. Troca de orientação da discente Fernanda Dagrava Laterza: com a saída da Profa. Flávia do Bonsucesso Teixeira, orientanda da discente Fernanda Dagrava Laterz, a Profa. Mariana explicou que havia apresentado duas proposta para a aluna: que a própria Profa. Mariana continuasse na orientação e no projeto atual, com a coorientação da Profa. Juliana Pereira da Silva Faquim, que estava fornecendo os dados da pesquisa; ou que a orientação fosse assumida pela Profa. Catarina Machado Azeredo, sendo o trabalho realizado com os dados e grupo de pesquisa dessa. Contou que a discente havia decidido pela segunda proposta, sendo então necessário referendar a troca de orientação no Colegiado, o que foi aprovado por todos. 3.3. Aumento de vagas de discentes e credenciamento de novos docentes: a Profa. Mariana explicou que havia recebido uma mensagem da Coordenação Nacional solicitando informar se havia o interesse do programa em aumentar o número de vagas para discentes e docentes. Por meio de consulta aos docentes, havia surgido o levantamento de vários questionamentos e posicionamentos, assim como a sugestão de analisar o perfil e as necessidades do programa em relação às linhas de pesquisa e aos componentes curriculares. A Profa. Mariana acrescentou que com os afastamentos vigentes e os previstos, o programa ficaria com nove docentes no total nos próximos anos. Assim, entendia-se que o programa precisaria de um ou mais docentes, mas que antes seria necessário abrir uma análise do perfil necessário a ser requisitado no edital de credenciamento. A Profa. Mariana continuou explicando que seria necessário pensar também se deveria ser aberta mais uma vaga para discente, totalizando dez, o que deveria ocorrer levando em consideração que todos os docentes precisavam ter uma orientação ou ministrar uma disciplina por quadriênio. As Profas. Marcelle e Carla concordaram com a proposta de abrir uma ou mais vagas para docentes e uma vaga para discente. A Profa. Mariana acrescentou então que seria necessário fazer o levantamento dos perfis dos docentes do programa quanto às linhas de pesquisa e componentes curriculares, para  definir o que estava faltando e decidir se seriam abertas uma ou duas vagas. Disse ainda que, levando em conta que não havia, no momento, disciplinas nem alunos excedentes para serem orientados, e que a previsão de início da Turma 5 era para começo do ano seguinte, considerava que a elaboração do edital de credenciamento poderia ser realizada com calma no semestre atual, para realizar a abertura do credenciamento no semestre seguinte, de forma que o(s) novo(s) docente(s) iniciasse(m) no início do próximo ano. Por fim, contou que iria fazer uma pré-análise dos perfis dos docentes para apresentar na próxima reunião do Colegiado para discutir e pensar no perfil, e então começar a construir o edital. Disse também que iria conversar com a Carla Pacheco Teixeira da Coordenação Nacional, para entender sobre os critérios de permanência e credenciamento de docentes no programa, para já incluí-los no próximo edital. Todos concordaram com a proposta. Foi discutida também a questão do compartilhamento de componentes curriculares com mais de um professor, tendo sido levantada a ideia de convocar uma reunião geral com os docentes para discutirem sobre suas preferência com relação à divisão das disciplinas. 3.4. Visita de 2023 do Consultor Prof. Dr. Nelson Filice de Barros - Programa de Pró-Acompanhamento: a próxima reunião do Consultor iria ocorrer nos dias 04 e 05 de maio de 2023. A Profa. Mariana disse que precisava que todos os docentes lessem com cuidado o relatório resultante da visita de 2022 do Consultor, enviado por e-mail, para se prepararem para reunião que seria realizada com os docentes e o Consultor Prof. Dr. Nelson Filice de Barros, pois nessa reunião iriam conversar e pensar em estratégias a partir do relatório. Contou que a reunião estava agendada para às 18h00min do dia 04 de maio, quinta-feira, na sala do Departamento de Saúde Coletiva - DESCO, e que estabeleceria um teto. Apresentou também os demais pontos da agenda da visita e leu um trecho do referido relatório para exemplificar o que poderia ser discutido. Acrescentou que iria reforçar com os docentes o pedido de leitura do relatório, e pediu à secretária que o enviasse por e-mail aos discentes explicando sobre a visita do Consultor e requisitando a leitura do relatório, especialmente da parte relacionada aos discentes. 3.5. Programação do 2º Encontro Presencial de 2023 (05 e 06/05/2023): a Profa. Mariana disse que iria elaborar a programação de acordo com os docentes que estavam responsáveis pelos componentes curriculares, que eram: Profa. Marcelle e Prof. Omar Pereira de Almeida Neto em Atenção e Gestão do Cuidado, Prof. Jean Ezequiel Limongi em Sistema de Informação no Cuidado e na Gestão, Prof. Emerson em Promoção da Saúde e a Profa. Catarina Machado Azeredo em Seminários de Acompanhamento. O discente Jander disse que seria interessante elaborar a programação de forma que a tarde do segundo dia ficasse mais leve para o pessoal que precisaria fazer a viagem de retorno para a casa. A Profa. Mariana sugeriu que a programação ocorresse da seguinte forma: reunião com Prof. Dr. Nelson Filice de Barros entre às 08h00min e às 10h00min, havendo depois um intervalo até às 10h30min, que seria seguido por um componente curricular; a tarde encaixaria um ou dois componentes e mais um no sábado de manhã; e no sábado a tarde haveria um componente curricular mais curto ou os encontros com os orientadores. Disse que iria perguntar no grupo dos docentes sobre a preferência de horários e depois enviaria a programação definitiva. Sobre o local, ficou definido que o encontro de sexta-feira seria realizado no container da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPP, e no sábado o encontro ocorreria na sala do DESCO. 3.6. Prazos para qualificação: a Profa. Mariana explicou que a Turma 4 tinha até o meio do semestre para realizar as qualificações, e pediu ao acadêmico Jander que avisasse os colegas para que ficassem atentos. A secretária Roberta ficou de verificar se havia possibilidade de prorrogação do prazo para qualificação. O discente Jander fez uma observação sobre as dificuldades enfrentadas junto à Coordenação de Pesquisa - COPESQ da Faculdade de Medicina, em virtude de seu orientador, Prof. Emerson Fernando Rasera, ser do Instituto de Psicologia, tendo seu projeto passado pelo COPESQ mesmo não precisando, o que acabou tomando muito tempo e energia. A Profa. Marcelle explicou que, conforme última reunião do COPESQ que havia participado, ainda não estava completamente definido se havia ou não necessidade de submissão de projetos vinculados à graduação ou pós-graduação de docentes externos à Faculdade de Medicina, pois dependendo do caso a FAMED entraria como instituição co-participante. A Profa. Mariana solicitou à secretária que enviasse um e-mail aos docentes, com cópia para todos os alunos, informando sobre os trâmites necessários à realização do exame de qualificação, e alertando sobre os prazos. Por fim, explicou que, no exame, era qualificado o projeto, uma revisão da literatura e, no caso de haver coleta de dados, não havia necessidade de apresentação de todos os dados, pois a banca poderia ajudar a pensar em instrumentos e métodos de coleta e análise. 3.7. Demanda dos discentes da Turma 4 de declaração para pleitear carga protegida: a secretária Roberta relatou que havia surgido uma demanda, a partir do grupo de Whatsapp da Turma 4, de um dos alunos solicitando emissão de uma declaração constando a necessidade de haver uma carga horária semanal para desenvolvimento das atividades do mestrado, a fim de pleitear uma carga horária protegida junto ao seu trabalho, tendo outros alunos manifestando desejo de também obter a declaração. Contou que, assim, foi realizada uma consulta junto à Divisão de Apoio à Pós-Graduação - DIAPG, que encaminhou a questão à Diretoria de Administração e Controle Acadêmico - DIRAC, que por sua vez informou que uma declaração com as informações sobre carga horária poderia ser emitida apenas pela Coordenação do PPGSAF, e que não sabiam dizer se haveria implicação legal. A Profa. Mariana continuou explicando que foi verificado que o edital de seleção da Turma 4 pedia apenas um documento do empregador liberando o candidato para participar dos encontros presenciais, não havendo, assim, previsão legal para emissão da declaração requisitando uma carga horária protegida. O discente Jander pontuou que a Profa. Flávia do Bonsucesso Teixeira, enquanto coordenadora, havia declarado várias vezes que iria providenciar a referida declaração para os alunos, sem dar muitos detalhes, mas provavelmente apenas com intenção de sensibilizar os gestores. A Profa. Mariana explicou então que poderia apenas fazer uma declaração que constasse os componentes curriculares que o aluno estava realizando, a respectiva carga horária e as atividades desenvolvidas. Com a concordância de todos, a Profa. Mariana disse que iria mandar uma mensagem no grupo dos alunos explicando a situação e os moldes da declaração que seria emitida a quem a solicitasse. Nada mais havendo a tratar, a Presidente deste Colegiado deu por encerrada, às 11h05min, a reunião, da qual, para constar, eu, Roberta Cristina Silva Moreira, Assistente em Administração da Faculdade de Medicina, lavrei a presente Ata, que, lida e aprovada, vai por todos(as) assinada eletronicamente. Uberlândia, 12 de abril de 2023.

Profa. Dra. Mariana Hasse

Profa. Dra. Carla Denari Giuliani

Profa. Dra. Luciana Saraiva da Silva

Profa. Dra. Marcelle Aparecida de Barros Junqueira

Acadêmico Jander Vinícius Vieira

Secretária Roberta Cristina Silva Moreira


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Documento assinado eletronicamente por Mariana Hasse, Presidente, em 14/06/2023, às 10:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcelle Aparecida de Barros Junqueira, Membro de Colegiado, em 16/06/2023, às 08:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Carla Denari Giuliani, Membro de Colegiado, em 19/06/2023, às 17:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Luciana Saraiva da Silva, Membro de Colegiado, em 19/06/2023, às 21:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jander Vinícius Vieira, Membro de Colegiado, em 20/06/2023, às 11:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.024886/2023-70 SEI nº 4414137