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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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Observações: |
EMENTA
Experimentos de Carga e Matéria; Campo Elétrico; Lei de Gauss; Potencial Elétrico; Lei de Ohm e a Ponte de Wheatstone; Multímetro: medidas: de tensão, resistência, correntes elétricas em elementos de circuitos; Circuitos Elétricos; Capacitores e Dielétricos; Força Eletromotriz; Resistência Interna de uma Fonte; Campo Magnético produzidos por Correntes; Lei de Ampére; Lei de Biot-Savart; Lei de FaradayExperimentos de Carga e Matéria; Campo Elétrico; Lei de Gauss; Potencial Elétrico; Lei de Ohm e a Ponte de Wheatstone; Multímetro: medidas: de tensão, resistência, correntes elétricas em elementos de circuitos; Circuitos Elétricos; Capacitores e Dielétricos; Força Eletromotriz; Resistência Interna de uma Fonte; Campo Magnético produzidos por Correntes; Lei de Ampére; Lei de Biot-Savart; Lei de Faraday
JUSTIFICATIVA
O curso visa dar suporte para a teoria dada na disciplina de Física Geral II e ensinar os alunos a empregar o método científico experimental. Os alunos serão estimulados a desenvolver uma conclusão lógica a partir dos resultados experimentais bem como desenvolver o senso crítico para justificar as possíveis discrepâncias entre a teoria e a prática.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Verificar experimentalmente conceitos de eletricidade e magnetismos. |
Objetivos Específicos: |
Empregar o método científico experimental a fim de constatar em laboratório a veracidade das leis físicas com o recomendável senso crítico para ajustar as possíveis discrepâncias entre a teoria e a prática; sugerir formulações teóricas novas a partir dos resultados experimentais. |
PROGRAMA
Onze experimentos didáticos serão realizados pelos professores e discutidos com os alunos remotamente na seguinte sequência:
Experimento 1 O uso do multímetro, osciloscópio e gerador de funções
Experimento 2 Potencial elétrico e campo elétrico
Experimento 3 Capacitores e dielétricos
Experimento 4 Carga e descarga de capacitores
Experimento 5 Resistividade e Lei de Ohm
Experimento 6 Circuitos Elétricos
Experimento 7 Balança magnética - Força de Lorentz e Lei de Ampère
Experimento 8 Campo Magnético gerado por bobinas em seu eixo de simetria
Experimento 9 Campo magnético da terra
Experimento 10 Momento de dipolo magnético e torque magnético
Experimento 11 Transformadores
METODOLOGIA
Os experimentos serão gravados antecipadamente e passados para os alunos durante as aulas síncronas. No início de cada aula será dada uma revisão dos conceitos físicos que embasam o experimento proposto. Durante o vídeo o professor irá discutir o funcionamento dos aparelhos de medidas e o procedimento mais adequado para realizar o experimento. Os alunos serão estimulados a questionar quais propriedades física podemos medir e como medir. No final de cada aula será enviado os dados experimentais previamente colhidos no laboratório para os alunos analisar e escrever um relatório científico.
Todas as aulas serão síncronas no horário disponibilizado para a disciplina. A Plataforma a ser utilizada será o Mconf. O professor enviará um e-mail para os alunos (para o email cadastrado no portal do estudante) com os detalhes de como se inscrever no MOODLE.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através de relatórios, e questionários sobre os experimentos que serão aplicados durante a aula síncrona. Para cada experimento, cada grupo deverá entregar um relatório uma semana após a discussão do experimento. Os relatórios deverão ser feitos no formato de artigo científico com os dados experimentais que serão disponibilizados após a aula. A presença nas aulas é obrigatória para obter pontuação no relatório. Nas aulas síncronas serão feitas questões sobre os experimentos para avaliar a participação onde o discente mostrará o entendimento do experimento que foi discutido em sala de aula.
A assiduidade do aluno será avaliada através da lista de presença e dos questionários online respondidos
A pontuação e datas de cada avaliação estão apresentadas a seguir:
Questionários aplicados durante as aulas e participação: 30 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. CHAVES, A. Física Básica: Eletromagnetismo. LTC (2007) HALLIDAY, RESNICK WALLER, Fundamentos de Física 3: Eletromagnetismo. LTC (2007)
2. NUSSENZVEIG, H. M., Física Básica 3 – Eletromagnetismo, Edgard Blucher, (2003)
3. TIPLER, P. A. e MOSCA, G. Física para Cientistas e Engenheiros. Vol. 2: Eletricidade, Magnetismo e Óptica. LTC (2006)
4. Apostila Laboratório de Ensino em Eletromagnetismo (LEE) disponível no site do INFIS-UFU (http://www.infis.ufu.br/labdidatico-lee)
Complementar
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Omar de Oliveira Diniz Neto, Professor(a) do Magistério Superior, em 28/06/2021, às 16:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2867834 e o código CRC 18C97710. |
Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 | SEI nº 2867834 |