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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31405 |
COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO INTERDISCIPLINAR III (PROINTER III) |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 30h |
CH TOTAL: 90h |
OBJETIVOS
Realizar o contato efetivo com as realidades da escola pública para observar e conhecer a concretude do espaço e das experiências escolares.
Estudar, compreender, sistematizar as temáticas, no âmbito do conhecimento histórico, que constituem o currículo de História no Ensino Médio de escolas públicas.
Conhecer e problematizar instrumentos, ferramentas, recursos para o desenvolvimento da situação de docência no Ensino Médio.
Tratar temas, conceitos e problemas próprios da área de História.
Articular teoria e prática na formação do professor de História.
Ementa
Projeto interdisciplinar de caráter teórico-prático. Integração entre as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Elaboração e execução de projeto para estudo, compreensão e sistematização de temáticas, no âmbito do conhecimento histórico, que constituem o currículo de História no Ensino Médio de escolas públicas. Instrumentos, ferramentas, recursos para o desenvolvimento da situação de docência no Ensino Médio.
PROGRAMA
Elaboração do projeto de investigação.
Estudo do currículo de História no Ensino Médio de escolas públicas.
Registro e sistematização dos dados levantados e analisados.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. Cartografias do trabalho docente: professor (a) pesquisador (a). Campinas: Mercado de Letras, 1998.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CORDEIRO, Andréa Carla; PINHEIRO, Ângela (Orgs.). Direitos humanos de crianças e adolescentes: aprendizagens compartilhadas. Fortaleza: NUCEPE/UFC, 2009.
DMITRUK, Hilda B. A história que fazemos. Chapecó: Grifos, 1998.
FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Currículos, saberes e culturas escolares. Campinas: Alínea, 2007.
HARPER, Babette et al. Cuidado, escola!: desigualdade, domesticação e algumas saídas. 27. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
REIS, Carlos Eduardo dos. História social e ensino. Chapecó: Argos, 2001.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História
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Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 | SEI nº 1735566 |