UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Odontologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Unidade de Odontologia Pediátrica 3 

Unidade Ofertante:

FOUFU

Código:

GOG048

Período/Série:

Turma:

90

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

45

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Alessandra Maia de Castro Prado

Ana Paula Turrioni

Danielly Cunha Araújo Ferreira de Oliveira

Marília Orfao Silva

Fabiana Sodré de Oliveira

Fabiola Galbiatti de Carvalho Carlo

Guilherme de Araújo Almeida

Ano/Semestre:

2023-2

Observações:

 

 

EMENTA

Atendimento Odontológico de pacientes infantis. Medidas preventivas e interceptativas a serem adotadas em pacientes com má oclusão incipientes, nas fases de dentadura decídua e mista precoce.

JUSTIFICATIVA

O conteúdo proporciona ao aluno conhecimento  teórico/prático sobre questões sobre más oclusões e as possíveis condutas pertinentes, bem como conhecimento prático sobre o atendimento odontológico de crianças,.  

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Planejar e executar, atuando na prática, os procedimentos de caráter educativo, preventivo e curativo em pacientes infantis, com maior nível de complexidade, visando a reabilitação e manutenção dos aspectos morfológicos, estéticos e funcionais do sistema estomatognático em crianças. Capacitar o aluno a estabelecer condutas terapêuticas preventivas e aplica-las em pacientes com má oclusões incipiente as dentaduras decídua e mista precoce.

Objetivos Específicos:

  • Diagnosticar discrepâncias de modelos negativos na fase inicial da dentadura mista.

  • Elaborar e interpretar as grandezas cefalométricas.

  • Identificar e estabelecer condutas para o tratamento de más oclusões incipientes por meio de condutas Ortodônticas e Ortopédicas interceptativas.

  • Indicar, descrever e realizar procedimentos apropriados para o atendimento de crianças dos 0 aos 12 anos. 

PROGRAMA

  1. Cárie na primeira infância: fatores de risco, prevenção e tratamento;

  2. Protocolo de Atendimento Odontológico do Bebê;

  3. Desenvolvimento infantil na primeira infância;

  4. Gerenciamento comportamental na primeira infância;

  5. Traumatismo em dentes decíduos;

  6. Estomatologia em Odontopediatria;

  7. Diagnóstico e conduta frente à anquiloglossia em bebês;

  8. Recursos Interceptativos na Dentadura Mista;

  9. Importância e utilização de mantenedores de espaço nas perdas precoces de dentes decíduos.

Prática: Atendimento clínico de pacientes com necessidades de intervenção Ortodôntica e Ortopédica Preventiva e interceptativa.

METODOLOGIA

A seguir, o cronograma de desenvolvimento das atividades teóricas e práticas:

 

Cronograma de Atividades UOP3 (Turma 90) – Segunda-Feira – Período: tarde e Quinta-feira: manhã – 2º Semestre de 2023 – GOG048

Data

Descrição das Atividades

Professor (a)

08/01/2024

(T) – Recursos interceptativos na dentadura mista

(T) – Orientações para seminários (Ortodontia)

Guilherme

Guilherme

11/01/2024

(T) - Normas de Funcionamento da clínica Estágio e Orto – Orientações

Danielly

Marília

15/01/2024

(T) – Cárie da 1ª Infância: fatores de risco, prevenção e tratamento

Fabiana

22/01/2024

(T) – Importância e utilização de mantenedores de espaço nas perdas precoces de dentes decíduos

Marília

25/01/2024

(P) – 1ª Clinica de ORTO UOP3

Guilherme e Marília

29/01/2024

(T) – Inter-relação Ortodontia e outras áreas afins da saúde

 

Guilherme

05/02/2024

(T) – Desenvolvimento infantil na primeira infância

Danielly

08/02/2024

(P) – 2ª Clínica de ORTO UOP3

Guilherme e Marília

12/02/2024

RECESSO CARNAVAL

 

19/02/2024

(T) - Gerenciamento comportamental na primeira infância

Fabíola

26/02/2024

(T) – Seminários de Ortodontia

Guilherme e Marília

04/03/2024

(T) – 1ª Prova teórica de Odontopediatria

Danielly, Fabiana e Fabíola

07/03/2024

(P) – 3ª Clínica de ORTO UOP3

Guilherme e Marília

11/03/2024

(T) – Traumatismo em dentes decíduos

Alessandra

18/03/2024

(P) – Estomatologia em Odontopediatria

Ana Paula

25/03/2024

(T) – Vista da 1ª Prova Teórica de Odontopediatria (10h00 às 11h30min)*

 

Danielly, Fabiana e Fabíola

28/03/2024

(P) – 4ª Clínica de ORTO UOP3

Guilherme e Marília

01/04/2024

(T) – 2ª Prova teórica de Odontopediatria

Alessandra e Ana Paula

08/04/2024

(T) – Vista da 2ª. Prova Teórica de Odontopediatria (08h00 às 10h00min)*

Alessandra e Ana Paula

 

11/04/2024

(P) – 5ª Clínica de ORTO UOP3

Guilherme e Marília

15/04/2024

(T) – Avaliação de Recuperação

Alessandra, Ana Paula, Danielly, Fabiana, Fabíola, Guilherme, Marília

22/04/2024

(T) – Entrega e lançamento de Notas

Alessandra, Ana Paula, Danielly, Fabiana, Fabíola, Guilherme, Marília

 

AVALIAÇÃO

Valor das avaliações:

1ª Prova Teórica de Odontopediatria: 25,0 pontos (apenas conteúdo das aulas de Odontopediatria)

2ª Prova Teórica de Odontopediatria: 25,0 pontos (apenas conteúdo das aulas de Odontopediatria)

Seminários de Ortodontia: 20,0 pontos (apenas conteúdo das aulas de Ortodontia)

Clínica de Ortodontia: 30,0 pontos

* Recuperação: Todo conteúdo teórico de Odontopediatria e Ortodontia

BIBLIOGRAFIA

Básica

- ALMEIDA, R.R. de; ALMEIDA-PEDRIN, R.R. de; ALMEIDA, M.R. Mantenedores de espaço e sua aplicação clínica. J Bras Ortodon Ortop Facial, Curitiba, v.8, n.44, p.157-166, mar./abr. 2003. (O artigo será fornecido aos alunos em formato PDF.)

- NEVILLE, B.W.; DAMM, D.D.; ALLEN, C.M.; BOUQUOT, J.E. Patologia Oral e Maxilofacial. Trad. 3a Ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, 972p. (Será enviado capítulo de livro)

- SILVA FILHO, OG; GARIB, DG; LARA, TS – Ortodontia Interceptativa: Protocolo de tratamento em duas fases. Ed., São Paulo: Artes Médicas, 2013, 573p. (Serão enviados capítulos do livro)

Complementar

INTERLANDI, S. Ortodontia: Bases para a Iniciação. 3ª ed. São Paulo: Artes Médicas, 1994. p.426.

MOYERS, R. Ortodontia. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1979. p. 473.

ALMEIDA, RR. Ortodontia preventiva e interceptora: mito ou realidade? Ed. Maringá, Dental Press Editora, 2013. 567p.

FERREIRA, FV. Ortodontia: Diagnóstico e planejamento clínico. 7ed. São Paulo: Artes Médicas, 2008. 553p. (capítulo será fornecido por meio de arquivo em PDF)

FREITAS, RJ; MENDONÇA, MR. A extração seriada como método de tratamento para o apinhamento dentário em crianças; Freitas, 2013. Repositório FOA-UNESP Araçatuba. (Será fornecido por meio de arquivo em PDF)

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Danielly Cunha Araujo Ferreira de Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/12/2023, às 10:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fabiola Galbiatti de Carvalho Carlo, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/12/2023, às 17:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Alessandra Maia de Castro Prado, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/12/2023, às 15:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.084300/2023-26 SEI nº 5014332