UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Geografia da População

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO31603

Período/Série:

6º

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Roberto Loboda

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

 

 

EMENTA

Abordagem teórico-metodológica sobre população. Estrutura da população. Relações entre política, economia, sociedade, cultura e relações etnicorraciais nos estudos populacionais. Dinâmica populacional e implicações na organização do espaço sob o ponto de vista socioambiental. População e qualidade de vida. População o caso brasileiro.

JUSTIFICATIVA

O componente curricular Geografia da População justifica-se pelo fato de proporcionar aos discentes a fundamentação teórica e conceitual enquanto aporte necessário para compreensão da dinâmica populacional no tempo e no espaço. Dessa forma, contribui no sentido de subsidiar o processo de distinção das diferentes teorias e concepções que interpretam os estudos populacionais. Por fim, propicia o discernimento do conteúdo ideológico do conteúdo teórico que caracterizam os estudos da população por meio da relação entre os processos demográficos e não demográficos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Refletir criticamente sobre a aproximação entre Demografia e Geografia por meio da Geografia da População: conteúdo e método.

Objetivos Específicos:

  • Analisar as diferentes políticas populacionais relacionadas à organização do espaço geográfico;

  • Reconhecer a importância da demografia nos estudos populacionais;

  • Relacionar a estrutura da população às diferentes organizações econômica, política, social e cultural;

  • Analisar os indicadores de qualidade de vida das populações;

  • Estudar o tema População como representação dos sujeitos reais: fenômenos urbanos e rurais, produção do território mundial e local, comunidades culturais raças e etnias, noção científica e filosófica do homem e do humano;

  • Analisar estudos populacionais do Brasil.

 

PROGRAMA

1- Estudo da Geografia da População

1.1 - Conceito, objetivo e campo de estudo.

1.2 - Importância da demografia nos estudos populacionais.

1.3 - Concepções teóricas sobre população

1.4 - Teorias demográficas.

2 – Estrutura da População

2.1 - Composição por sexo e idade.

2.2 - Composição profissional.

2.3 - Composição segundo o local de residência: rural e urbana.

3 – Dinâmica da População e Implicações na Organização do Espaço

3.1- Natalidade.

3.2- Mortalidade.

3.3 - Evolução e crescimento.

3.4 - Distribuição geográfica: espacialização e aspectos socioeconômicos, políticos, culturais e etnicorraciais.

4 – População e Desenvolvimento

4.1 - População, meio ambiente e desenvolvimento.

4.2 - Políticas de população.

5 - População e Qualidade de Vida

5.1 - Multidisciplinaridade nos estudos de qualidade de vida.

5.2 - Indicadores de qualidade de vida.

6 – População: o caso brasileiro

 

METODOLOGIA

Procedimentos e estratégias a serem adotados para o componente curricular:

O conteúdo programático do componente curricular será ministrado de forma presencial.

Cada temática referente as unidades do conteúdo programático serão introduzidas com aulas expositivas e dialogadas, tendo como recursos os textos propostos, lousa e datashow. Os textos referentes aos temas tratados serão objeto de leitura prévia e debate, assim como, para as atividades de discussão das propostas em grupos, por meio de expositores e debatedores (Os textos serão disponibilizados previamente em pasta da disciplina).

Serão realizados seminários a partir da discussão do conteúdo programático, com apresentação e debate. Outro artifício utilizado para estimular à escrita e reflexão dos discentes será o trabalho com documentários, com apresentação, discussão e elaboração de resenha.

Trabalharemos com doze horas aula na modalidade assíncrona, levando em consideração ao que está previsto na Resolução CONGRAD nº 25/2020. Ressaltamos que nessa modalidade os discentes farão leituras de textos, debates coletivos, organização e preparação dos seminários, além da escrita de resenha.

A dinâmica da disciplina em questão levará em consideração todos os protocolos de segurança recomendados pelo Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU.

As aulas serão realizadas às sextas-feiras, das 19:00h às 22h30, com um intervalo de 20 minutos, considerando o cronograma a seguir e suas respectivas atividades:

Datas

Atividades

Modalidade - horário

 

06/05/2022

 

Apresentação e discussão do plano de curso: objetivos, conteúdo programático e formas de avaliação; contextualização geral e inicial da disciplina.

 

 

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

13/05/2022

 

Abordagem introdutória sobre os aspectos teóricos e conceituais sobre a Geografia da População e abordagem geral sobre os diferentes períodos históricos, modos e formas de produção, além das diversas formas de organização política, econômica e social. Contextualização geral.

 

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

20/05/2022

 

Exposição e diálogo sobre o que é Geografia da População. Abordagem teórica (conceitos), fontes e dúvidas.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

27/05/2022

 

Apresentação e discussão em grupos sobre o que estuda o geógrafo da população: campo de atuação.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

03/06/2022

 

Exposição e diálogo sobre as abordagens em Geografia da População no âmbito da Geografia Clássica.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

 

10/06/2022

 

Apresentação e discussão em grupos sobre as Teorias Demográficas: Malthusiana, Neomalthusiana e Reformista.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

 

17/06/2022

 

Recesso

-

24/06/2022

 

Primeira avaliação escrita.

 

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

01/07/2022

 

Exposição e diálogo sobre Políticas de População.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

08/07/2022

 

Exposição e diálogo sobre Políticas de Populacionais na América Latina e no Brasil.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

 

15/07/2022

 

Apresentação e discussão em grupos sobre o crescimento demográfico e a homogeneização.  

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

22/07/2022

 

Exposição e diálogo sobre População: abordagens e perspectivas.

 

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

29/07/2022

 

Segunda avaliação escrita.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

05/08/2022

 

Apresentação de Seminários: Imigração no processo de formação do Brasil; migrações.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

12/08/2022

 

Apresentação de Seminários: População e meio ambiente; Diversidade cultural e população negra no Brasil.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

19/08/2022

 

Aula conclusiva. Entrega de resultados e Verificação de Aprendizagem de Recuperação.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

20/05, 10/06 e 05/08

Nas datas aqui propostas teremos 12 horas de atividades na modalidade assíncrona, conforme estabelecido na Resolução CONGRAD nº 25/2020.

Atividades assíncronas

Ainda será disponibilizado um horário para atendimento aos discentes, além das aulas presenciais previstas neste plano de ensino, o qual ocorrerá nas quartas-feiras, das 17:00h até às 19:00h no Laboratório de Geografia Humana e Ensino - LAGHEN. Para os discentes que precisarem deste atendimento, os agendamentos poderão ser acordados com o docente durante as aulas presenciais ou via e-mail: loboda@ufu.br

 

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas da componente curricular serão subdivididas da seguinte forma:

1) Avaliação escrita 1: prova dissertativa referente ao conteúdo das unidades iniciais da disciplina – Data: 24/06/2022 (30 pontos).

2) Avaliação escrita 2: prova dissertativa referente ao conteúdo das unidades finais da disciplina – Data: 29/07/2022 (30 pontos).

3) Elaboração de Resenha Crítica: Elaboração de texto abordando de forma específica alguma temática verificada na exposição do documentário a ser trabalhado pelo docente ao logo da disciplina. Não se trata de um relatório do documentário, mas sim, de aprofundar um recorte que o discente considerar relevante visualizado na obra fílmica. Os discentes devem utilizar na elaboração dessa atividade toda a bagagem angariada no decorrer da disciplina, ou até o momento da atividade, considerando uma estrutura mínima: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Entrega: 29/07/2022 (10 pontos). Observação: não serão pontuadas resenhas que não forem de autoria própria ou, quando fundamentada em referências, deverá seguir a normatização técnica estabelecida pela Associação Brasileira de Normatização Técnica (ABNT).

4) Apresentação de Seminário: realizado a partir de temas referentes ao conteúdo programático proposto pelo docente. Atividade desenvolvida em grupos, dois grupos por aula, com apresentação e debate, com entrega de resumo esquemático da temática para o docente e colegas. Os critérios de avaliação serão os seguintes: novas informações sobre o conteúdo proposto; utilização de recursos didáticos (representações, dados e informações sobre o conteúdo); criatividade (organização e sistematização das informações); tempo (em média de 40 minutos); pontualidade; referências; resumo/síntese. A nota será resultante de uma média do grupo e do desempenho individual, portanto, podendo variar entre os membros do grupo. Datas: 05/08 e 12/08/2022. (30 pontos).

Sendo, nota final: Avaliação Escrita 1 (30) + Avaliação Escrita 2 (30) + Resenha de documentário (10) + Apresentação de Seminário 30. Total: 100 pontos.

Atividade de Recuperação:

Levando em consideração a Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, em seu Antigo 141, as novas Normas da Graduação asseguram o direito à Atividade de Recuperação (2º/2021), para discentes que tiverem 75% de frequência na disciplina.

No caso da disciplina Geografia da População a Atividade de Recuperação ocorrerá a partir da realização de uma prova, a qual substituirá a menor nota obtida nas Avaliações Escritas 1 e 2. A verificação de aprendizagem de recuperação será aplicada na data de 19/08/2022, no horário da aula, não havendo a possibilidade da realização em outra data e horário.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

DAMIANI, A. População e Geografia.  3.ed. São Paulo: Contexto, 1997.

GEORGE, P. Geografia da População. 6ª ed., São Paulo: Difel, 1981.

VERRIÉRE, J.  Política de população.  São Paulo: Difel, 1980.

Complementar

ALVEZ, J. E. D. As políticas populacionais e o planejamento familiar na América Latina e no Brasil.  ENCE. Textos para discussão, nº. 21. Rio de Janeiro: 2006. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=282855

BEAUJEU-GARNIER, J. Geografia da População. São Paulo: Editora Nacional/Edusp, 1980.

DORA, M.; VANALLI, S. Migração. São Paulo: Contexto, 2004.

MARTINE, G. (org.). População, meio ambiente e desenvolvimento: verdades e contradições. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.

SPOSITO, E. S.; BONTEMPO, D. C.; SOUZA, A. A.de (Organizadores). Geografia e migração: movimentos, territórios e territorialidades. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Roberto Loboda, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 22:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.017686/2022-80 SEI nº 3516281