UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Telefone: (34) 3239 4181 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

 

 

Componente Curricular:

Física Experimental II

Unidade Ofertante:

INFIS

Código:

INFIS49031

Período/Série:

 

Turma:

UC

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Daiane Damasceno Borges

Ano/Semestre:

2021/01

Observações:

 

 

EMENTA

Experimentos de laboratório sobre eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo

JUSTIFICATIVA

O curso visa dar suporte e embasamento para a teoria dada na disciplina de Física Geral 3 e ensinar o(a) aluno(a) a empregar o método científico experimental. O(a) aluno(a) será estimulado a desenvolver uma conclusão lógica a partir dos resultados experimentais bem como desenvolver o senso crítico para justificar as possíveis discrepâncias entre a teoria e a prática. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os conceitos de eletricidade e magnetismo através da experimentação. Verificar a validade dos modelos teóricos, comparando com os resultados experimentais esperados.

PROGRAMA

 

1. Ensinar a utilizar os instrumentos de medidas: multímetro, osciloscópio e gerador de funções

2. Dez experimentos didáticos serão realizados pelos professores e discutidos com os alunos remotamente na seguinte sequência:

Experimento 1       Potencial elétrico e campo elétrico

Experimento 2       Capacitores e dielétricos

Experimento 3       Carga e descarga de capacitores

Experimento 4       Resistividade e Lei de Ohm

Experimento 5       Circuitos Elétricos

Experimento 6       Balança magnética - Força de Lorentz e Lei de Ampère

Experimento 7       Campo Magnético gerado por bobinas em seu eixo de simetria

Experimento 8       Campo magnético da terra

Experimento 9     Momento de dipolo magnético e torque magnético

Experimento 10     Transformadores

 

METODOLOGIA

Os experimentos serão gravados antecipadamente e passados para os alunos durante as aulas síncronas. No início de cada aula será dada uma revisão dos conceitos físicos que embasam o experimento proposto. Durante o vídeo a professora irá discutir o funcionamento dos aparelhos de medidas e o procedimento mais adequado para realizar o experimento. Os alunos serão estimulados a questionar quais propriedades física podemos medir e como medir. No final de cada aula o(a) aluno(a) deverá responder um questionário sobre o experimento (QUIZ). Os dados experimentais previamente colhidos no laboratório serão enviados para os alunos analisarem e escrever um relatório científico. Simuladores online disponíveis (ex. https://phet.colorado.edu/, https://www.tinkercad.com/) poderão ser utilizados para realizar (virtualmente) o experimento . 

Como recursos didáticos serão usadas as plataformas convencionais recomendadas pela UFU, segundo OFÍCIO Nº 113/2020/CTI/REITO-UFU, priorizando as ferramentas do Microsoft Office 365 (Microsoft Teams) para as aulas síncronas. Essa plataforma também permite ter um fórum de discussão, onde a professora poderá tirar as dúvidas dos discentes. As atividades de QUIZ, testes e a entrega dos relatórios serão feitas dentro da plataforma Google (Classroom). Todo material produzido durante e fora o horário de aula serão igualmente disponibilizados na plataforma do Google (Classroom).   

Assim, segue abaixo as informações necessárias de acordo com a Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação:

a) Atividades síncronas: 25 horas/aula

Horários das atividades síncronas: terça-feira de 16:50h às 18:30h;

Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: Microsoft Teams, Google Classroom, Power Point, Youtube, mesa digitalizadora.

b) Atividades assíncronas: 5 horas

Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: Microsoft Teams, Google Classroom, Youtube

Endereço web de localização dos arquivos: Os vídeos e arquivos serão disponibilizados diretamente na plataforma da Microsoft Teams e/ou do Google Classroom

c) Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas:

Material de apoio a ser utilizado: De acordo com o OFÍCIO Nº 92/2020/DIREN/PROGRAD/REITO-UFU, de 16 de julho de 2020, em substituição das referências bibliográficas básica e complementar, neste período emergencial o discente poderá usar como referência e material de estudo os arquivos eletrônicos digitalizados das aulas (bem como as aulas gravadas) contendo todo conteúdo teórico da disciplina necessário para o aprendizado e avaliações. Todos ficarão salvos dentro das plataformas Google Classroom.

AVALIAÇÃO

O(a) discente será avaliado(a) através de relatórios, questionários sobre os experimentos que serão aplicados durante a aula síncrona (Quiz ou Teste) e uma prova oral síncrona. Para cada experimento, cada grupo deverá entregar um relatório uma semana após a discussão do experimento. Dois tipos de relatórios serão pedidos: relatório reduzido e relatório completo. Os relatórios completos deverão ser feitos no formato de artigo científico com os dados experimentais que serão dados pela professora. A prova síncronas será realizada por vídeo conferência, onde o discente terá que explicar um experimento que foi discutido em sala de aula.

A assiduidade do aluno será avaliada através da lista de presença e dos questionários online respondidos

O tipo de avaliação, a pontuação e as datas de cada avaliação estão apresentadas a seguir:

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. CHAVES, A. Física Básica: Eletromagnetismo. LTC (2007) HALLIDAY, RESNICK WALLER, Fundamentos de Física 3: Eletromagnetismo. LTC (2007).

2. NUSSENZVEIG, H. M., Física Básica 3 – Eletromagnetismo, Edgard Blucher, (2003)

3. TIPLER, P. A. e MOSCA, G. Física para Cientistas e Engenheiros. Vol. 2: Eletricidade, Magnetismo e Óptica. LTC (2006)

4. Apostila Laboratório de Ensino em Eletromagnetismo (LEE) disponível no site do INFIS-UFU (http://www.infis.ufu.br/labdidatico-lee)

Complementar

1. SERWAY, R. A.; JEWETT, J. W. Princípios de física. Thomson, 2004. v. 3.

2. SEARS, F.; ZEMANSKY, M. W. Física. Addison Wesley, 2009. v. 4.

3. TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 2.

4. FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. Lições de física. Porto Alegre: Bookman, 2008. v. 2.

5. LUIZ, A. M. Física: eletromagnetismo, teoria e problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2009. v.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Daiane Damasceno Borges, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/11/2021, às 13:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 SEI nº 3206608