UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Experimental de Física Básica: Eletricidade e Magnetismo

Unidade Ofertante:

Instituto de Física

Código:

INFIS39034

Período/Série:

3o

Turma:

B3

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

 

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Dr. Omar de Oliveira Diniz Neto

Ano/Semestre:

2020/2

Observações:

 

 

EMENTA

Experimentos de Carga e Matéria; Campo Elétrico; Lei de Gauss; Potencial Elétrico; Lei de Ohm e a Ponte de Wheatstone; Multímetro: medidas: de tensão, resistência, correntes elétricas em elementos de circuitos; Circuitos Elétricos; Capacitores e Dielétricos; Força Eletromotriz; Resistência Interna de uma Fonte; Campo Magnético produzidos por Correntes; Lei de Ampére; Lei de Biot-Savart; Lei de FaradayExperimentos de Carga e Matéria; Campo Elétrico; Lei de Gauss; Potencial Elétrico; Lei de Ohm e a Ponte de Wheatstone; Multímetro: medidas: de tensão, resistência, correntes elétricas em elementos de circuitos; Circuitos Elétricos; Capacitores e Dielétricos; Força Eletromotriz; Resistência Interna de uma Fonte; Campo Magnético produzidos por Correntes; Lei de Ampére; Lei de Biot-Savart; Lei de Faraday

JUSTIFICATIVA

O curso visa dar suporte para a teoria dada na disciplina de Física Geral II e ensinar os alunos a empregar o método científico experimental. Os alunos serão estimulados a desenvolver uma conclusão lógica a partir dos resultados experimentais bem como desenvolver o senso crítico para justificar as possíveis discrepâncias entre a teoria e a prática. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Verificar experimentalmente conceitos de eletricidade e magnetismos. 

Objetivos Específicos:

Empregar o método científico experimental a fim de constatar em laboratório a veracidade das leis físicas com o recomendável senso crítico para ajustar as possíveis discrepâncias entre a teoria e a prática; sugerir formulações teóricas novas a partir dos resultados experimentais.

PROGRAMA

Onze experimentos didáticos serão realizados pelos professores e discutidos com os alunos remotamente na seguinte sequência:

Experimento 1       O uso do multímetro, osciloscópio e gerador de funções

Experimento 2       Potencial elétrico e campo elétrico

Experimento 3       Capacitores e dielétricos

Experimento 4       Carga e descarga de capacitores

Experimento 5       Resistividade e Lei de Ohm

Experimento 6       Circuitos Elétricos

Experimento 7       Balança magnética - Força de Lorentz e Lei de Ampère

Experimento 8       Campo Magnético gerado por bobinas em seu eixo de simetria

Experimento 9       Campo magnético da terra

Experimento 10     Momento de dipolo magnético e torque magnético

Experimento 11     Transformadores

METODOLOGIA

Os experimentos serão gravados antecipadamente e passados para os alunos durante as aulas síncronas. No início de cada aula será dada uma revisão dos conceitos físicos que embasam o experimento proposto. Durante o vídeo o professor irá discutir o funcionamento dos aparelhos de medidas e o procedimento mais adequado para realizar o experimento. Os alunos serão estimulados a questionar quais propriedades física podemos medir e como medir. No final de cada aula será enviado os dados experimentais previamente colhidos no laboratório para os alunos analisar e escrever um relatório científico.

Todas as aulas serão síncronas no horário disponibilizado para a disciplina. A Plataforma a ser utilizada será o Mconf. O professor enviará um e-mail para os alunos (para o email cadastrado no portal do estudante) com os detalhes de como se inscrever no MOODLE.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados através de relatórios, e questionários sobre os experimentos que serão aplicados durante a aula síncrona. Para cada experimento, cada grupo deverá entregar um relatório uma semana após a discussão do experimento. Os relatórios deverão ser feitos no formato de artigo científico com os dados experimentais que serão disponibilizados após a aula. A presença nas aulas é obrigatória para obter pontuação no relatório. Nas aulas síncronas serão feitas questões sobre os experimentos para avaliar a participação onde o discente mostrará o entendimento do experimento que foi discutido em sala de aula.

A assiduidade do aluno será avaliada através da lista de presença e dos questionários online respondidos

A pontuação e datas de cada avaliação estão apresentadas a seguir:

Questionários aplicados durante as aulas e participação:  30 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. CHAVES, A. Física Básica: Eletromagnetismo. LTC (2007) HALLIDAY, RESNICK WALLER, Fundamentos de Física 3: Eletromagnetismo. LTC (2007)

2. NUSSENZVEIG, H. M., Física Básica 3 – Eletromagnetismo, Edgard Blucher, (2003)

3. TIPLER, P. A. e MOSCA, G. Física para Cientistas e Engenheiros. Vol. 2: Eletricidade, Magnetismo e Óptica. LTC (2006)

4. Apostila Laboratório de Ensino em Eletromagnetismo (LEE) disponível no site do INFIS-UFU (http://www.infis.ufu.br/labdidatico-lee)

Complementar

  1. SERWAY, R. A.; JEWETT, J. W. Princípios de física. Thomson, 2004. v. 3.
  2. SEARS, F.; ZEMANSKY, M. W. Física. Addison Wesley, 2009. v. 4.
  3. TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 2.
  4. FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. Lições de física. Porto Alegre: Bookman, 2008. v. 2.
  5. LUIZ, A. M. Física: eletromagnetismo, teoria e problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Omar de Oliveira Diniz Neto, Professor(a) do Magistério Superior, em 28/06/2021, às 16:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 SEI nº 2867834