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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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Componente Curricular: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Experimentos de laboratório sobre eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo
JUSTIFICATIVA
O curso visa dar suporte e embasamento para a teoria dada na disciplina de Física Geral 3 e ensinar o(a) aluno(a) a empregar o método científico experimental. O(a) aluno(a) será estimulado a desenvolver uma conclusão lógica a partir dos resultados experimentais bem como desenvolver o senso crítico para justificar as possíveis discrepâncias entre a teoria e a prática.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os conceitos de eletricidade e magnetismo através da experimentação. Verificar a validade dos modelos teóricos, comparando com os resultados experimentais esperados. |
PROGRAMA
1. Ensinar a utilizar os instrumentos de medidas: multímetro, osciloscópio e gerador de funções
2. Dez experimentos didáticos serão realizados pelos professores e discutidos com os alunos remotamente na seguinte sequência:
Experimento 1 Potencial elétrico e campo elétrico
Experimento 2 Capacitores e dielétricos
Experimento 3 Carga e descarga de capacitores
Experimento 4 Resistividade e Lei de Ohm
Experimento 5 Circuitos Elétricos
Experimento 6 Balança magnética - Força de Lorentz e Lei de Ampère
Experimento 7 Campo Magnético gerado por bobinas em seu eixo de simetria
Experimento 8 Campo magnético da terra
Experimento 9 Momento de dipolo magnético e torque magnético
Experimento 10 Transformadores
METODOLOGIA
Os experimentos serão gravados antecipadamente e passados para os alunos durante as aulas síncronas. No início de cada aula será dada uma revisão dos conceitos físicos que embasam o experimento proposto. Durante o vídeo a professora irá discutir o funcionamento dos aparelhos de medidas e o procedimento mais adequado para realizar o experimento. Os alunos serão estimulados a questionar quais propriedades física podemos medir e como medir. No final de cada aula o(a) aluno(a) deverá responder um questionário sobre o experimento (QUIZ). Os dados experimentais previamente colhidos no laboratório serão enviados para os alunos analisarem e escrever um relatório científico. Simuladores online disponíveis (ex. https://phet.colorado.edu/, https://www.tinkercad.com/) poderão ser utilizados para realizar (virtualmente) o experimento .
Como recursos didáticos serão usadas as plataformas convencionais recomendadas pela UFU, segundo OFÍCIO Nº 113/2020/CTI/REITO-UFU, priorizando as ferramentas do Microsoft Office 365 (Microsoft Teams) para as aulas síncronas. Essa plataforma também permite ter um fórum de discussão, onde a professora poderá tirar as dúvidas dos discentes. As atividades de QUIZ, testes e a entrega dos relatórios serão feitas dentro da plataforma Google (Classroom). Todo material produzido durante e fora o horário de aula serão igualmente disponibilizados na plataforma do Google (Classroom).
Assim, segue abaixo as informações necessárias de acordo com a Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação:
a) Atividades síncronas: 25 horas/aula
Horários das atividades síncronas: terça-feira de 16:50h às 18:30h;
Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: Microsoft Teams, Google Classroom, Power Point, Youtube, mesa digitalizadora.
b) Atividades assíncronas: 5 horas
Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: Microsoft Teams, Google Classroom, Youtube
Endereço web de localização dos arquivos: Os vídeos e arquivos serão disponibilizados diretamente na plataforma da Microsoft Teams e/ou do Google Classroom
c) Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas:
Material de apoio a ser utilizado: De acordo com o OFÍCIO Nº 92/2020/DIREN/PROGRAD/REITO-UFU, de 16 de julho de 2020, em substituição das referências bibliográficas básica e complementar, neste período emergencial o discente poderá usar como referência e material de estudo os arquivos eletrônicos digitalizados das aulas (bem como as aulas gravadas) contendo todo conteúdo teórico da disciplina necessário para o aprendizado e avaliações. Todos ficarão salvos dentro das plataformas Google Classroom.
AVALIAÇÃO
O(a) discente será avaliado(a) através de relatórios, questionários sobre os experimentos que serão aplicados durante a aula síncrona (Quiz ou Teste) e uma prova oral síncrona. Para cada experimento, cada grupo deverá entregar um relatório uma semana após a discussão do experimento. Dois tipos de relatórios serão pedidos: relatório reduzido e relatório completo. Os relatórios completos deverão ser feitos no formato de artigo científico com os dados experimentais que serão dados pela professora. A prova síncronas será realizada por vídeo conferência, onde o discente terá que explicar um experimento que foi discutido em sala de aula.
A assiduidade do aluno será avaliada através da lista de presença e dos questionários online respondidos
O tipo de avaliação, a pontuação e as datas de cada avaliação estão apresentadas a seguir:
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. CHAVES, A. Física Básica: Eletromagnetismo. LTC (2007) HALLIDAY, RESNICK WALLER, Fundamentos de Física 3: Eletromagnetismo. LTC (2007).
2. NUSSENZVEIG, H. M., Física Básica 3 – Eletromagnetismo, Edgard Blucher, (2003)
3. TIPLER, P. A. e MOSCA, G. Física para Cientistas e Engenheiros. Vol. 2: Eletricidade, Magnetismo e Óptica. LTC (2006)
4. Apostila Laboratório de Ensino em Eletromagnetismo (LEE) disponível no site do INFIS-UFU (http://www.infis.ufu.br/labdidatico-lee)
Complementar
1. SERWAY, R. A.; JEWETT, J. W. Princípios de física. Thomson, 2004. v. 3.
2. SEARS, F.; ZEMANSKY, M. W. Física. Addison Wesley, 2009. v. 4.
3. TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 2.
4. FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. Lições de física. Porto Alegre: Bookman, 2008. v. 2.
5. LUIZ, A. M. Física: eletromagnetismo, teoria e problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2009. v.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Daiane Damasceno Borges, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/11/2021, às 13:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3206608 e o código CRC 674478DA. |
Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 | SEI nº 3206608 |